6 motivos para apostar em uma franquia e ter sucesso nos negócios

Que tal apostar em uma franquia e conhecer todos seus benefícios? Entrar no mundo dos negócios é o sonho de muitas pessoas.

Porém, no cenário turbulento e cada vez mais competitivo que vivemos hoje em dia, ninguém quer investir seu dinheiro em algo incerto. A maioria busca focar em algo com menos riscos e maiores possibilidades de sucesso.

As franquias se apresentam como vantagem perante os outros modelos de negócio exatamente por conta disso. Como elas já foram testadas no mercado, é possível empreender enquanto evita riscos desnecessários.

Por isso, apresentaremos alguns motivos para apostar em abrir uma franquia. Entenda porque vale a pena investir nesse negócio:

6 benefícios de apostar em uma franquia:

Marca estabelecida no mercado

Uma das principais vantagens em abrir uma franquia é que você já adquire uma marca que é consagrada no mercado.

Os primeiros meses são sempre os mais difíceis para os empreendimentos novos, porém com uma franquia você terá um suporte bem maior e poderá contar com o renome da marca que estará representando para adquirir resultados mais rápidos.

Além do bom retorno de investimento, isso também traz uma vantagem competitiva e provavelmente, estabilidade financeira.

Assistência e treinamento

Seu franqueador te passará todo o know how estabelecido e adquirido ao longo dos seus anos de experiência.

Logo, quem escolhe apostar em uma franquia recebe todo o conhecimento do mercado, apoio na seleção e treinamento dos funcionários, além de algumas dicas de gestão para que a operação saia de acordo com toda a rede.

Além disso, o franqueador deverá prestar algumas consultorias ao longo do tempo para garantir o máximo de sucesso da franquia.

Plano de negócio estruturado

Na maioria das vezes, um pequeno empreendedor independente não possui tanto tempo e habilidade para estudar todos os fatores político, sociais e econômicos que podem interferir no seu negócio.

Nesse momento, é uma grande vantagem poder contar com o franqueador para receber um plano de negócio previamente definido. Dessa forma, é possível se instalar e expandir sem grandes riscos financeiros.

Porém, vale lembrar que essas informações sobre o mercado de atuação devem ser validadas e atualizadas sempre que possível.

Controle dos gastos de instalação

Toda franquia possui um padrão e modelo a ser seguido para ficar em conformidade com toda a rede.

Muitas vezes, o franqueador já calcula e informa o custo a ser investido pelo franqueado ao oferecer o projeto arquitetônico e planta da construção, além de outros gastos a serem feitos antes de abrir o negócio.

O comparativo de custos já será informado por seu franqueador, e isso é ótimo para poder se planejar de forma adequada e evitar comprometer o fluxo de caixa.

Estratégias de marketing

Outro ponto importante a ser levado em conta por quem quer apostar em uma franquia é a divulgação.

Normalmente, a rede de franquias já possui um plano de marketing bem definido, o que traz maior segurança para o empreendedor.

Será necessário ficar atento ao marketing de abertura e também ao marketing da localidade, pois geralmente as peças já são previamente criadas e aprovadas, basta reproduzi-las.

Negócio testado

Por fim, outra vantagem de apostar em uma franquia é que seu modelo de negócio, produtos ou serviços já foram testados e previamente aceitos.

Ela já possui seu mercado e consumidores definidos, o que dá muito mais segurança em qualquer área de atuação do que seria com uma empresa que está começando do zero e ninguém nunca ouviu falar.

Com esses benefícios, esse modelo de negócio só tende a crescer. Muitos empreendedores encontram nesse tipo de empresa uma forma de investir correndo menos riscos, e com mais chances de sucesso.

Porém, vale conferir se o ideal para você é apostar em uma franquia ou começar um negócio do zero.

4  dicas sobre como realizar uma boa gestão de franquias!

Comunicação

A comunicação clara, honesta e leve é um dos pontos principais para uma parceria de sucesso.

