Como aumentar as suas vendas através de indicações?
Eu tenho um escritório de contabilidade aqui em São Paulo. O Abertura Simples hoje é a maior rede de escritórios de contabilidade do Brasil e estamos presentes em mais de 150 cidades em todo o país.
Para gerar as indicações aqui no escritório, primeiro fazemos uma pesquisa trimestral com toda a nossa base de clientes. Nessa pesquisa, perguntamos uma nota de 0 a 10 em todos os serviços que oferecemos. Apesar de ser um pouco incomodo perguntar aos clientes a opinião sobre como é feito tal serviço, é uma tarefa extremamente importante. É necessário que você saiba se o seu serviço está sendo prestado com qualidade, se o cliente está satisfeito e qual o nível de satisfação desse cliente. Fazer essa pesquisa periodicamente é muito importante para descobrir o nível de satisfação.
Como chegar na indicação?
Essa indicação não é aquela que o cliente te recomenda espontaneamente. Através da pesquisa levantamos quem nos deu nota acima de 9. Quem deu essas notas é quem está extremamente satisfeito com o nosso trabalho. Com isso, ligamos para essas pessoas, agradecemos a nota e fazemos uma proposta. Se o cliente indicar um amigo, a gente oferece uma cortesia. Dependendo do seu tipo de negócio você pode pensar em um tipo de cortesia diferente. Se você tiver um restaurante, pode oferecer um jantar para ele e a esposa. Se tiver uma loja de brinquedos, pode dar um brinquedo para o filho dele. É preciso pensar em um bônus, desconto ou cortesia que se adapte ao seu negócio.
Ao fazer a pesquisa, podem aparecer pessoas que tenham te dado nota 5, 6 ou 7. Nesses casos, você terá que descobrir o que aconteceu com aquele cliente. Isso é importante para o seu negócio, pois você consegue corrigir o erro que teve com aquele cliente. A partir disso, fazemos um acompanhamento com aquele cliente, e se na próxima pesquisa ele der nota 10, podemos oferecer a proposta de indicação também.
Chamamos essa estratégia de indicação premiada. Incentivamos o cliente a nos indicar, porém só fazemos isso com aquele cliente que está extremamente satisfeito com o nosso trabalho. Com isso, resolvemos dois problemas de uma vez só, descobrimos onde estamos errando e conseguirmos arrumar, melhorando nossos produtos e agradando aquele cliente que estava insatisfeito.
Indicações são fundamentais para crescer
Aplicamos esse método aqui no escritório e esta dando super certo, os clientes gostam bastante, principalmente quando oferecemos um brinde ou cortesia, todos gostam de ser lembrado, de receber algum presente. Essas indicações foram fundamentais para o nosso crescimento.
A indicação premiada é o que fazemos no nosso escritório, porém acho que se encaixa em qualquer tipo de empresa. Observa o seu negócio e tenta descobrir o que você pode fazer para aumentar a sua cartela de clientes através das indicações premiadas.
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