Nós te contamos os segredos para que você consiga criar o perfil no LinkedIn ideal para você!
Você já deve saber que o LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, certo? Só no Brasil, já são mais de 45 milhões de usuários! Com ele, é possível fazer negócios entre empresas, criar um networking, fortalecer seu marketing pessoal e ainda conseguir vagas de emprego. Se você ainda não possui um perfil, está perdendo grandes oportunidades de negócios. Mas se você possui, saiba que é necessário se destacar entre tantos profissionais que utilizam a rede.
Um perfil atrativo e otimizado fazem toda diferença para conseguir ser encontrado por recrutadores e potenciais clientes. Nós te contamos os segredos dos melhores perfis no LinkedIn para que você aumente ainda mais sua rede de contatos e conquiste grandes oportunidades! Continue lendo:
Como criar um perfil no LinkedIn de sucesso!
Use fotos de qualidade
As fotos de perfil e de capa são muito importantes para o perfil de sucesso. Estudos indicam que perfis com foto tem até 14 vezes mais chance de serem vistos. Por isso, mostre a preocupação com sua imagem e utilize fotos de qualidade, que mostrem o profissional que você é. Além disso, a foto de fundo também ajuda a passar uma imagem mais profissional ao seu perfil no LinkedIn.
Mas cuidado, não basta colocar qualquer foto! É necessário levar em conta justamente que a rede é profissional, e as fotos também devem ser condizentes com a sua personalidade, valores e postura. Não que você deva ser extremamente formal, mas é necessário escolher imagens apropriadas e que façam parte do seu contexto.
Personalize a URL
O LinkedIn possibilita que você personalize a URL do seu perfil, por exemplo: https://linkedin.com/nome-e-sobrenome. Isso pode te ajudar de duas formas: primeiro, faz seu perfil parecer bem mais profissional, e segundo, facilita que as empresas e pessoas consigam encontra-lo rapidamente.
Para não ficar com uma sequência enorme de números após o link, você deve entrar no seu perfil e clicar no campo “Editar perfil público e URL” no canto superior direito, como indica a imagem abaixo:
Com isso, uma nova janela será aberta e você deve clicar no lápis em “Editar URL“. Pronto, agora você pode escolher a URL do seu perfil como preferir.
Participe de grupos
O LinkedIn possui uma função que pode ser muito útil para você: participar de grupos relevantes ao seu setor. Neles, você pode conhecer novos profissionais, enviar mensagens, visualizar o perfil dos usuários e muito mais. Além disso, você também pode comentar e participar de discussões sobre assuntos que você domina. Com isso, você ganha ainda mais visibilidade e posicionamento na sua área.
Com os grupos, você também tem a vantagem de ficar atualizado sobre os assuntos atuais, conferir tendências e até mesmo fazer pesquisas para entender como anda o mercado.
Formação acadêmica
As disciplinas que você cursou na faculdade também podem ser listadas, para que você relacione-as diretamente com sua carreira atual. Além disso, você pode incluir também as atividades e cursos que você fez fora da faculdade, pois isso demostra a iniciativa que você teve em aprimorar seus conhecimentos. Nessas descrições, seja o mais breve e objetivo possível. As informações mais importantes devem ter destaque.
Suas conquistas
Possui alguma conquista que você se orgulhe de ter feito parte da sua história? Essa é a hora de exalta-la! Inclua no seu perfil suas conquistas mais significativas e/ou prestigiadas, como prêmios, títulos e certificados.
Se você preferir, pode até incluir alguma explicação breve para demonstrar o valor da sua conquista. Além de acrescentar credibilidade à sua marca pessoal, essa listagem também embasa as suas habilidades e conhecimentos em sua carreira.
Inclua palavras-chave
Existem formas de atrair visitantes para seu perfil no LinkedIn, e uma delas é incluindo palavras-chave. Assim como nas outras páginas da web, as palavras-chave funcionam como componentes para encontrar conteúdos específicos. Por isso, usando as palavras-chave mais relevantes de acordo com seu perfil, você aumenta a probabilidade de que seu perfil seja encontrado.
Você deve utilizar essas palavras chave tanto no seu título profissional como também nas seções do seu perfil, como no resumo e na descrição das suas atividades. Por exemplo, se você trabalha com Marketing Digital, pode colocar seu título como Analista de Marketing Digital.
Faça um resumo que venda
Como dissemos, é importante incluir as palavras-chave no seu resumo, e ele funciona justamente para que você possa contar, em poucas palavras quem você é, seus interesses profissionais, sua área de atuação, entre outras informações.
Esse campo é ideal para que você consiga vender seu potencial para os possíveis “compradores”. Ou seja, clientes e recrutadores. Pense se você fosse um deles, qual tipo de informação você gostaria de encontrar no perfil de outra pessoa?
Compartilhe informações de valor
Postar notícias e informações importantes do seu setor é uma das formas mais eficazes de aumentar a notoriedade do seu perfil no LinkedIn. Isso faz com que as pessoas do seu campo de atuação associem o seu perfil a dados úteis do mercado. Além disso, aumenta a visibilidade para pessoas que não necessariamente fazem parte da sua rede de contatos.
Para isso, você pode começar procurando em sites que você mesmo acompanha para encontrar notícias, como a Exame, Veja, e outros portais. Outro site que também pode te ajudar a encontrar o que está em alta é o Google Trends, que apresenta as notícias que estão sendo mais pesquisadas.
Separe por seções
Todas essas informações podem ser separadas por seções, tanto as experiências, habilidades, formação, etc. Assim, você pode organizar melhor seu perfil no LinkedIn e deixá-los mais interessante. Para adicionar seções, basta acessar “Editar perfil” e clicar em uma das seções disponibilizadas no site.
Mantenha seu perfil sempre atualizado
Por fim, não se esqueça de sempre incluir atualizações no seu perfil no LinkedIn. Se você apenas criar sua página mas deixá-la abandonada, são poucas as chances de você ser notado. Para ajudar nessa tarefa, você pode criar uma programação de postagens, onde você selecione matérias interessantes, vídeos e fotos, mas sempre focado na sua carreira e na imagem que você quer passar para as pessoas.
E aí, você já possui um perfil no LinkedIn? Já sabe como deixar seu perfil ainda mais atrativo para conquistar pessoas pra sua rede? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
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