Crescimento do mercado online impulsiona empreendedorismo digital.
Com o distanciamento social e os novos hábitos de consumo, as soluções digitais tiveram um papel fundamental para manter a fonte de renda de inúmeros empresários e fortalecer o mercado virtual.
Segundo levantamento realizado pela WSI, empresa referência em marketing digital, as vendas neste segmento, o home-office, a inteligência artificial e os eventos virtuais, ganharam força no ano passado e devem continuar em alta por muito tempo.
Desta forma, a união do empreendedorismo com a transformação digital, promete movimentar ainda mais o mercado nos próximos anos, em virtude do seu grande potencial de crescimento, trazendo números impressionantes para esse setor.
Entendendo o Mercado de Empreendedorismo Digital
Para ter sucesso nesse mercado tão promissor é preciso um planejamento bem estruturado, de maneira a entender o uso das ferramentas digitais e suas vantagens na lucratividade e expansão do seu negócio.
Pensando nisto, antes de abrir seu próprio negócio faça um estudo de cada questão abaixo para resolver todas as pendências necessárias para a abertura da sua empresa.
1) Viabilidade do seu produto e serviço: com o vasto universo de possibilidades que o mercado digital oferece é preciso entender se o produto ou serviço que você irá ofertar atenderá às necessidades do consumidor. Além disto, a formação do preço terá um papel determinante na rentabilidade da sua empresa.
2) Público-alvo: o estudo dos hábitos dos consumidores é fundamental para orientar as estratégias e ações da sua empresa. Para isto, acompanhe as tendências e se possível faça uma pesquisa de mercado para avaliar o comportamento do seu público em relação ao segmento que irá ingressar.
3) Avalie a concorrência: os concorrentes também devem ser avaliados e nunca subestimados. Entenda como está o mercado e quais os possíveis desafios para a entrada da sua marca, por exemplo, se existe uma saturação em determinado nicho ou oportunidades por falta de produtos/serviços.
4) Recursos Financeiros: os recursos financeiros são de extrema importância para a saúde de qualquer negócio. Saiba o quanto será necessário dispor para o investimento na sua empresa e projete todos as despesas iniciais para não ter surpresas ao longo do caminho.
5) Formalização da empresa: chegamos a tão esperada formalização. Após resolver todas as etapas relacionadas ao planejamento do seu negócio é hora de regularizar a sua empresa. Esse passo é fundamental para garantir mais segurança, abrir portas para parcerias, ter condições facilitadas de crédito, bem como exportar e receber subsídios do governo. A informalidade é um grande risco para o empreendedor, que pode ter seus produtos apreendidos e ter seu crescimento comprometido devido a problemas com leis trabalhistas, finanças pessoais atreladas às corporativas, dificuldade de captação de clientes e acesso ao crédito.
Passo a passo para abrir sua empresa
Agora que já explicamos todas as questões que devem ser levadas em consideração na hora de montar uma empresa, vamos pontuar os próximos passos para você finalmente tirar do papel o sonho de abrir seu próprio negócio.
- Defina o formato jurídico que irá trabalhar, como EI (Empresário Individual), MEI (Microempreendedor Individual), EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), LTDA (Sociedade Empresária), entre outros.
- Escolha o regime tributário dentre as opções de Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
- Consulte a atividade da sua empresa através dos códigos das categorias do CNAE. Esse procedimento influenciará seus tributos e atividades econômicas.
- Existem hoje diversas classificações para o empreendedorismo digital. Confira os CNAE’s disponíveis, segundo o CONCLA (Comissão Nacional de Classificação):
8599-6/04 – Para cursos ou treinamentos, esse CNAE também pode ser utilizado para o desenvolvimento de determinados conteúdos digitais, como manuais e cursos on-line. As atividades de treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial também entram nessa categoria.
5811-5/00 – Para atividades relacionadas à edição de livros na forma impressa, eletrônica (CDs) e na internet.
5819-1/00 – Para trabalhos com o foco em edição de listas de dados e outras informações nesse mesmo sentido, seja na forma impressa, eletrônica ou através da internet.
6319-4/00 – Para sites, blogs e outros serviços de comunicação na forma digital.
7319-0/02 – Para práticas de promoção de vendas, distribuição ou entrega de material publicitário.
7311-4/00 – Para agências de publicidade e demais atividades que tem como objetivo a produção de campanhas publicitárias, merchandising, entre outros.
7319-0/04 – Para exercício de consultoria em publicidade e propaganda.
Invista no seu negócio
Agora que você já sabe tudo que é preciso para se tornar um empreendedor digital e as oportunidades de crescimento neste mercado, o próximo passo é estruturar-se para ter êxito em seu negócio. Contar com uma contabilidade experiente durante todo esse processo é um diferencial que você não pode ignorar. Faça uma busca detalhada e escolha com precisão a empresa que vai acompanhar de perto o seu crescimento.
Fonte: Jornal Contábil (https://www.jornalcontabil.com.br/quais-os-cnaes-do-empreendedor-digital/)
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