Precisa saber quanto custa abrir uma startup? Confira este artigo!
Antes de saber quanto custa abrir uma startup, é interessante entender como formalizar um negócio. O primeiro passo realizado por um contador será o desenvolvimento do contrato social. O documento definirá a participação de cada sócio, a atividade realizada pela empresa e o nome do negócio. Além disso, ele seguirá outras etapas, como:
Junta Comercial
O contador irá até um cartório jurídico ou na Junta Comercial da cidade para registrar a empresa. É relevante destacar que antes de registrar o contrato, o contador verificará se o nome escolhido para a empresa está disponível no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
CNPJ
Após o registro na Junta Comercial, o contador receberá um Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será necessário para entrar no site da Receita Federal e tirar o CNPJ.
Alvará de funcionamento
Todo estabelecimento necessita de uma licença prévia do município para poder atuar. O alvará de funcionamento é um documento que autoriza a empresa de exercer suas atividades. Ele deve ser solicitado na prefeitura ou em outro órgão governamental municipal.
O empreendedor precisa se atentar a esse documento antes de qualquer locação ou compra de um imóvel para seu novo negócio. Isso porque é o alvará que declara, legalmente, que a empresa tem o direito de exercer atividades em determinados locais. Desta forma, o contador também será responsável por realizar o processo de emissão do alvará de funcionamento.
Afinal, quanto custa abrir uma startup?
Agora que você já sabe quais são os processos necessários para realizar a formalização, pode ser que esteja curioso sobre quanto custa abrir uma empresa, certo?
Saiba que o valor dependerá muito do escritório de contabilidade e da cidade na qual está localizado. No entanto, é interessante destacar que o valor pode variar de zero a R$1.200.
Dicas para encontrar um escritório de contabilidade
Outra dúvida muito comum entre as pessoas, que querem abrir empresa, é como encontrar um bom escritório. Uma pesquisa simples no Google é capaz de mostrar diversos escritório na sua região. Contudo, nem todos os escritórios estão aptos a oferecer um bom serviço.
Sendo assim, é fundamental que o empreendedor se atente a alguns critérios de qualidade. Abaixo listamos alguns. Confira!
Estrutura: para encontrar um bom escritório, verifique se o mesmo oferece a infraestrutura necessária para atender a sua demanda. Isso diz respeito tanto a tecnologia do escritório, quanto a quantidade de funcionários que eles podem oferecer.
Competência técnica: os profissionais devem se manter frequentemente atualizados principalmente a respeito das legislações tributárias e trabalhistas. Além disso, é essencial que essa competência esteja ligada a capacidade de resolução de problemas e definição de conceitos (e como aplicá-los).
Para ter certeza da competência técnica de um escritório, você pode entrar em contato com o profissional e ter uma conversa sobre as principais dificuldades do empreendimento. A partir disso, peça também atualizações periódicas e matérias sobre seu segmento, medindo a profundidade de conhecimento desse profissional.
Atendimento: com toda a tecnologia que temos disponível atualmente, as respostas devem ser cada dia mais rápidas e precisas. Por isso, o escritório que você escolher deve estar pronto para atendê-lo a qualquer momento.
Custo x benefício: assim que você identificar quais são as reais necessidades de sua empresa, busque por um profissional contábil que seja especializado no seu ramo. Em seguida, peça um orçamento e avalie a qualidade das atividades executadas na proporção do preço pelo qual o serviço é cobrado.
Esperamos que tenha esclarecido sua dúvida sobre quando custa abrir uma startup. Agora que tal encontrar um escritório de qualidade e próximo da sua região? Entre em contato com o Abertura Simples, portal especializada em conectar empreendedores a contadores.
No comment yet, add your voice below!