Skip to content

Livros que todo empreendedor de primeira viagem deve ler

O que você verá neste artigo:

Ideias surgem a todo instante, mas nem toda boa ideia irá originar um negócio de sucesso e de valor. Para conseguir atingir esse objetivo é preciso estar preparado e nada melhor do que utilizar a leitura como uma necessária ferramenta de informação e construção de valores empreendedores que farão a diferença. 

Entender sobre administração de empresas, gestão de equipe, nichos de mercado, como conhecer o público, é essencial para se manter competitivo, além do conhecimento do produto ou serviço em si.

Por isso, confira pelo menos sete livros para empreendedores que não podem faltar na sua estante!

Confira abaixo livros que todos os empreendedores de sucesso precisam ler:

“O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg

Não há nada mais poderoso para qualquer conquista do que os seus hábitos. O que você faz, o que você pensa e como você toma decisões estão relacionados a hábitos que você constrói ao longo do tempo.

Para obter sucesso é preciso desconstruir alguns desses hábitos e transformá-los em opções vencedoras para uma vida de sucesso. Para quem quer comandar uma empresa, ter os hábitos certos e saber como reprogramá-los é fundamental e é exatamente o que “O Poder do Hábito” traz, sendo indispensável para novos empreendedores.

Esse é um dos livros para empreendedores porque apresenta cases de sucesso que vão de campeões olímpicos a empresários de multinacionais, permitindo que esse profissional descubra como elevar o seu potencial ao máximo.  

“Empreendedores Extraordinários”, de John A. Byrne

Novos empreendedores precisam de motivação e principalmente saber que todo empresário de sucesso um dia já esteve em seu lugar – e é exatamente essa a proposta do “Empreendedores Extraordinários”.

No livro, 25 empreendedores de sucesso contam suas histórias, seus processos criativos e dão conselhos valiosos para quem quer não apenas ter uma empresa de sucesso, mas, sim, uma empresa totalmente revolucionária.

“Dobre Seus Lucros”, de Bob Fifer

Em tempos de crise e até mesmo de maior competitividade, os lucros são quem mais sofrem, mas e se houvesse uma forma de aumentar e potencializar os ganhos de sua empresa?

O “Dobre Seus Lucros” é um dos livros para empreendedores que traz uma análise sobre grandes companhias norte-americanas e que ensina como melhorar o relacionamento com fornecedores, melhorar a produtividade da equipe de vendas, otimizar os custos, aumentar a produtividade e, com isso, elevar os seus lucros.

“O Empreendedor Viável”, de André Telles e Carlos Matos

O mundo do empreendedorismo atualmente encontra uma avalanche de start-up, as famosas empresas de baixo custo e com alto potencial escalável. Como no mundo dos negócios em geral, nem todas sobrevivem – e o fator que determina o seu destino está nos empresários.

Por isso, o livro “O Empreendedor Viável” traz uma abordagem de como empreendedores devem oferecer o mínimo de segurança a seus investidores para criarem um plano de negócios que será efetivo e, consequentemente, gerará lucros. Além disso, o livro também traz dicas de como escolher a ideia, como se apresentar e, principalmente, uma análise da importância da paixão ao realizar o serviço.

“Feitas para Servir”, de Frances Frei e Anne Morriss  

O conceito de entregar excelência em serviços e produtos de valor é cada vez mais fundamental para o sucesso de uma empresa. Colocar os clientes em primeiro lugar é um dos passos mais importantes nesse processo e é exatamente graças a essa necessidade que o “Feitas para Servir” ensina como lucrar ao colocar o cliente como centro do negócio.

Para empreendedores novos isso é ainda mais importante, porque essa estratégia pode ser o que fará a empresa conseguir ou não atrair e manter clientes interessados em seu novo negócio.

“Gestão do Capital Humano”, de Angela Baron e Michael Armstrong

O que muitos empreendedores não sabem, especialmente os novos, é que gerenciar talentos e pessoas da forma correta pode ser fundamental para ter ou não sucesso.

