Você sabe o que é trade marketing? Então confira este post e veja o por que ele é importante para a sua empresa:
Em um mercado cada vez mais competitivo, a maioria dos empreendedores está sempre em busca de alternativas que façam seu negócio se destacar dos demais. Nesse cenário, procurar saber o que é trade marketing e como realiza-lo de forma eficiente pode ser a solução para todas as partes envolvidas no processo, sejam fabricantes, distribuidores ou os próprios consumidores finais.
DESCUBRA O QUE É TRADE MARKETING E POR QUE ELE É IMPORTANTE PARA A SUA EMPRESA!
O que é trade marketing?
Fala-se em trade marketing há mais de 25 anos. Inicialmente, esse termo foi definido como uma função de apoio dos fabricantes aos seus clientes varejistas (distribuidores) para organizar as promoções em prateleiras ou stands, e foi ganhando força com o passar do tempo, tornando-se uma estratégia importante para aproximar consumidores da empresa.
Algumas pessoas podem confundir a metodologia com um planejamento estratégico de vendas mais arrojado, mas o trade marketing representa uma segmentação da área de marketing e é mais focada no atendimento das necessidades de vendas dos parceiros da cadeia de distribuição do que dos consumidores em si. Então, basicamente, o trade marketing é o processo pelo qual o fabricante promove um contato entre o consumidor e a sua marca através dos canais de distribuição e é exatamente por isso que é tão importante para a sua empresa.
Atualmente, quase todos os principais fabricantes no mundo têm funções de trade marketing em seus negócios. Mas, este fato não significa que todas elas possuem um entendimento completo sobre a estratégia. Cada empreendimento possui suas próprias necessidades e exige um planejamento mais específico para gerar resultados mais satisfatórios.
Como fazer o trade marketing para a minha empresa?
Antes de falarmos sobre como você pode fazer o trade marketing para a sua empresa, é preciso ressaltar que é fundamental ter um conhecimento mais abrangente para não colocar tudo a perder cometendo falhas durante o processo. Para te ajudar a aplicar o trade marketing, confira algumas dicas:
Identifique suas necessidades
Quais são as suas necessidades? Quais são as necessidades dos seus distribuidores? Para saber essas informações, é preciso conhecer quais os tipos de produtos os clientes buscam, quais são os principais benefícios que eles estão procurando e o que mais de informação for relevante para este momento.
Quando tiver as informações coletadas, saiba que essas serão a sua base inicial para formar uma estratégia bem estrutura e que atenda cada distribuidor em particular.
Alinhe as necessidades
Para fazer um trade marketing de sucesso você precisa se envolver com o distribuidor do seu produto e ir além de apenas conhecer as suas necessidades. Você deve criar então um relacionamento com ele e fazer um esforço para cooperar com o alcance dos objetivos dele a fim de que eles ajudem a vender seus produtos aos clientes. Mas, mais do que isso, você deve se comprometer com os resultados dele adequando os seus objetivos de venda aos objetivos do distribuidor para unirem-se a um único objetivo em comum.
Faça Networking
Fazer networking, nesse nosso contexto, nada mais é do que procurar estabelecer uma rede de contatos com pessoas que possam agregar algum valor ao seu negócio. Essa é uma forma de procurar se relacionar com aqueles que atuam no mesmo nicho de mercado, ou seja, possuem o mesmo interesse que o seu. A melhor forma de praticar networking pode ser participando de eventos, exposições ou feiras, onde você poderá apresentar sua marca e realizar negócios a partir das relações criadas com pessoas interessadas no que você faz.
Execute as estratégias de trade marketing
Depois de pensar e planejar todas as suas estratégias de trade marketing, fazer e divulgar anúncios agora é uma ótima opção para conseguir atrair a atenção dos distribuidores. A maioria dos empresários fica antenado aos lançamentos de novas marcas e produtos para garantirem que seus pontos de distribuição tenham as novidades disponíveis quando o cliente chegar procurando por elas. Além disso, a publicidade deve incluir apresentações multimídias visualmente estimulantes e que gere uma experiência interativa para os seus potenciais clientes.
Para aumentar as chances de vender o seu produto, considere a hipótese de fazer ações de fidelização com essas pessoas, criando incentivos comerciais que façam os potenciais clientes distribuidores lembrarem de você. Os incentivos devem fazer parte do seu planejamento estratégico de divulgação e serem direcionados aos executivos, gestores ou funcionários de nível gerencial para estimular o aumento das vendas depois do primeiro negócio fechado.
E aí, agora que você sabe o que é trade marketing, está pronto para implementar no seu negócio? É bom ressaltar que manter contato próximo e frequente com o potencial cliente é essencial para garantir o sucesso dessa estratégia.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
Fonte: Blog Marketing de Conteúdo.
No comment yet, add your voice below!