fbpx

6 dicas para melhorar a produtividade na sua empresa

 em Gestão e Produtividade

Melhorar a produtividade interna é uma das principais preocupações das empresas, e está diretamente ligada ao tempo e à eficiência. Quanto mais rápido for para obter resultados positivos, melhor a produtividade. Porém, nem sempre essa prática ocorre como o esperado e pode ser resultado de diferentes fatores.
Por isso, separamos aqui alguns passos que podem ajudar todo gestor a melhorar a produtividade e o fluxo de trabalho de sua empresa. Confira:

Como posso melhorar a produtividade na minha empresa?

Faça um planejamento

Um bom planejamento é essencial para qualquer negócio, pois ele determinará quais as metas, objetivos, quais os caminhos que a empresa deve seguir e como todas as próximas ações devem ser tomadas para chegar aonde a empresa quer.
Ter um cronograma com roteiros de produção e prazos para cada etapa pode ajudar a aumentar a produtividade na empresa

Identifique as falhas

O segundo passo para melhorar a produtividade na sua empresa é identificar o que não funciona e o que pode mudar para que as coisas fluem.
Entenda onde e como o capital está sendo gasto, analise os custos que podem ser cortados ou diminuídos. A partir disso crie uma estratégia de motivação e produtividade
Se for o caro, repense os métodos de trabalho aplicados na sua empresa. Esses melhoramentos podem ser feitos envolvendo os trabalhadores na definição das estratégias, ou organizando o trabalho segundo a gestão de objetivos pessoais.

Melhore a comunicação interna

Um dos principais erros cometidos nas empresas que acarreta na queda da produtividade é a falha na comunicação interna entre os setores ou funcionários, principalmente entre gestores e colaboradores.
Imprevistos são possíveis em qualquer processo, e mesmo que as tarefas já tenham sido definidas previamente, é necessário estabelecer uma comunicação clara e objetiva entre todos os envolvidos na ação.
É fundamental que a empresa invista em canais de comunicação como e-mails corporativos, intranet ou murais de recados. É necessário trabalhar também em um planejamento de comunicação para que o diálogo faça parte da cultura da organização.

Equipe bem treinada

Muitas empresas pecam em não investir em treinamento para seus colaboradores, afirmando ser algo custoso ou trabalhoso para a empresa. Porém é necessário se perguntar também quanto custa um funcionário mal treinado, que executa suas funções de forma errada e perde tempo durante seu expediente?
Como já disse Derek Bok, ex-reitor da Universidade de Harvard, “se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância”.
É importante investir na capacitação dos colaboradores, pois assim estará investindo também na melhora do trabalho deles, assim evitando falhas e retrabalhos. Para isso, você pode oferecer cursos, palestras, treinamentos e muito mais.

Colaboradores motivados

Muito além de ter pessoas bem treinadas em sua empresa, é preciso também encorajá-las, mostrando o valor de cada uma dentro da organização. Quando as pessoas são reconhecidas ou premiadas por seu progresso, sentem-se engajadas e responsáveis pelo crescimento da empresa.
Nesta etapa, o ideal é criar um ambiente de trabalho agradável, pensando no bem-estar dos funcionários. Quanto mais felizes, saudáveis e motivados seus colaboradores estiverem, mais eles irão produzir.
Isso pode ser realizado de diversas formas, mesmo que simples, como premiações por resultados, promoções, aumento de salário ou brindes. Realizando esses encorajamentos frequentemente, é possível perceber um aumento significativo na produtividade.

Automatização de tarefas

Hoje em dia, a maior parte do nosso trabalho é feita com a ajuda da tecnologia. A principal vantagem disso é poder automatizar as tarefas, diminuindo consideravelmente os erros e o retrabalho.
Utilizando os softwares e ferramentas específicos para cada área é bastante vantajoso, pois todo o processo pode se tornar mais prático, trazendo melhores resultados finais. Além disso, a empresa ganha tempo, agilidade e consegue organizar os processos produtivos e de controle facilmente.
Já sabe a melhor forma de melhorar a produtividade na sua empresa? Conhece outras dicas que podem ajudar? Comente e participe da Abertura Simples.

Postagens Recentes
Comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe uma resposta

Foto de um homem apontando para uma mulher, representando a diferença entre líder e chefeEmpresário olhando em um binóculos, representando as ferramentas para monitorar os concorrentes