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6 coisas que seus funcionários querem e que você não está dando a eles!

O que você verá neste artigo:

Confira a seguir algumas coisas que seus funcionários querem e que, se você não estiver dando, deve repensar!

Dinheiro é um bom critério para trazer novos funcionários, mas isso nem sempre é o que retem eles na sua empresa. Bem, é claro que pagar um salário justo é o mínimo que se espera. Porém esse não o único item observado pelos colaboradores para que eles se mantenham motivados, produtivos e engajados com seu negócio.

A seguir, listamos seis coisas que os funcionários querem na maioria das empresas. Essas são alguns pontos que eles esperam que as companhias ofereçam, mas muitas vezes não são atendidos. Será que sua organização está preparada para entregar isso? Confira:

6 coisas que seus funcionários querem:

Vida saudável fora do trabalho

Passamos uma boa parte da nossa vida no trabalho. E todo colaborador que quer poder aproveitar sua vida social e familiar fora do escritório. O excesso de horas extra, falta de folgas e férias que nunca chegam são algumas das coisas que podem deixá-lo desanimado com o seu ambiente de trabalho.

Por essa razão, é fundamental compreender esses trabalhadores como seres humanos em sua totalidade, que possuem papeis de pais, filhos, esposas, etc. Pense em medidas que permitam aos colaboradores conciliar o trabalho com a vida pessoal, como explicaremos a seguir.

Horários decentes e flexibilidade

Na mesma linha de raciocínio, todos os funcionários querem horários razoáveis para poder trabalhar e manter sua rotina fora do ambiente de trabalho. A rotatividade excessiva, turnos completamente diferentes e horas a mais não pagas são pesadelos que ninguém quer ter.

Pode acontecer de o funcionário trabalhar um pouco a mais, fazer o trabalho do colega, e tarefas que não são da sua competência. Mas ele também espera flexibilidade pontual. Ter uma troca de horário, trabalhar de casa ou ir à reunião da escola do filho são pedidos razoáveis.

Superiores que saibam ouvir

Muitas vezes os funcionários estão mais por dentro de alguns assuntos, com ideias e sugestões novas, do que os próprios superiores. A oportunidade de expor sua opinião, e ter ela ouvida de fato, é muito importante para que o colaborador se sinta parte da empresa.

Mais do que apenas dar ordens, é preciso saber ouvir o que os outros pensam. Isso ajuda a motivá-lo e também te ajuda a extrair o melhor que eles têm a oferecer. Além disso, é fundamental incentivar a participação de sua equipe, para que eles tenham uma fala ativa na organização, e por em prática as sugestões que forem relevantes.

Oportunidades de crescimento

Hoje em dia, o mercado de trabalho é extremamente competitivo e globalizado, tanto para empresas quanto para funcionários. E não há nada mais limitador do que uma empresa que sufoca as capacidades e ambições do funcionário.

Uma das coisas que os colaboradores mais esperam é a oportunidade de crescer, aprender e fazer coisas novas é algo que motiva qualquer um. Criar um plano de carreira, desenvolver treinamentos, oferecer palestras e workshops é muito importante para o crescimento dos funcionários.

Reconhecimento

Ser reconhecido pelo árduo trabalho que se tem feito sabe sempre bem e é motivador. É importante mostrar a importância de cada um dentro da empresa, especialmente para os colaboradores que dão duro e mostram o melhor de si em prol da organização.

Uma promoção, um aumento, uma palavra de agradecimento… Mesmo as pequenas atitudes trazem motivação, estimulo e aumentam a qualidade do serviço. Por isso, reconheça o bom trabalho feito por aqueles que são os melhores ativos de uma empresa.

Uma causa para lutar

Lucro é o objetivo de qualquer empresa, isso é claro. Porém, tudo na vida deve ter um propósito, uma causa. Sejam eles a igualdade social, o meio ambiente, a fomentação da economia para um mundo melhor, e por aí vai. Seus funcionários também percebem isso, e se eles identificarem a luta deles com o do seu negócio, a parceria será muito mais efetiva.

Mas não pense que isso deve se limitar ao discurso da empresa. Essa luta deve ser colocada em prática constantemente, com ações e posicionamento concreto, claro e objetivo. Do contrário, você poderá frustrar ainda mais os colaboradores.


E aí, está pronto para saber o que seus funcionários querem? Quantas dessas coisas você oferece para eles? Ficou com alguma dúvida sobre esse tema ou possui sugestões para outros empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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