Não perca mais tempo. Confira aqui algumas dicas de como você pode deixar as suas reuniões mais produtivas!
As atividades diárias consomem tanto tempo que, às vezes, temos a impressão que para realizar todas as atividades precisaríamos de 48 horas, certo? Antes de qualquer coisa, saiba que isso é absolutamente comum.
Uma tarefa necessária e que, com certeza está presente no dia a dia de vários empreendedores e colaboradores, são as reuniões. Elas ajudam no planejamento e na resolução dos problemas da empresa de forma muito assertiva e coletiva, e por este motivo, acaba sendo realizada com uma grande frequência em todos os empreendimentos. Mas, a verdade é que, com tantas pessoas em um mesmo ambiente, é muito fácil perder o foco.
Para que uma reunião seja produtiva e não faça os funcionários da sua empresa perderem tempo, é preciso se organizar para o evento. Ele deve ser planejado previamente e conduzido de maneira correta para que não aconteça nenhum desvio do tema inicial. Pensando em resolver este problema, nós do Abertura Simples reunimos algumas dicas para que você consiga realizar reuniões produtivas em sua empresa. Continue lendo para saber mais:
DESCUBRA AQUI 7 DICAS PARA CONSEGUIR REALIZAR REUNIÕES MAIS PRODUTIVAS NA SUA EMPRESA!
Tenha muito planejamento
O primeiro passo para deixar as suas reuniões mais produtivas, é preciso que se tenha um motivo e um objetivo a ser atingido. Esses são aspectos que devem ser determinados antes mesmo de se marcar um encontro com a equipe. As pessoas têm dificuldade em decidir apenas um objetivo, mas é preciso definir aquele principal para que a reunião tenha uma justificativa.
Faça uma convocação
É preciso selecionar as pessoas certas, para as reuniões certas. Esse deve ser o seu segundo passo para ter reuniões mais produtivas, já que de nada adianta chamar todos os membros de uma equipe se nem todos eles estão relacionados ao tema que vai ser discutido na reunião. Por isso, chame apenas as pessoas que podem contribuir com o objetivo do encontro. Depois dele, esses participantes podem passar aquilo que foi discutido para quem não estava presente na conversa.
Organize uma agenda
Com as diversas atividades diárias, com um estilo de vida cada vez mais acelerado e imediato, as pessoas estão sempre com algum compromisso. Por isso, uma reunião deve ter hora para começar e hora para acabar. E, para conseguir tal feito, avise com antecedência a todos os membros dessa reunião.
Escolha a liderança
A escolha da pessoa que vai conduzir a reunião é fundamental. O líder, por sua vez, deve ter a habilidade de levar a conversa adiante. Além disso, deve conhecer os outros participantes, para que saiba explorá-los da maneira correta e o encontro tenha um bom rendimento. Ele também deve estar atento para a comunicação não verbal dos membros da equipe – aspecto muito negligenciado, já que olhando o comportamento daqueles que estão ao seu redor.
Tenha regras
Para que você consiga realizar reuniões mais produtivas e aproveitadas ao máximo, é recomendado que se estabeleçam algumas regras de conduta, que podem ser enviadas previamente por e-mail ou comunicadas no início da conversa.
Prepare-se. Esteja um passo à frente!
Como você já vai saber a pauta da reunião, que tal usar isso como um grande aliado para você correr atrás de assuntos e informações relacionadas ao tema, preparando-se para ter boas sugestões, soluções e dúvidas construtivas.
Saiba finalizar a reunião
O encerramento de uma reunião deve amarrar tudo que foi discutido e ver se o objetivo foi alcançado. No fim da conversa, uma pessoa deve ficar responsável por passar a ata da reunião para todos os participantes. Nela, devem estar presentes as incumbências para o próximo encontro e um cronograma com os prazos de entrega das tarefas que podem ter sido discutidas.
E aí, está preparado para realizar reuniões mais produtivas na sua empresa? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
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