6 dicas para transformar o seu hobby em um negócio de sucesso

 em Empreendedorismo

É realmente possível transformar hobby em negócio? Claro que sim! Você já deve ter ouvido aquela famosa frase “trabalhe com o que ama e não terá de trabalhar um dia sequer”. Muitas pessoas, ao decidirem se tornar donas de seus próprios negócios, optam por algo que já tenham afinidade.

Isso pode ser um sucesso absoluto, logo que o empreendedor já é apaixonado por aquela área específica e provavelmente irá se dedicar mais no investimento. Porém, é necessário manter um estudo árduo e planejamento para que isso dê certo. Por isso, indicamos a seguir algumas dicas para aqueles que desejam transformar um hobby em negócio. Continue lendo:

6 dicas para transformar hobby em negócio:

1. Saiba a diferença entre hobby x profissão

Antes de qualquer coisa, é necessário que você se pergunte: Você realmente quer transformar o seu hobby em um trabalho? Porque muitas pessoas, apesar de gostarem de uma determinada atividade, só a praticam esporadicamente, e com uma empresa será necessário atuar com isso a maior parte do tempo.

E mais do que isso, deve-se avaliar também se existem habilidades para as exigências do negócio. Por exemplo, algumas pessoas não possuem habilidades com vendas, e podem precisar da ajuda de outros colaboradores ou sócios para que isso dê certo.

2. Planejamento

Essa dica vale para qualquer tipo de negócio! O planejamento NUNCA deve ser deixado de lado pois abrir um negócio é fácil, mas mantê-lo vivo é a grande dificuldade da maioria dos empresários. Esse planejamento deve analisar toda a situação do mercado, se existe demanda pelo seu produto/serviço, qual é o público-alvo, quais são seus hábitos de consumo, concorrentes, etc.

Você pode pesquisar entre seus amigos, por exemplo, se eles se interessariam pelo seu produto e o quanto pagariam por ele. Em seguida, converse com alguém que você não conheça e ofereça o mesmo item pelo preço estipulado, observando sua reação. Outra opção é realizando pesquisas online (por meio de ferramentas como o Survey Monkey). Isso é muito útil na hora de precificar seus produtos.

3. Estude gestão

Mesmo que você esteja entrando em um mercado que você já domine, o grande desafio é entender bem a gestão de um negócio. A falta desse conhecimento pode destruir o seu empreendimento. Por isso, é essencial estar constantemente informado, estudando a estrutura da empresa e o mercado externo.

Esse estudo te dará a base para administrar o tempo e investimento do negócio, e isso pode ser feito por meio de cursos, ou então com livros e videoaulas.

4. Encontre pessoas que compartilhem do mesmo hobby

É importante contar com pessoas que dominem o mesmo assunto, que vivem e respiram o que você está fazendo. Se, por exemplo, você estiver pensando em abrir uma loja de artigos geek, seus colaboradores devem entender muito bem desse assunto para que possam vender melhor seus produtos. Além de ter pessoas mais qualificadas, que trabalharam melhor e mais engajadas, é muito provável que seu negócio alcance o sucesso facilmente.

5. Separe uma quantia de dinheiro

É natural que no começo de um negócio ele dê menos dinheiro do que o esperado. Leva certo tempo até que os investimentos voltem como lucro, conquistando a tão desejada estabilidade financeira. Por isso, vale estruturar um certo planejamento financeiro para 5 anos, sabendo sempre o quanto se irá investir. Dar início a um empreendimento sempre tem os seus riscos, então é melhor se prevenir do que remediar. O período ideal para se fazer alguns testes e avaliar o potencial do negócio é de um ano.

6. Verifique a rentabilidade

Mesmo que você goste muito dessa área, e entenda que existem pessoas que também gostariam de adquirir esse produto/serviço, é preciso entender se isso será rentável financeiramente. Se a ideia é continuar como um hobby, de forma pequena enquanto faz outros trabalhos, comece com uma loja virtual e divulgação nas redes sociais.

Mas se você quer que isso realmente seja a sua fonte de renda, se sustentando com esse negócio, é necessário estipular algumas metas de venda. Faça uma análise, levando em consideração os melhores e piores cenários possíveis, sempre buscando uma solução. Assim, você saberá quanto precisará faturar no caso de suas vendas não serem as melhores em determinado período.


É possível fazer algo que você ama e ganhar dinheiro com isso. Porém, é necessário dedicação, estudo e planejamento. Você já estará fazendo algo que gosta, só precisará fazer o melhor proveito disso.

E aí, está pensando em tornar seu hobby em negócio? Conhece outras dicas que podem ajudar os futuros empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Entre em contato com nossos representantes e inicie sua empresa com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Postagens Recentes
Mostrando 3 comentários
pingbacks / trackbacks
  • […] uma paixão ser lucrativa. Saiba como transformar o seu hobby em um negócio de sucesso clicando AQUI. Para estimular você, que também sonha com isso, apresentamos a seguir todas as vantagens e […]

  • […] A maioria dos empreendedores de sucesso apostam em um segmento que eles dominam ou possuem real interesse. Por isso, identifique algo que você já faz no seu tempo livre, longe do emprego convencional, e analise o quanto esse negócio pode ser viável para você. Você já deve ter ouvido aquela famosa frase “trabalhe com o que ama e não terá de trabalhar um dia sequer“, não é mesmo? Saiba como transformar o seu hobby em um negócio de sucesso clicando AQUI. […]

  • […] Muitas pessoas passam seus dias trabalhando em seus determinados empregos e, quando chegam em casa, reservam algumas horas para se dedicar ao que realmente gostam. Porém, é possível transformar o amor por determinadas atividades em um empreendimento. Com planejamento, foco e dedicação, qualquer pessoa pode fazer uma paixão ser lucrativa. Saiba como transformar o seu hobby em um negócio de sucesso clicando AQUI. […]

Deixe uma resposta

Montagem representando apostar em uma franquiaFoto de um homem assistindo uma televisão antiga, representando os filmes para empreendedores