Dicas de como conquistar e manter novos clientes com uma venda perfeita para o seu novo negócio
Engana-se quem pensa que o processo de venda possui apenas uma etapa, que é a de compra ou contratação do serviço. Na verdade, é necessário mais do que apenas vender, mas também manter esse cliente. É preciso conquistá-lo, fidelizá-lo, fazer com que ele seu valor!
A seguir, apresentaremos algumas dicas de como você pode realizar a venda perfeita e reter clientes fiéis, que irão voltar a comprar com você e até mesmo indicá-lo para outras pessoas! Confira:
Como fazer a venda perfeita:
Recepção e atendimentos excelentes
A primeira impressão é a que fica, certo? Antes de vender, é preciso atender com excelência. Um atendimento de qualidade faz toda diferença, e isso inclui desde a aparência da equipe, até a forma como é falado com o cliente.
Cuide do treinamento dos seus vendedores de forma que eles sigam uma estética e padrão da empresa.
Não se esqueça de que é o vendedor quem conduz a venda perfeita, por isso ele deve acompanhar o cliente durante todo o processo: desde a entrada à saída.
Entender o perfil do cliente
Cada cliente possui um perfil diferente, e os vendedores precisam reconhecer isso de imediato. Assim, poderão oferecer um atendimento personalizado e também surpreendê-los com novidades que agradarão aos gostos específicos.
No entanto, é necessário deixar o cliente livre para efetuar a sua escolha. As sugestões só devem acontecer se houver abertura para isso. Do contrário, podem acabar incomodando o cliente por um esforço exagerado de adquirir intimidade.
Treinamentos
Os treinamentos são essenciais para que os vendedores consigam realizar o atendimento adequado. Entender sobre os produtos ou serviços ofertados, o mercado de atuação e também as novidades e tendências que estão em alta são responsabilidades fundamentais dos vendedores.
É preciso investir em cursos, workshops e palestras para que eles tenham a disposição, presteza e sutilezas precisas para que eles consigam orientar o cliente da melhor forma.
Mix de produtos
Principalmente no caso do comércio atacadista, o mix de produtos é essencial para que o negócio alcance o sucesso. Com ele, a chance de conquistar cada vez mais clientes é muito maior! Afinal, quando há mais variedade, aumenta-se a chance de expansão do mercado, podendo participar de diversos nichos.
Na hora de escolher quais produtos vender, o empreendedor deve levar em consideração o seu público alvo e mais uma série de fatores, como por exemplo o local em que o negócio irá se estabilizar, os concorrentes, etc.
Divulgação
A divulgação do empreendimento também é essencial para conquistar e fidelizar clientes. A panfletagem nas imediações é uma forma de fazê-lo, mas pode ser um tanto custosa para o início do negócio.
De forma mais barata, as redes sociais como Facebook, Instagram e Linkedin, são excelentes para alcançar mais pessoas sem gastar muito. Confira esse eBook exclusivo que preparamos com tudo que você precisa saber sobre Marketing Digital.
Agradeça, sempre!
Tudo isso que dissemos anteriormente é importante, desde a qualidade no atendimento, até a divulgação do negócio. Porém, uma das melhores maneiras de fidelizar seu cliente é sendo simpático com ele. Agradeça pela preferência, dê um agrado, lembre o quanto ele é importante para o negócio.
Essa valorização irá contribuir para que ele leve uma imagem positiva do seu negócio e da sua equipe!
6 dicas infalíveis para nunca mais perder uma boa venda
1. O problema é seu
Estabelecer uma sintonia com o cliente, e conhecer suas necessidades, podem ajudar à achar soluções para as necessidades do comprador. Assim, você poderá ter aquilo que ele procura e isso se tornará uma oportunidade melhor aproveitada.
2. Agregue valor
Valor é diferente de preço, quanto maior for a importância e os benefícios que o produto ou serviço proporciona, maior será seu valor. Crie necessidades e agregue valor para que seu negócio tenha o devido reconhecimento de seus clientes.
3. Seja persuasivo
Ter bons argumentos fazem toda a diferença quando o cliente tem contrapontos. O fato do cliente questionar não significa que ele não quer comprar, muito pelo contrário. Sendo assim, é necessário construir bons argumentos, e isso se faz com um bom repertório, tanto do produto, quanto da concorrência, como de mundo. Demonstre competência, mostre que o seu produto ou serviço é bom, e que prestará um bom serviço.
4. Apresente as soluções
Para algumas pessoas, o preço não é relevante. Para outras, é a matéria prima do produto que importa. Se você oferece status para quem preza conforto, por exemplo, as chances de fechar a venda são baixas. Os especialistas recomendam focar no problema do cliente e analisar quais são as melhores opções para cada caso. Se você fizer as perguntas certas vai obter pistas que ajudarão a entender a necessidade do cliente, e criar soluções para elas.
5. Feche a venda
Isso pode parecer óbvio, mas muitos vendedores já perderam uma venda por não conseguir fechá-la. Explicaremos melhor: na euforia de assinar o contrato ou pedido, nos esquecemos de finalizar a venda. Uma dica é fazer perguntar fechadas, como “podemos assinar o pedido?”. Esta técnica consiste em tentar fazer com que a negociação flua direto para o fechamento. Assim saberá que a venda está fechada, e criará na mente do cliente a mesma sensação.
6. Invista no pós-venda
O vendedor precisa entender bem sobre o produto que está vendendo. Além disso, ele deve ser capaz de oferecer suporte para o consumidor mesmo que a venda tenha sido concretizada. Dessa maneira, as chances de gerar novas vendas aumentarão significativamente.
E aí, preparado para realizar a venda perfeita? Como andam as vendas do seu novo negócio? Conhece outras dicas que poderiam ajudar mais empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
No comment yet, add your voice below!