Que tal apostar em uma franquia e conhecer todos seus benefícios? Entrar no mundo dos negócios é o sonho de muitas pessoas.
Porém, no cenário turbulento e cada vez mais competitivo que vivemos hoje em dia, ninguém quer investir seu dinheiro em algo incerto. A maioria busca focar em algo com menos riscos e maiores possibilidades de sucesso.
As franquias se apresentam como vantagem perante os outros modelos de negócio exatamente por conta disso. Como elas já foram testadas no mercado, é possível empreender enquanto evita riscos desnecessários.
Por isso, apresentaremos alguns motivos para apostar em abrir uma franquia. Entenda porque vale a pena investir nesse negócio:
6 benefícios de apostar em uma franquia:
Marca estabelecida no mercado
Uma das principais vantagens em abrir uma franquia é que você já adquire uma marca que é consagrada no mercado.
Os primeiros meses são sempre os mais difíceis para os empreendimentos novos, porém com uma franquia você terá um suporte bem maior e poderá contar com o renome da marca que estará representando para adquirir resultados mais rápidos.
Além do bom retorno de investimento, isso também traz uma vantagem competitiva e provavelmente, estabilidade financeira.
Assistência e treinamento
Seu franqueador te passará todo o know how estabelecido e adquirido ao longo dos seus anos de experiência.
Logo, quem escolhe apostar em uma franquia recebe todo o conhecimento do mercado, apoio na seleção e treinamento dos funcionários, além de algumas dicas de gestão para que a operação saia de acordo com toda a rede.
Além disso, o franqueador deverá prestar algumas consultorias ao longo do tempo para garantir o máximo de sucesso da franquia.
Plano de negócio estruturado
Na maioria das vezes, um pequeno empreendedor independente não possui tanto tempo e habilidade para estudar todos os fatores político, sociais e econômicos que podem interferir no seu negócio.
Nesse momento, é uma grande vantagem poder contar com o franqueador para receber um plano de negócio previamente definido. Dessa forma, é possível se instalar e expandir sem grandes riscos financeiros.
Porém, vale lembrar que essas informações sobre o mercado de atuação devem ser validadas e atualizadas sempre que possível.
Controle dos gastos de instalação
Toda franquia possui um padrão e modelo a ser seguido para ficar em conformidade com toda a rede.
Muitas vezes, o franqueador já calcula e informa o custo a ser investido pelo franqueado ao oferecer o projeto arquitetônico e planta da construção, além de outros gastos a serem feitos antes de abrir o negócio.
O comparativo de custos já será informado por seu franqueador, e isso é ótimo para poder se planejar de forma adequada e evitar comprometer o fluxo de caixa.
Estratégias de marketing
Outro ponto importante a ser levado em conta por quem quer apostar em uma franquia é a divulgação.
Normalmente, a rede de franquias já possui um plano de marketing bem definido, o que traz maior segurança para o empreendedor.
Será necessário ficar atento ao marketing de abertura e também ao marketing da localidade, pois geralmente as peças já são previamente criadas e aprovadas, basta reproduzi-las.
Negócio testado
Por fim, outra vantagem de apostar em uma franquia é que seu modelo de negócio, produtos ou serviços já foram testados e previamente aceitos.
Ela já possui seu mercado e consumidores definidos, o que dá muito mais segurança em qualquer área de atuação do que seria com uma empresa que está começando do zero e ninguém nunca ouviu falar.
Com esses benefícios, esse modelo de negócio só tende a crescer. Muitos empreendedores encontram nesse tipo de empresa uma forma de investir correndo menos riscos, e com mais chances de sucesso.
Porém, vale conferir se o ideal para você é apostar em uma franquia ou começar um negócio do zero.
4 dicas sobre como realizar uma boa gestão de franquias!
Comunicação
A comunicação clara, honesta e leve é um dos pontos principais para uma parceria de sucesso.
