5 dicas para a sua empresa economizar nos impostos

 em Planejamento e Finanças

Uma das maiores reclamações de praticamente todo empreendedor brasileiro é a elevada carga tributária que incide sobre as empresas. Com um grande valor de impostos a ser pago, a empresa perde competitividade, poder de investimento e, em última análise, rentabilidade. Porém, algumas atitudes podem fazer com que sua empresa economize nos impostos e, com isso, tenha mais dinheiro para investir. Quer saber como isso é possível? Então confira ao menos cinco dicas para a sua empresa economizar nos impostos.

Escolha o regime de tributação adequado

Se você quer economizar nos impostos é muito importante que o regime de tributação correto seja escolhido. Isso é necessário porque embora o Simples Nacional seja muito útil para boa parte das empresas, nem sempre o valor dos impostos cobrado por ele é, efetivamente, o menor.
Também é importante decidir corretamente entre o regime de tributação pelo lucro real ou então pelo lucro presumido, já que cada um desses regimes funciona melhor para um tipo de empresa.
Empresas com lucro mais baixo, como pequenas empresas, tendem a pagar menos com o lucro real. Já as que possuem maior faturamento encontram mais vantagens no regime de lucro presumido.

Contrate serviços de contabilidade de confiança

A escolha do regime de tributação deve ser feita considerando diferentes variáveis específicas do negócio. Utilizar os conhecimentos de um bom contador é indispensável, mas ele deve ser de confiança.
Ao contratar um serviço de contabilidade de confiança você tem a certeza de que a análise corresponderá ao que realmente é mais vantajoso para a empresa – e não o que é apenas mais fácil para o contador. Dessa maneira, sua empresa economizará nos impostos e terá cada vez mais dinheiro para investir.

Cumpra as obrigações corretamente

Manter sua empresa totalmente regularizada do ponto de vista contábil e tributário também ajuda a economizar nos impostos pelo simples fato de que evita multas e processos relacionados ao Fisco.
Por isso, quanto mais exatidão nas obrigações, maior a economia com os impostos. Além de não ser necessário realizar retrabalhos também é mais seguro e evita problemas com a fiscalização.

Use compensações na fonte para reduzir o IRPJ e economizar nos impostos

O IRPJ é o Imposto de Renda devido pela empresa e, assim como uma pessoa física, é possível conseguir deduções.
Para reduzir o valor a ser pago para o IRPJ a recomendação é fazer compensações na fonte de valores retidos. Podem ser eles: rendimentos de aplicações financeiras, remuneração de serviços como propaganda, limpeza e segurança, e também valores recebidos pela Administração Pública pela prestação de serviços ou fornecimento de produtos. Com isso, o valor a ser pago de IRPJ se torna menor e sua empresa, mais rentável.

Faça investimentos em bens do ativo permanente

Basicamente, ganho de capital é a diferença entre valor de venda de um bem imobilizado da empresa e custo contábil. Esse valor precisa ser apurado e também é tributado pelo IRPJ, mas é possível diminuir os custos se a empresa fizer investimentos com valores correspondentes.
Explica-se: se a sua empresa utilizar, em até dois anos, o ganho de capital para adquirir bens do ativo permanente com o mesmo valor do ganho de capital então não será necessário realização o pagamento da tributação. Com isso, o valor a ser pago nos impostos diminui e a empresa ainda consegue investir na aquisição de itens necessários.
Para economizar nos impostos é preciso definir corretamente o regime de tributação e contar com um bom serviço de contabilidade. Manter a empresa regularizada e fazer deduções no Imposto de Renda e na tributação do ganho de capital também permite que o objetivo de economia seja alcançado.
Você já conhecia alguma dessas formas de economizar nos impostos? Você usa alguma dica especial? Participe nos comentários e conte-nos sua experiência.
 

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Foto de um homem mexendo em computador com duas telas e falando ao celular sobre nf-eFoto de uma mao masculina segurando uma caneta e alguns gráficos por baixo