Quer saber o que é marketing sustentável? Então continue lendo este post para descobrir o que significa e como você pode usá-lo na prática em sua empresa.
Uma empresa que coloca o público em primeiro lugar e está atenta às mudanças na sociedade faz o possível para adaptar seus produtos ou serviços de acordo com as demandas identificadas. Empresários mais bem-sucedidos se esforçam para conduzir todos os procedimentos e atividades a partir de uma perspectiva de sustentabilidade, sendo que sua principal finalidade é tornar viável a eficiência ecológica da atividade, independentemente de seu setor de atuação.
Esse direcionamento se deve ao fato de que o consumidor da atualidade busca, podendo até pagar mais, por produtos e empresas sustentáveis, pois se preocupa com a atual e futura condição do planeta. O consumidor consciente leva em consideração questões como gestão de produtos eco eficientes, embalagens pouco poluidoras e claro, a qualidade.
ENTENDA O QUE É MARKETING SUSTENTÁVEL E COMO VOCÊ PODE UTILIZAR EM SUA EMPRESA!
O que é marketing sustentável?
O Marketing sustentável é a adoção de práticas sustentáveis de negócio para criar melhores negócios, melhores relações e por consequência, um mundo melhor. Essas ações giram em torno do tripé da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar.
Como a minha empresa pode adotar o marketing sustentável?
O marketing sustentável deve atuar diretamente na produção e elaboração do produto. Ao tomar ações nessa direção, é preciso ter em mente a proteção ambiental, a segurança dos colaboradores e a responsabilidade social. O processo de fabricação deve ser eficiente, com a reutilização de resíduos, o controle da poluição e a visão voltada para reciclagem. Mas, a mudança de práticas envolve desafios.
Preocupação com a sustentabilidade
De uns tempos pra cá, o impacto do ser humano no meio ambiente é uma preocupação constante, tanto das empresas, quanto dos consumidores. Nos últimos anos, com o agravamento das projeções e estimativas do aquecimento global, ela se tornou ainda mais presente, tanto nas rodas de conversa, quanto principalmente na internet.
Assim, a adaptação a essa realidade se tornou necessária, pois o cliente hoje leva em consideração esse fator ao escolher produtos e optar por marcas. Por isso, mesmo que a sua empresa ainda esteja engatinhando, é bom levar em conta a sustentabilidade em consideração desde o início.
Quais são os princípios do marketing sustentável
Para estar de acordo com o marketing sustentável, o empreendimento deve ser:
- ecologicamente correto;
- economicamente viável;
- socialmente justo e
- culturalmente aceito.
Ou seja, como falamos antes, percebe-se a necessidade de responsabilidade não somente ambiental, mas econômica, social e cultural.
Quais são as vantagens do marketing sustentável?
Sabendo o que é marketing sustentável, é preciso saber também quais são as vantagens que ele trará ao seu estabelecimento.
Para começar, se sua empresa demonstra ter consciência ecológica, a tendência é que ela atraia também o público com a mesma consciência e que por este motivo, não vai deixar de consumir seus produtos só porque sua empresa se tornou mais responsável. Mas, por outro lado, as suas buyers personas com consciência ecológica, se tiverem de optar entre sua empresa e outra que não tenha essa consciência, irão optar pela sua. Além disso, a médio e longo prazo, os investimentos em sustentabilidade irão trazer economia à sua empresa, além do lucro de qualidade.
Como implementar o marketing sustentável em meu negócio?
Agora que você já sabe o que é marketing sustentável, chegou a hora de ver como é possível aplica-los em sua empresa.
E, para isso, a manutenção de um planeta saudável passa, assim, a ser a base do equilíbrio/sucesso do negócio. A empresa deve, portanto, compreender como trabalhar o marketing sustentável, e agregar valor de imagem e reputação frente aos potenciais clientes. Isso significa incluir/adotar aspectos de respeito e menor impacto ao meio ambiente, desde o planejamento estratégico da empresa e, assim, avaliar a melhor relação econômica, ambiental e social em cada um dos 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção).
Abaixo, detalharemos cada um deles, junto com algumas dicas, confira:
Preço
Há clientes que pagam mais por produtos e marcas que incluem a sustentabilidade na linha de produção e na gestão.
- Dê preferência a acordos comerciais com fornecedores que mantêm ações sustentáveis;
- Faça acordo com empresas que trabalham com produtos sustentáveis, fornecendo seu espaço para que elas possam fazer divulgação de sua marca e, em contrapartida elas reduzem seus preços para serem comercializados junto aos seus clientes.
Produto
Sabe o que é marketing sustentável e agora quer saber o que é o P de produto? Ele também pode ser explorado no que diz respeito à sustentabilidade. Utilizando práticas sustentáveis na geração dos serviços e produtos da sua empresa, você agregará valor e fortalecerá a imagem da marca.
- Opte por embalagens recicláveis, elas serão reutilizadas no futuro com matéria-prima de outros materiais;
- Opte por insumos não refinados para feitoria do seu produto. Além de serem mais saudáveis, ajudam o meio ambiente por não passarem pelo refino e clareamento químico;
Ponto de venda
Para implementar a gestão sustentável no seu ponto de venda, é preciso avaliar se todos os processos da sua empresa, desde a produção até a distribuição de produtos e serviços, são sustentáveis. A partir desta análise, é possível identificar o deve ser alterado para tornar o ponto de venda mais sustentável.
- Use equipamentos com baixo consumo de energia;
- Venda pela internet, desta forma você minimiza a circulação de carros, e facilitando a vida do seu cliente;
Promoção
A divulgação dos seus produtos, bens e serviços também são geradores de poluição e lixo. As práticas abaixo ensinam como comunicar o seu negócio, reduzindo os impactos ao meio ambiente:
- Explore mais a internet como meio de divulgação; e dê preferência ao e-mail marketing; e propagandas em mídias sociais também contribuem para a redução de lixo gerado pelo descarte de papel;
- Diminua a quantidade de papel não reciclável gasto na sua comunicação;
E aí, agora que você já sabe o que é marketing sustentável, chegou a hora de implementá-lo em sua empresa. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
No comment yet, add your voice below!