Todas as partes envolvidas devem estar aptas a ouvir e encorajadas a opinar, aplicando assim uma visão sistêmica do negócio.
Além disso, é importante também desenvolver uma visão crítica para aplicar as mudanças necessárias, a fim de beneficiar toda a rede.
Realizando pesquisas internas de satisfação é possível perceber em quais pontos a gestão pode melhorar. Dessa forma, as unidades se sentirão valorizadas e mais satisfeitas com a rede.
Do contrário, é possível que os franqueados se sentirem menosprezados, tanto por acreditarem que não estão tendo suas expectativas atendidas, quanto por não receberem o suporte essencial para crescer.
Isso é muito valioso para a marca, pois assim que o franqueado se convence do valor da marca, ele será o primeiro a divulgá-la no mercado de atuação.
Capacitação e treinamento
Agora que você já sabe quais são os motivos para apostar em uma franquia, chegou a hora de conhecer a segunda dica de como você pode realizar uma boa gestão da mesma.
Conhecer o mercado é o passo principal para uma boa gestão de franquias. É importante estudar a fundo os seus principais concorrentes, o comportamento dos consumidores, os fatores externos que podem influenciar seu negócio.
Porém, constantemente surgem práticas e ferramentas inovadoras no mundo dos negócios. Lembre-se que o franqueado tem um papel importante no treinamento e capacitação dessas pessoas.
Apostar em cursos e conversas com outros franqueados que já atuem há mais tempo é apostar no sucesso.
Com isso, o empreendedor está apostando em novas ideias, criatividade na tomada de decisões, e estratégias de direcionamento de recursos da forma correta.
É importante que o franqueado também participe de eventos e programas de treinamento, pois assim ele pode passar os conhecimentos para toda a equipe, garantindo que todos estejam alinhados com os objetivos e regras da franqueadora.
Meça os resultados
Se você estabeleceu objetivos e resultados a serem alcançados, é indispensável pensar em instalar indicadores de monitoramento do desempenho da sua equipe.
Do contrário, fica quase impossível encontrar as dificuldades, quais áreas devem ser ajustadas e quais ações servem para contornar resultados ruins.
Alguns exemplos de indicadores que não podem ser deixados de lado são o ticket médio, volume de vendas, taxa de conversão e a lucratividade. Mas não basta ter os números, é preciso também analisar os dados.
Você pode também procurar por um sistema online que armazene todas as informações na nuvem, de forma a compilar as informações em tempo real. Tendo acesso ao relatório de vendas, estoque e produtos, é possível saber o que acontece na rede sem precisar estar presente em todas as franquias.
Assim, é possível automatizar tarefas, comunicar-se com os franqueados, compartilhar materiais e arquivos de apoio, e organizar as compras das suas unidades com os fornecedores homologados. Todas as informações ficam a sua disposição.
Investir em uma plataforma para gestão da rede é essencial para otimizar o tempo e para ter controle sobre as informações. É a forma mais efetiva e segura de manter uma gestão inteligente.
Fique atento ao financeiro
A última dica para apostar em uma franquia e fazer uma boa gestão dela é: Nunca se deve negligenciar os controles de custos, o fluxo de caixa e o planejamento financeiro de uma gestão de franquias.
O desempenho do negócio pode ser altamente prejudicado pela falta de conhecimento da parte financeira, fazendo com que o retorno esperado não seja alcançado.
Um dos erros fatais que pode arruinar seu negócio é não realizar demonstrativos de resultados. Misturar as finanças pessoas com as da empresa também é um ponto crucial a se prestar atenção. U
ma franquia nunca conseguirá sobreviver se não tiver um controle financeiro bem organizado.
O ideal é que o franqueado busque por softwares que realizem a gestão das contas a serem pagas de forma automatizada, e integração de cartão de crédito com o fluxo de caixa.
Agora que você já conhece as vantagens de optar por uma franquia, que tal abrir a sua? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
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