As atividades fraudulentas podem variar de roubo financeiro em pequena escala à esquemas de corrupção em grande escala.
A fraude empresarial é um problema sério que pode causar danos significativos a empresas e pessoas físicas no Brasil. As atividades fraudulentas podem variar de roubo financeiro em pequena escala a esquemas de corrupção em grande escala.
Como descobrir indícios de fraude?
A empresa pode descobrir que estão ocorrendo fraudes, a partir do surgimento de alguns indícios, alguns deles são:
- Diferenças entre os registros financeiros e contábeis, tais como: contas a receber, contas a pagar, custos de produção, etc;
- Cruzamento de informações apuradas pela contabilidade da empresa com seus fornecedores, clientes e terceiros;
- Diferenças de inventários físicos com os registrados em sistema informatizado;
- Falta de documentação apropriada nas transações financeiras e operacionais da empresa.
As fraudes, depois de detectadas podem desencadear ações em duas frentes distintas, a primeira, trabalhista e a segunda no âmbito criminal, objetivando a apuração da prática de crime.
Quais os principais tipos de fraudes empresariais no Brasil?
1 – Peculato
O peculato é o tipo mais comum de fraude empresarial no Brasil. Ocorre quando um funcionário ou um indivíduo em cargo de confiança rouba fundos ou ativos de uma empresa. O desfalque pode assumir várias formas, incluindo falsificação de faturas, manipulação de registros contábeis ou desvio de fundos para uma conta pessoal.
2 – Lavagem de dinheiro
A lavagem de dinheiro é o processo de disfarçar o produto de atividades ilegais como fundos legítimos. No Brasil, a lavagem de dinheiro é um problema significativo, principalmente em setores como imobiliário, construção e bancário. Os lavadores de dinheiro geralmente usam esquemas complexos para ocultar a origem dos fundos, dificultando o rastreamento do fluxo de dinheiro para as autoridades policiais.
3 – Suborno
O suborno é outro tipo comum de fraude comercial no Brasil. Ocorre quando um indivíduo ou uma empresa oferece suborno a um funcionário público ou a um particular para obter uma vantagem injusta em transações comerciais. O suborno é predominante em muitos setores no Brasil, incluindo construção, saúde e energia.
4 – Evasão fiscal
A evasão fiscal é o ato de evitar intencionalmente o pagamento de impostos devidos ao governo. No Brasil, a evasão fiscal é um problema significativo, com muitos indivíduos e empresas usando várias técnicas para sonegar impostos, incluindo subdeclaração de renda, ocultação de ativos e manipulação de registros financeiros.
5 – Cibercrime
O cibercrime é uma ameaça crescente para as empresas no Brasil, com cibercriminosos usando métodos cada vez mais sofisticados para roubar dados e dinheiro das empresas. O cibercrime pode assumir várias formas, incluindo ataques de hacking, phishing e ransomware.
6 – Propaganda enganosa
Propaganda enganosa é o ato de fazer afirmações falsas ou enganosas sobre um produto ou serviço para enganar os clientes. A propaganda enganosa é um problema significativo no Brasil, com muitas empresas usando táticas de marketing enganosas para promover seus produtos ou serviços
.7 – Apropriação indébita
O colaborador de posse de algo da empresa passa a contar isso como sendo dele, como o caso de computadores e outros maquinários. A diferença com o furto é que naquele caso a coisa alheia móvel é subtraída não estando na posse do agente da ação, diferente da apropriação indébita em que o agente ativo já possui a posse ou detenção da coisa.
Como combater a fraude empresarial?
A fraude comercial é um problema significativo no Brasil, com muitos indivíduos e empresas se envolvendo em atividades ilegais para obter uma vantagem injusta nas transações comerciais. Peculato, lavagem de dinheiro, suborno, sonegação de impostos, crimes cibernéticos e propaganda enganosa estão entre os tipos mais comuns de fraude empresarial no país.
Para combater a fraude, as empresas devem implementar programas robustos de conformidade e trabalhar com as autoridades para processar indivíduos envolvidos em atividades ilegais.
Fonte: Contábeis
No comment yet, add your voice below!