Confira algumas dicas para vender melhor e elevar seu empreendimento
Você já deve ter ouvido aquela famosa frase “esse é um vendedor tão bom que poderia vender gelo a um esquimó”. Mas a grande dúvida que fica é: como um profissional chega a essa excelência? Bem, podemos te assegurar que, para ser um bom vendedor e ter um grande negócio, não é necessário nascer com nenhum dom!
Basta desenvolver algumas habilidades com esforço e dedicação. Apresentaremos a seguir algumas dicas para aperfeiçoar essas habilidades para o sucesso de um negócio! Continue lendo:
6 dicas para vender melhor:
1. Crie um vínculo
Para vender melhor não basta ser educado, é necessário estar próximo do seu cliente e criar um vínculo com ele. Entenda quais são suas necessidades, motivações e seus desejos, se relacionando e entendendo verdadeiramente o que cada um precisa.
É necessário acompanhar o ritmo do cliente, fazer com que ele se sinta o mais confortável possível durante a conversa. A partir do momento em que ele se identifica com você, isso gera credibilidade, identificação e confiança.
2. Honestidade, sempre
Mentir para seu cliente pode te ajudar a fechar uma venda, mas isso só fará com que ele se sinta enganado e não volte mais a comprar com você. Além disso, ele pode te prejudicar com o ciclo de amigos, que não pensarão em ir à sua loja depois de ficar com uma imagem negativa. Por isso, se a peça não vestiu bem na pessoa, não diga que ficou; procure outra opção que agrade e faça com que o cliente saia satisfeito.
Isso pode levar, inclusive, ao ponto em que sua cliente comece a indicar sua loja para as pessoas que virem a roupa e perguntem onde foi comprada. Um cliente satisfeito certamente irá recomendar sua loja e voltará lá outras vezes.
3. Personalize a venda
Geralmente, pessoas que trabalham em lanchonetes de fast food, por exemplo, têm de atender um fluxo muito grande de clientes. Por isso, é mais difícil conseguir personalizar o atendimento. Porém, essa técnica é muito importante para demonstrar a atenção que se é dada ao cliente.
O que se pode fazer para isso é tentar lembrar o nome do cliente, e se ele for no seu restaurante constantemente, tente lembrar também o seu pedido de sempre. Isso ajuda a criar uma certa relação mais intima.
4. Mesmo se não for o melhor, seja diferente
Hoje em dia, a maioria das pessoas não compram de uma empresa porque ela possui o menor preço, o melhor produto, a entrega mais rápida… Qualquer um pode oferecer isso, podendo dizer que é melhor do que seus concorrentes. Mas o segredo está aí: não é o que você faz melhor do que seu concorrente, e sim o que você faz diferente.
Se sua empresa conseguir se posicionar como aquela que promete e efetivamente entrega algo de diferente dos outros, seus clientes começaram a buscar pelo seu serviço.
5. O cliente tem razão, SEMPRE
Mesmo que o cliente não esteja, você precisa prezar por seu atendimento, por isso NUNCA seja ignorante e nem bata de frente com ele. Mesmo se ele estiver equivocado sobre algo, tente explicar com conhecimento técnico sem parecer arrogante. Se ele tiver um posicionamento inflexível, não tente convencê-lo do contrário, apenas contorne a situação e busque pontos favoráveis para fechar a venda.
6. Ouça mais, fale menos
Essa dica pode parecer um tanto simples, mas muitas pessoas tem dificuldade com isso. Geralmente, alguns vendedores querem tanto passar confiança e alto conhecimento de seus produtos ou serviços, que acabam passando até um certo tom de arrogância.
A melhor estratégia para encantar um cliente é ouvir verdadeiramente suas ideias, sugestões e até mesmo críticas. Isso pode ajudar tanto na extração de informações importantes para identificar a motivação do cliente, como para fazer aprimoramentos no seu produto/serviço.
7. Fidelize seus clientes
Tão importante quanto a própria venda é o acompanhamento no pós venda. Para vender melhor é essencial fidelizar os seus clientes e convencê-los a voltar outras vezes. Ter um atendimento impecável já é o primeiro passo para conquistar o seu público, ou também fazer uma pesquisa de opinião e sugestão com os próprios clientes sobre o vendedor e sobre a experiência de compra.
Gostou dessas dicas para vender melhor? Acredita no poder dessas habilidades para levar um negócio ao sucesso? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
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