Todas as partes envolvidas devem estar aptas a ouvir e encorajadas a opinar, aplicando assim uma visão sistêmica do negócio.

Além disso, é importante também desenvolver uma visão crítica para aplicar as mudanças necessárias, a fim de beneficiar toda a rede.

Realizando pesquisas internas de satisfação é possível perceber em quais pontos a gestão pode melhorar. Dessa forma, as unidades se sentirão valorizadas e mais satisfeitas com a rede.

Do contrário, é possível que os franqueados se sentirem menosprezados, tanto por acreditarem que não estão tendo suas expectativas atendidas, quanto por não receberem o suporte essencial para crescer.

Isso é muito valioso para a marca, pois assim que o franqueado se convence do valor da marca, ele será o primeiro a divulgá-la no mercado de atuação.

Capacitação e treinamento

Agora que você já sabe quais são os motivos para apostar em uma franquia, chegou a hora de conhecer a segunda dica de como você pode realizar uma boa gestão da mesma.

Conhecer o mercado é o passo principal para uma boa gestão de franquias. É importante estudar a fundo os seus principais concorrentes, o comportamento dos consumidores, os fatores externos que podem influenciar seu negócio.

Porém, constantemente surgem práticas e ferramentas inovadoras no mundo dos negócios. Lembre-se que o franqueado tem um papel importante no treinamento e capacitação dessas pessoas.

Apostar em cursos e conversas com outros franqueados que já atuem há mais tempo é apostar no sucesso.

Com isso, o empreendedor está apostando em novas ideias, criatividade na tomada de decisões, e estratégias de direcionamento de recursos da forma correta.

É importante que o franqueado também participe de eventos e programas de treinamento, pois assim ele pode passar os conhecimentos para toda a equipe, garantindo que todos estejam alinhados com os objetivos e regras da franqueadora.

Meça os resultados

Se você estabeleceu objetivos e resultados a serem alcançados, é indispensável pensar em instalar indicadores de monitoramento do desempenho da sua equipe.

Do contrário, fica quase impossível encontrar as dificuldades, quais áreas devem ser ajustadas e quais ações servem para contornar resultados ruins.

Alguns exemplos de indicadores que não podem ser deixados de lado são o ticket médio, volume de vendas, taxa de conversão e a lucratividade. Mas não basta ter os números, é preciso também analisar os dados.

Você pode também procurar por um sistema online que armazene todas as informações na nuvem, de forma a compilar as informações em tempo real. Tendo acesso ao relatório de vendas, estoque e produtos, é possível saber o que acontece na rede sem precisar estar presente em todas as franquias.

Assim, é possível automatizar tarefas, comunicar-se com os franqueados, compartilhar materiais e arquivos de apoio, e organizar as compras das suas unidades com os fornecedores homologados. Todas as informações ficam a sua disposição.

Investir em uma plataforma para gestão da rede é essencial para otimizar o tempo e para ter controle sobre as informações. É a forma mais efetiva e segura de manter uma gestão inteligente.

Fique atento ao financeiro

A última dica para apostar em uma franquia e fazer uma boa gestão dela é: Nunca se deve negligenciar os controles de custos, o fluxo de caixa e o planejamento financeiro de uma gestão de franquias.

O desempenho do negócio pode ser altamente prejudicado pela falta de conhecimento da parte financeira, fazendo com que o retorno esperado não seja alcançado.

Um dos erros fatais que pode arruinar seu negócio é não realizar demonstrativos de resultados. Misturar as finanças pessoas com as da empresa também é um ponto crucial a se prestar atenção. U

ma franquia nunca conseguirá sobreviver se não tiver um controle financeiro bem organizado.

O ideal é que o franqueado busque por softwares que realizem a gestão das contas a serem pagas de forma automatizada, e integração de cartão de crédito com o fluxo de caixa.


Agora que você já conhece as vantagens de optar por uma franquia, que tal abrir a sua? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta