É essencial que todo empreendedor entenda que, mais do que atrair clientes para comprar seu produto ou adotar seu serviço, é necessário também conquistar o público que você quer ter dentro da sua empresa.
É para isso que servem as estratégias de endomarketing. São elas ferramentas do marketing e da administração, em conjunto com o setor de recursos humanos de uma empresa, para realizar uma boa comunicação de dentro para fora.
Se você pretende criar uma imagem da sua empresa de que é um bom lugar para se trabalhar, a ponto de se tornar o emprego dos sonhos de muita gente, confira este artigo e saiba tudo sobre endomarketing.
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O que é endomarketing?
Endormarketing, também conhecido como marketing interno, é considerado o conjunto de ações de comunicação e engajamento interno. Enquanto o marketing “tradicional” tem foco no cliente externo para vender seu produto ou contratar o serviço da empresa, o endomarketing se volta inteiramente aos colaboradores e todos que fazem parte do negócio.
Porém, mais do que apenas utilizar conceitos do marketing, essa estratégia também com conta com características da administração e da gestão de recursos humanos. A partir dessa relação, cria-se uma comunicação assertiva e alinhada.
Seu objetivo é conquistar o primeiro cliente, o interno. Portanto, busca promover ações que faça com que os colaboradores percebam sua importância na construção e crescimento da empresa. Assim, além de terem essa percepção, também se sentirão satisfeitos e empenhados em suas atividades. Trabalhe internamente para trazer o funcionário para o seu lado, faz com que ele vista a camisa da empresa, valorize seu trabalho e se sinta valorizado pela organização.
Quais seus benefícios?
Cada empresa pode ter uma relação de ganho-ganha diferente com seu trabalhador utilizando endomarketing, dependendo dos seus objetivos. Entretanto, existe uma serie de benefícios que impactam direta e positivamente nos resultados do negócio. Dentre eles estão:
Ajuda na retenção de talentos:
Um dos benefícios de implementar o endomarketing está o aumento da capacidade que a empresa tem de reter talentos, um desafio para as corporações atuais devido à competitividade do mercado. Justamente por conta do foco nos colaboradores, incentivo e motivação que eles permanecem em seus postos.
Se os colaboradores percebem que estão no melhor local para ser trabalhar, o percentual de turnover cai e os talentos permanecem na companhia, aumentando significativamente os ganhos para qualquer companhia.
Funcionários mais motivados:
Utilizar o marketing interno de forma adequada e integrada faz com que os colaboradores se sintam valorizados, satisfeitos e muito mais felizes em seu ambiente de trabalho. O trabalhador se sente apreciado e agradecido a ponto de dar mais de si, não se sente um mero objeto para obtenção de lucro da corporação.
A motivação dos funcionários aumenta consideravelmente ao sentirem que estão em um ambiente de trabalho que se preocupa com seu bem estar. Torna a realização de tarefas mais simples e cria uma sensação de motivação contínua, impactando diretamente na produtividade.
Aumenta as vendas e oportunidades de negócios:
Uma empresa que conta com funcionários bem treinados, motivados, engajados e frequentemente capacitados, certamente será mais produtiva. Como consequência natural, expande suas atividades empresariais e aumenta também seus lucros.
Se tratando de seus resultados em relação aos clientes externos, a empresa gera também mais vendas e oportunidades de negócio. Isso porque vendedores, por exemplo, dominam as técnicas de venda e são mais persuasivos com seus clientes, logo que reconhecem suas necessidades.
Alinha objetivos:
O endomarketing também auxilia no alinhamento de objetivos organizacionais com as pessoas envolvidas, uma vez que a empresa tem a chance de estreitar o relacionamento tanto entre as pessoas de um mesmo departamento, quanto de setores diferentes.
Todos formam um só organismo que precisam se unir para dar vida à empresa, melhorando o clima organizacional consideravelmente. Junto com isso, o espírito de equipe surge como consequência natural da comunicação eficaz.
Estimula a criação de uma cultura de inovação:
Quando o talento compreende o negócio da empresa que ele atua, sua visão sobre a importância do seu papel sobre a vida da empresa torna-se mais claro. Aliando isso ao engajamento, participação e comunicação, o resultado é novas idéias e sugestões que partem espontaneamente dos funcionários
Mais colaboradores sentirão a necessidade de expressar suas ideias e sugestões, e mais a empresa pode se beneficiar ao ajustar sua atuação baseando-se nessas informações. Cria-se assim uma cultura de inovação que explore o potencial criativo de seus funcionários.
Cria um diferencial competitivo:
Por fim, a empresa cria um diferencial competitivo, logo que consegue melhorar seu relacionamento com os colaboradores, gerando uma cultura mais alinhada e refletindo qualidade.
Essa é uma prática pouco utilizada por empresas de pequeno e médio porte. Por isso, a empresa que adota essa estratégia sai na frente de seus concorrentes do ponto de vista da gestão de recursos humanos, destacando-se no mercado.
Como implementar na minha empresa?
O primeiro passo para instalar endomarketing na sua empresa é focar sempre nos colaboradores e na percepção dos mesmos a respeito do local de trabalho. Para isso, é necessário realizar um trabalho em parceria com o RH de compreensão das necessidades e dificuldades da equipe.
Este setor deve entrar em contato com todos os funcionários e desenvolver pesquisas periódicas para avaliar o que eles pensam da empresa, o que pode ser mudado e reestruturado, e como a empresa tem ajudado diariamente.
Levantadas essas informações, devem-se estruturar as ações de endomarketing para trazer o colaborador para cada vez mais perto da empresa.
É possível também utiliza-lo para automatizar algumas tarefas que o próprio setor de RH já executa e agilizar o procedimento. Por exemplo, implementando um sistema onde os colaboradores são informados sobre os aniversariantes.
Após instalar todas as ações de marketing interno, a melhora do clima no local de trabalho será considerável, logo que os colaboradores se sentirão mais motivados e satisfeitos, além de demonstrarem um esforço maior para alcançar os resultados esperados pela empresa.
Ainda tem alguma dúvida sobre endomarketing? Comente abaixo com ideias e sugestões para que possamos melhorar cada dia mais nossos artigos.
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