Confira cinco lições de Steve Jobs para os empreendedores que buscam o sucesso
Como você sabe, a Apple é uma das empresas mais valiosas do mundo. Para quem não sabe, a empresa nasceu na garagem dos pais de Steve Jobs em 1976, e hoje é esse grande império. Então eu quero contar para você as cinco lições de Steve Jobs sobre empreendedorismo que eu captei. Confira:
5 lições de Steve Jobs sobre empreendedorismo
Pense sempre com a cabeça do cliente
O grande sucesso que a Apple é hoje foi devido a isso, ele olhava sempre com o viés do cliente, como o cliente. Se ele fosse o cliente, o que ele gostaria? Que tipo de produto ele gostaria? Qual melhoria ele gostaria de ter nesse produto? Nós, como empreendedores, temos sempre que nos colocarmos no lugar do outro e pensar “é esse o tipo de serviço que estou prestando, produto que estou vendendo” e pensar o que pode melhorar.
Inove sempre
Ele estava sempre inovando, e também preparado para ouvir não. Ele queria lançar o Apple 1, que era o primeiro computador de uso pessoal, sendo desenvolvido junto ao Steve Wozniak, e foi apresentar para a Atari. Mas quando ele chegou ali ele recebeu seu primeiro não. A empresa respondeu que não acreditava nesse produto, e que achava que não daria certo. Mas quando ele saiu de lá, ele não desistiu. Você como empreendedor não deve desistir nunca, tem de continuar com a resiliência, que era algo que Jobs tinha muito.
Exigência e controle
Quem assistiu alguns filmes, assim como eu, percebe que ele tinha um alto nível de exigência e controle. Chegava até mesmo a ser algo assustador, mas para o empreendedor essa exigência faz com que você transforme o seu produto em algo perfeito. Steve Jobs estava sempre em busca dessa perfeição. Existe uma frase que diz que feito é melhor que perfeito, mas ele era uma pessoa extraordinária, então ele não estava só em busca do feito, mas também do perfeito. Esse controle foi fundamental para o crescimento da Apple, para transformá-la no que é hoje.
Esteja sempre aberto ao aprendizado
Em meados dos anos 80, o Macintosh era um grande sucesso da Apple, e Jobs estava em ascensão na carreira dele, porém de repente uma crise atingiu a empresa. Isso tudo porque ele convidou John Sculley, que era o CEO da Pepsi na época, para ser CEO da Apple. Mas o que aconteceu foi que Steve Jobs era um empreendedor de personalidade muito forte e muito teimoso, e eles acabavam descordando em alguns assuntos, principalmente sobre custos, administração, ações de marketing, retorno sobre os produtos e vendas. Então eles divergiram, a Apple entrou em uma profunda crise e Jobs só retornou para a empresa 10 anos depois. Nesse meio tempo ele criou a Next, e nunca parou de aprender, sempre em busca da inovação e da melhoria contínua.
Faça o que ama
Se tinha alguém que amava o que fazia era Steve Jobs. Então ele fez um discurso em 2015, quando ele se formou, para os calouros onde ele diz o seguinte:
“Estou convencido de que a única coisa que me fez seguir adiante foi amar o que faço. Você tem que encontrar aquilo que ama. Isso vale para o trabalho tanto quanto para as pessoas. Seu trabalho preencherá grande parte de sua vida e o único jeito de estar verdadeiramente satisfeito é fazer o que você acredita ser um excelente trabalho, e um excelente trabalho só nasce do amor pelo que se faz. Se você ainda não o encontrou, continue procurando e não sossegue. Eu olhei no espelho, toda manhã, me perguntado: Se fosse meu último dia de vida, eu desejaria fazer o que farei hoje? Quando a resposta foi não por dias demais eu soube que precisava mudar algo.”
Esse é o primeiro passo para você conseguir alavancar o seu negócio e crescer com ele, porque você vai colocar paixão e dedicação nele, se envolvendo com ele de tal forma que esse empreendimento vai começar a crescer.
Gostou dessas lições de Steve Jobs para os empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
No comment yet, add your voice below!