fbpx

10 ferramentas de produtividade para melhorar o seu desempenho

 em Gestão e Produtividade

Você conhece as melhores ferramentas de produtividade? O cotidiano de todo mundo está cada vez mais atarefado e corrido. Agora, além das questões com as quais temos de lidar no horário de expediente, muita informação relacionada a trabalho chega a nós por meio de e-mails, aplicativos de mensagens, entre outros.
Com tanta coisa para lidar, nossa produtividade só diminui, afinal é muito difícil organizar as prioridades. A solução começa em organizar as atividades que não estão contribuindo tanto para o resultado principal do seu trabalho, e focar nas atividades estratégicas. Além disso, algumas ferramentas de produtividade podem te ajudar muito. Vamos ver algumas delas?

10 ferramentas de produtividade:

  1. Asana

Logo do Asana.
Se você tem uma equipe onde cada um cuida de uma parte específica de um projeto, você deve saber o quão difícil é acompanhar o progresso de tudo. O Asana vem para te ajudar nisso! É muito fácil fazer o acompanhamento de vários projetos que estejam acontecendo ao mesmo tempo, sendo uma ferramenta muito útil para quem está gerindo uma equipe, já que possibilita verificar as responsabilidades de cada colaborador e o que falta ser feito.
Sem contar que a própria plataforma oferece um chat, que agiliza muito a comunicação entre todos do time, acabando com aqueles e-mails desnecessários, com um monte de gente em cópia.

  1. Dropbox

Logo do Dropbox.
Este serviço é da categoria de provedores de armazenamento em nuvem, que estão cada vez mais comuns. Ainda bem. Com ele, é muito mais tranquilo criar documentos e compartilhá-los, dentro ou fora do aplicativo. É muito útil, por exemplo, para quem não tem um escritório fixo, ou tem de lidar com vários dispositivos no trabalho, já que ele sincroniza os documentos de todos os lugares onde sua conta estiver conectada.
Além de que você pode criar documentos colaborativamente. Num exemplo, você pode criar uma apresentação de slides dentro do Dropbox e compartilhar com seu time, que poderá fazer as alterações necessárias no mesmo arquivo. Ou seja, a produtividade em grupo aumenta notavelmente.

  1. Evernote

Logo do Evernote.Chega de rascunhos em guardanapo do PF do almoço! O Evernote é uma das ferramentas de produtividade que funciona como uma caderneta digital. Nele, você pode anotar textos, adicionar imagens, desenhos na própria tela, links… Tudo para anotações mais dinâmicas e eficazes.

  1. Google Calendar

Logo do Google Calendar.
Com tanta coisa acontecendo, é bem fácil acabar esquecendo de uma reunião importante. O Google Calendar é uma ferramenta que se integra aos outros serviços da empresa, como o Gmail, e sincroniza seus compromissos em todos os dispositivos conectados.
No Calendar, você pode criar eventos, lembretes, realizar convites e verificar, inclusive, a disponibilidade de outras pessoas que compartilharem a agenda com você.

  1. Trello

Logo do Trello.
É um serviço que promove a flexibilidade, se adaptando às necessidades de cada usuário, seja em modelo de projetos, equipe ou fluxos de produtividade. Dentro dele, é possível criar notas de feedback que aparecem para todos os membros da equipe, numa plataforma muito visual.

  1. Any.do

Logo do Any.Do.
Essa ferramenta funciona como uma lista de tarefas. Nela, você organiza os afazeres em áreas da sua vida, prioridades e, claro, o dia tido como prazo. Além da sincronização com seus dispositivos, o Any.Do oferece uma conexão com seus contatos: quando você está escrevendo uma nova tarefa, é possível realizar um link com o nome da pessoa que está relacionada àquele processo, facilitando a organização. Sem contar que o aplicativo funciona com um divertido sistema de pontos, que são acumulados conforme você risca uma tarefa realizada na lista.

  1. EasilyDo

Logo do EasilyDo.
Esse app não está para brincadeira com organização: fazendo uma análise de todos os e-mails, compromissos, redes sociais e contatos, o EasilyDo tenta organizar sua vida nos pequenos detalhes. A única coisa que pode parecer um empecilho é que a ferramenta funciona somente para os usuários do Gmail.

  1. Get Sh*t Done!

Logo do Get Sh*t Done.
Com esse aplicativo, nem tem como dizer que manter a produtividade é algo chato! Suas tarefas do dia são apresentadas para você em um vídeo que lembra um trailer de filme de ação. Não é o suficiente para você querer resolver seus afazeres?
Seus itens pendentes têm um cronômetro e, marcando eles como resolvidos, você ganha pontos, como num jogo. A parte um pouco complicada é que o Get Sh*t Done só está disponível em inglês, por enquanto.

  1. Prezi

Logo do Prezi.
Em português, grátis e online, o Prezi é uma ótima alternativa ao PowerPoint. Quem precisa fazer apresentações de slides mais dinâmicas, têm esse serviço como uma excelente alternativa. O Prezi disponibiliza layouts completamente editáveis e customizáveis. Além disso, é perfeito para trabalhar em equipe, logo que oferece opção colaborativa e na nuvem.

  1. Slack

Logo do Slack.
O Slack já é companheiro comum em agências que trabalham com comunicação, por toda sua dinâmica e eficiência em criar projetos em grupo, mas pode te ajudar muito, independentemente de sua área. Sendo essencialmente um serviço de comunicação entre membros de uma mesma equipe, o Slack oferece um chat geral, além de canais de conversas privadas. O serviço faz, também, uma integração muito útil e funcional com serviços externos, fazendo o compartilhamento de arquivos e links ser muito mais prático.


Todas as ferramentas de produtividade indicadas aqui são de fácil acesso, estando disponíveis para computadores – online ou por meio de aplicativos –, ou em dispositivos móveis, como celulares e tablets, desde que eles rodem o sistema Android ou iOS.
Com tais ferramentas, você conseguirá lidar melhor com as informações que chegam a você, e definir melhor as prioridades. Assim, além de tornar seus dias mais produtivos, você terá mais tempo para o lazer, por exemplo. Ou seja, organização, produtividade e mais qualidade de vida.
Conhece outras ferramentas de produtividade que poderiam entrar nessa lista? Você utiliza alguma delas? Comente e participe para melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes
Comentários
  • Shweta Modgil
    Responder

    Artigo muito bem escrito. Quando falamos em aumentar a produtividade, apenas uma ferramenta de gerenciamento de projetos aparece em minha mente. Para produtividade, gostaria de sugerir o ProofHub. O ProofHub é um serviço de gerenciamento de projetos que ajuda as equipes a organizar projetos e realizar o trabalho. Com uma interface ordenada e ênfase na simplicidade, o ProofHub definitivamente oferece todos os fundamentos necessários para gerenciar um projeto. Esta ferramenta é carregada com recursos como gráfico de Gantt, bate-papo em grupo, relatórios, controle de tempo, ferramenta de prova e muito mais.

Deixe uma resposta

Foto de um rapaz sorrindo enquanto prende alguns papeis na paredeFoto de um rapaz com diversos braços representando a produção e produtividade no trabalho