Quer saber quais são as 8 dicas para melhorar a produtividade da equipe comercial da sua empresa? Continue lendo para descobrir:
Com as mudanças que vivemos atualmente, o mercado de trabalho se tornou extremamente competitivo. Ser cada vez mais produtivo se tornou um dos principais desafios das organizações e na gestão de vendas, o cenário não é diferente.
Aumentar e melhorar a produtividade da equipe comercial da sua empresa está entre os maiores objetivos daqueles que pretendem crescer.
Por isso, reunimos abaixo 8 dicas para que você, empreendedor, gestor ou até mesmo, colaborador, possa melhorar a produtividade da equipe comercial. Confira:
8 DICAS PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE DA EQUIPE DE VENDAS SUA EMPRESA!
1: Verifique o que atrapalha o seu foco
A primeira dica para melhorar a produtividade da equipe de vendas sua empresa é descobrindo o que está impedindo esse rendimento. Para isso, fique atento a rotina desses colaboradores, possíveis elementos que tirem o foco e concentração, etc.
2: Tenha um bom planejamento
Faça um bom planejamento e mapeie toda a sua estratégia de vendas para que você consiga entender, realmente, como elas estão sendo aplicadas e os pontos que podem ser melhorados. Nesta etapa, é comum que os departamentos de vendas e marketing se unam para otimizar também os canais pelos quais os leads chegam antes de serem qualificados e passados aos vendedores.
3: Faça lista de prioridades
Elaborando uma lista de prioridades, você garante que as determinadas tarefas sejam realizadas primeiro do que outras que podem ser feitas posteriormente. Existem diversas ferramentas que podem auxiliar nesse sentido, permitindo organizar uma lista pessoal e em equipe.
4: Utilize ferramentas de vendas
Todos os avanços tecnológicos servem para que usemos da maneira correta e ao nosso favor, certo? Por isso, considere a hipótese de implementar no seu escritório ferramentas que otimizem o tempo e agilizem os processos dos seus funcionários.
5: Implemente o CRM na sua empresa
A 5ª dica para melhorar a produtividade da equipe comercial da sua empresa é a implementação do setor de CRM. Para quem não sabe, essa é a sigla para “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente). O termo se refere a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e de tecnologias focadas no cliente que, todos os tipos de empresa, podem utilizar para gerenciar e analisar as interações com seus clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizando a rentabilidade, aumentando as vendas e as assertividades de suas campanhas de captação de novos clientes.
6: Trabalhe a motivação da equipe de vendas
Garanta a motivação da sua equipe. Isso é fundamental para aumentar a produtividade na sua empresa, pois profissionais motivados trabalham melhor. Por isso, procure lembrar a todos o quão bons eles são por terem sido escolhidos para compor o time, e além disso, pense em oferecer um bônus aqueles que mais se destacarem.
7: Faça um monitoramento periódico das vendas
Por mais que os números estejam subindo, os empreendedores ou gestores não podem deixar de acompanhar e monitorar esse setor. Falhas sempre existirão e promover sua correção deve ser uma prática constante para que a curva no gráfico continue subindo. Sem acompanhamento não há como saber se as estratégias estão dando certo. Lembre-se também que vendedores são pessoas e, como tais, agem e se comportam de maneiras diferentes, de modo que a causa do erro de um deles poderá não ser a mesma do outro. Por isso, é recomendável periodicamente fazer uma reunião individual com cada vendedor e descobrir quais são os pontos fortes e os fracos que precisam ser melhorados.
8: Aperfeiçoe a qualidade dos leads
Para uma boa performance, é preciso que a sua equipe comercial trabalhe com bons leads. E para isso, elabore uma estratégia de Marketing Digital onde você consegue esquematizar ações onde você consegue nutrir os seus consumidores com materiais ricos e relevantes para eles.
9: Bônus – Vendarketing
A palavra vendarketing é a junção das palavras vendas com marketing. Esse termo é derivado do inglês Smarketing (sales+markting), mas que vai além da simples união de dois termos.
A ideia desse conceito é determinar um mesmo objetivo a ser seguido pelos times, definindo objetivos, métricas e processos. Assim, é possível aumentar consideravelmente a forma como a sua empresa adquire novos clientes. O vendarketing serve para que o time de marketing qualifique um lead para que quando ele chegar no time de venda, todo esse processo seja mais eficiente e eficaz. Ou seja, seu empreendimento vai economizar tanto no tempo, como no dinheiro, já que ele busca juntar duas partes da sua empresa, alinhando objetivos e processos, mensurando o desempenho da sua estratégia dentro do seu negócio.
Gestão de vendas
A gestão de vendas é necessária quando se pretende melhorar a produtividade da equipe comercial da sua empresa, pois é através dela que o empresário consegue gerenciar as informações da sua corporação e não deixar de vender por falta de sistematização. A gestão de vendas envolve muito planejamento, estratégias, processos e execução de tarefas. Ao fornecer soluções centradas no esforço de vendas, ela desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento dos negócios. Por meio do estabelecimento de uma liderança e um ambiente digital consolidado, a gestão de vendas se tornou bem mais eficiente.
E aí, está preparado para seguir as 8 dicas para melhorar a produtividade da equipe comercial da sua empresa? Tem alguma outra dica e quer compartilhar conosco? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
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