Steve Jobs e suas 5 lições de empreendedorismo

Confira cinco lições de Steve Jobs para os empreendedores que buscam o sucesso

Como você sabe, a Apple é uma das empresas mais valiosas do mundo. Para quem não sabe, a empresa nasceu na garagem dos pais de Steve Jobs em 1976, e hoje é esse grande império. Então eu quero contar para você as cinco lições de Steve Jobs sobre empreendedorismo que eu captei. Confira:

5 lições de Steve Jobs sobre empreendedorismo

Pense sempre com a cabeça do cliente

O grande sucesso que a Apple é hoje foi devido a isso, ele olhava sempre com o viés do cliente, como o cliente. Se ele fosse o cliente, o que ele gostaria? Que tipo de produto ele gostaria? Qual melhoria ele gostaria de ter nesse produto? Nós, como empreendedores, temos sempre que nos colocarmos no lugar do outro e pensar “é esse o tipo de serviço que estou prestando, produto que estou vendendo” e pensar o que pode melhorar.

Inove sempre

Ele estava sempre inovando, e também preparado para ouvir não. Ele queria lançar o Apple 1, que era o primeiro computador de uso pessoal, sendo desenvolvido junto ao Steve Wozniak, e foi apresentar para a Atari. Mas quando ele chegou ali ele recebeu seu primeiro não. A empresa respondeu que não acreditava nesse produto, e que achava que não daria certo. Mas quando ele saiu de lá, ele não desistiu. Você como empreendedor não deve desistir nunca, tem de continuar com a resiliência, que era algo que Jobs tinha muito.

Exigência e controle

Quem assistiu alguns filmes, assim como eu, percebe que ele tinha um alto nível de exigência e controle. Chegava até mesmo a ser algo assustador, mas para o empreendedor essa exigência faz com que você transforme o seu produto em algo perfeito. Steve Jobs estava sempre em busca dessa perfeição. Existe uma frase que diz que feito é melhor que perfeito, mas ele era uma pessoa extraordinária, então ele não estava só em busca do feito, mas também do perfeito. Esse controle foi fundamental para o crescimento da Apple, para transformá-la no que é hoje.

Esteja sempre aberto ao aprendizado

Em meados dos anos 80, o Macintosh era um grande sucesso da Apple, e Jobs estava em ascensão na carreira dele, porém de repente uma crise atingiu a empresa. Isso tudo porque ele convidou John Sculley, que era o CEO da Pepsi na época, para ser CEO da Apple. Mas o que aconteceu foi que Steve Jobs era um empreendedor de personalidade muito forte e muito teimoso, e eles acabavam descordando em alguns assuntos, principalmente sobre custos, administração, ações de marketing, retorno sobre os produtos e vendas. Então eles divergiram, a Apple entrou em uma profunda crise e Jobs só retornou para a empresa 10 anos depois. Nesse meio tempo ele criou a Next, e nunca parou de aprender, sempre em busca da inovação e da melhoria contínua.

Faça o que ama

Se tinha alguém que amava o que fazia era Steve Jobs. Então ele fez um discurso em 2015, quando ele se formou, para os calouros onde ele diz o seguinte:
“Estou convencido de que a única coisa que me fez seguir adiante foi amar o que faço. Você tem que encontrar aquilo que ama. Isso vale para o trabalho tanto quanto para as pessoas. Seu trabalho preencherá grande parte de sua vida e o único jeito de estar verdadeiramente satisfeito é fazer o que você acredita ser um excelente trabalho, e um excelente trabalho só nasce do amor pelo que se faz. Se você ainda não o encontrou, continue procurando e não sossegue. Eu olhei no espelho, toda manhã, me perguntado: Se fosse meu último dia de vida, eu desejaria fazer o que farei hoje? Quando a resposta foi não por dias demais eu soube que precisava mudar algo.”
Esse é o primeiro passo para você conseguir alavancar o seu negócio e crescer com ele, porque você vai colocar paixão e dedicação nele, se envolvendo com ele de tal forma que esse empreendimento vai começar a crescer.


Gostou dessas lições de Steve Jobs para os empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta