O Programa de Integração Social (PIS) é um programa que dá direito ao trabalhador a um abono salarial no valor máximo de 1 salário mínimo todos os anos, porém existem regras para recebê-lo. Como:
- Ter a carteira assinada por pelo menos cinco anos;
- Receber um salário igual ou menor a de dois salários mínimos;
- Ter trabalhado com a carteira assinada obrigatoriamente no mínimo 30 dias (consecutivos ou não) no ano base que está sendo pago;
- Possui os seus dados devidamente atualizados com a RAIS
Quem não tem direito ao Abono Salarial:
- empregado (a) doméstico (a);
- trabalhadores rurais empregados por pessoa física;
- trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
- trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.
Cada trabalhador é cadastrado no programa apenas uma vez, já no primeiro emprego com carteira assinada e, por isso, não é necessário realizar um novo cadastro a cada troca de emprego.
Se você pretende verificar se tem dinheiro a receber, veja como consultar o PIS online.
Como descobrir o numero do PIS?
Existem algumas principais maneiras de descobrir o número do PIS, que é através:
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
- Cartão Cidadão;
- Agência da Caixa Econômica Federal (CEF);
- Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Como consultar o PIS pela internet?
Se você quer verificar seu beneficio pela internet siga o passo a passo:
- Acesse o portal Meu INSS;
- Clique em Entrar com gov.br;
- Digite o seu CPF e clique em Continuar (ou faça o seu cadastro);
- Insira sua senha;
- Na página inicial, clique em “Meu cadastro”, no canto superior esquerdo, e você verá seus dados, como nome, CPF e o NIT/PIS.
Como tirar o extrato do PIS online?
Para acessar o extrato do PIS online, será necessário saber o numero do seu PIS. Existem duas maneiras de fazer a consulta do extrato online. Confira:
Site da Caixa Econômica Federal
- Acesse o site da Caixa Econômica > “Benefícios e Programas” > “Benefícios do Trabalhador” > “PIS”
- Clique em “Consultar pagamento”.
- Preencha com os dados: número do PIS e senha. Caso seja a primeira vez faça seu cadastro
- Após acessar, aparecerá um painel de consulta do extrato, com valores e pagamentos efetuados ou a receber, caso você tenha direito.
Aplicativo da Caixa
- Baixe o app “Caixa Trabalhador”
- Digite o número do seu PIS e clique em “Acessar”.
- Para consultar seu PIS pelo app não é necessário realizar cadastro prévio
- A tela inicial já vai mostrar se existe cota do PIS disponível.
- Para acessar os valores, faça um registro ou recupere a senha.
Caso o beneficio esteja disponível para você, pelo app você consegue consultar as datas de saque.
Fonte: Jornal Contábil
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