10 termos obrigatórios para profissionais que querem vender mais!

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Confira termos de vendas que você deve ter na ponta da língua para melhorar a área comercial de sua empresa!

Após a explosão de novas tecnologias e a utilização do meio digital para vender e relacionar com os clientes, muitas coisas mudaram nas áreas comerciais das empresas. A interação entre as equipes de vendas e marketing se intensificaram cada vez mais, e novas expressões e termos de vendas começaram a ser utilizados.

Para que você se mantenha atualizado sobre o que vêm acontecendo, criamos um pequeno glossário com 10 dos principais termos de vendas. Caso você queria faturar mais em seu negócio, é necessário sabê-los de cór! Continue lendo:

10 termos de vendas essenciais para qualquer profissional:

1. Prospect

Esse é um dos termos para vendas mais importantes para qualquer um que queria faturar mais. Ele representa um cliente em potencial que já está em processo de prospecção, interagindo com a equipe de relacionamento da empresa.

Para fechar mais vendas, é essencial dominar habilidades que ajudem a classificar os consumidores em prospects. Ou seja, que ajudem a aumentar a carteira de clientes em potencial, que conhecem seus serviços ou produtos.

2. Lead

Já o lead é um termo muito utilizado tanto pelo marketing digital quanto pelas vendas. Quando uma pessoa demonstra interesse ou toma conhecimento da sua empresa, ela é chamada de lead. Diferente do prospect, os leads ainda não estão em contato direto com a empresa, apenas a descobriram. Os leads são classificados em dois:

  • Qualificado – Quando tem perfil para se tornar cliente da empresa
  • Não qualificado – Quando ainda não tem perfil para se tornar cliente da empresa

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3. MQL

A sigla representa Marketing Qualified Lead, que indica um estágio em que esse lead pode se encontrar. A expressão é utilizada quando o lead já tomou consciência de seu problema, mas ainda não sabe como solucioná-lo. Ou seja, ele sabe que precisa do seu produto, mas ainda não decidiu entre a sua empresa e a do concorrente.

4. SQL

Já esta é a sigla para Sales Qualified Lead, que são os leads qualificados e com altas chances de fechar negócio com a sua empresa.

Podemos dizer que os consumidores dessa etapa são os mais próximos de se tornar um cliente. Isso porque ele já entende suas dores, conhece a empresa e sabe exatamente como você pode ajudá-lo a solucionar o determinado problema.

Mas mesmo que o cliente já esteja pronto para fechar negócio, são necessários cuidados especiais para não perder o cliente para a concorrência.

5. CRM

Customer Relationship Management, ou CRM, é o nome do conjunto de ferramentas utilizadas pelas empresas para analisar e acompanhar a comunicação com clientes e potenciais clientes.

Um bom sistema CRM auxilia a melhorar as estratégias de relacionamento, fidelização dos clientes, a antecipar as necessidades do consumidor e garantir mais vendas para a empresa.

6. Ticket Médio

O ticket médio representa quanto cada cliente gasta, em média, na sua empresa. O cálculo é feito de maneira simples: basta selecionar o período, e dividir o quanto sua empresa recebeu em vendas pelo número de pedidos realizados.

Um exemplo: sua empresa vende R$ 10 mil em um mês e tem um total de 200 pedidos nesse mesmo período. Nesse caso, o ticket médio é de R$ 50 (10.000 / 200).

Se o ticket médio da sua empresa estiver baixo, é necessário repensar as estratégias de vendas.

7. Taxa de Conversão

Esse termo é muito utilizado pelo marketing digital. A conversão representa a ação que um cliente realiza antes de sair do site da sua empresa. Seja cadastrar seu e-mail, baixar um e-book ou até mesmo concluir uma compra.

É necessário analisar a taxa de conversão, ou seja, verificar quantos visitantes interagiram com o site. Isso é importante para saber como estão indo suas estratégias no ambiente digital.

Quando conseguir identificar quais ações geram maior taxa de conversão, é possível saber quais estratégias devem ser reforçadas e quais devem ser eliminadas.

8. Follow Up

Engana-se quem acha que o relacionamento com o cliente acaba quando ele compra determinado produto ou serviço. Mesmo depois de fechar negócio, é necessário investir em ações que ajudem a manter o relacionamento com esse consumidor. Assim, você terá altas chances de fidelizar os clientes, que até mesmo indiquem sua empresa para outras pessoas.

9. Life Time Value

A LTV é uma métrica usada pelas empresas para calcular o valor dos clientes. Ou seja, quanto cada consumidor gasta com seus produtos ou serviços durante o tempo que se relaciona com a marca.

Para definir esse valor, é necessário multiplicar o ticket médio pelo número de vendas realizadas por cada cliente em um ano e pelo tempo médio de relacionamento deles com a empresa.

10. Funil de Vendas

Desde o momento em que seu cliente conheceu sua empresa até aquele em que ele conclui a compra. Todo esse processo é chamado de funil de vendas. Com ele, é possível definir quais as melhores estratégias para utilizar e também acompanhar toda sequência de decisão do consumidor. O funil é divido em três etapas:

  • Topo de Funil – Quando o consumidor ainda não reconhece o problema e tem pouco conhecimento do seu produto ou serviço. Nesse momento, o ideal é encontrar estratégias de nutrição que ajudem esse potencial cliente a se conscientizar.
  • Meio de Funil – Quando o consumidor já reconhece as dores e têm consciência de que precisa resolvê-las. É nessa etapa que você pode começar a apresentar seu produto como uma solução ideal.
  • Fundo de Funil – Por fim, é quando o consumidor já é um lead qualificado e bem orientado. Aqui, ele está analisando sua empresa e das concorrentes para estudar qual a melhor opção. É a fase mais próxima de ele fechar negócio.

E aí, já conhecia esses termos de vendas? Conhece outros que podem ajudar mais empreendedores? Gostaria de deixar alguma dica? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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