O livro “Gestão do Capital Humano”, por sua vez, traz a estratégia de analisar, medir, avaliar e otimizar práticas pessoais para gerar efeitos positivos e de valor nos negócios e seus resultados, afinal, o que diferencia uma empresa de outra são as pessoas. Esse é um dos livros que todo empreendedor de primeira viagem deve ler e ter na sua estante.

“Conectados: Mas Muito Distraídos”, de Sidnei Oliveira

Os novos empreendedores, tanto pela falta de experiência quanto pela idade, encontraram no “Conectados: Mas Muito Distraídos” uma análise sobre as principais angústias da geração Y, que é mais ambiciosa e sonhadora do que nunca.

Com histórias de seis jovens em busca de sucesso e utilizando técnicas e teorias consagradas, o autor mostra como o novo empreendedor pode utilizar a estratégia correta para atingir o sucesso.

“A Universidade de Sucesso”, de Og Mandino

Referência para quem quer se tornar um empreendedor bem-sucedido, “A Universidade de Sucesso” é uma coletânea de tópicos de diversas áreas do conhecimento que um empreendedor terá que lidar em seu dia a dia. Alguns assuntos sobre os quais a obra trata são como usar melhor suas qualidades; como encontrar coragem para correr riscos; como parar de adiar decisões; como construir reservas financeiras; como se comportar como vencedor; e como ser dono de sua vida. 

“Negócios digitais: Aprenda a usar o real poder da internet nos seus negócios”, de Alan Pakes

Com as técnicas, você entender como usar o poder da internet para criar e impulsionar negócios, conferindo experiências bem-sucedidas relacionadas à mindset, e-mail, produto, audiência, relacionamento com o público, o livro traz um modelo novo sobre criação de negócios rentáveis com recursos iniciais limitados.

“De Zero a Um”, de Peter Thiel

O livro “Zero a Um” foge de estruturas que tentam te ensinar fórmulas mágicas para empreender. O conteúdo do livro gira em torno da inovação e como isso, sim, faz parte do sucesso de um negócio.

“Incansáveis”, de Maurício Benvenutti

Benvenutti mostra como pessoas que criam seus negócios em garagens conseguem engolir corporações tradicionais e criam oportunidades transformadoras. 

“O Mito do Empreendedor”, de Michael E. Gerber

Neste livro, Gerber defende que o segredo para se ter uma empresa de sucesso é possuir simultaneamente 3 perfis de liderança: o empreendedor, o administrador e o técnico.

“Aventuras empresariais”, de John Brooks

A obra mostra que o poder das decisões é capaz de alavancar uma empresa ou dizimá-la. Pessoas são essenciais para realizar o negócio, assim como nome, design e pesquisa de opinião.

“Startup: Manual do Empreendedor”, de Steve Blank e Bob Dorf

Em Manual do Empreendedor, Steve Blank e Bob Dorf falam sobre a existência de 5 tipos de startups: as escaláveis, compráveis, empreendedorismo social, grandes empresas e pequenos negócios.

Os autores defendem a implementação de 14 princípios na hora de construir uma empresa, que possuem como base o relacionamento com o consumidor.

“O lado difícil das situações difíceis”, de Ben Horowitz

O autor conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia. Horowitz analisa os problemas que os empresários enfrentam diariamente e aponta caminhos sobre como lidar com eles.

“A Estratégia do Oceano Azul”, de W. Chan Kin e Renée Mauborgne

Após um estudo envolvendo 150 movimentos estratégicos, de 30 setores diferentes, os autores afirmam que o sucesso dos negócios acontece por meio da criação de “oceanos azuis”, que são novos espaços de mercado com potencial de crescimento. A obra mostra como os empreendedores podem seguir princípios e usar ferramentas para desbravar novos oceanos azuis, fugindo do que eles chamam de “oceano vermelho”

Baixe o e-book completo “Como abrir uma empresa?”

Abrir e comandar uma empresa não é nada fácil. Mas o Abertura Simples tem a missão de te ajudar! Baixe o e-book “Como abrir uma empresa? Manual completo” e tenha acesso ao conteúdo exclusivo com o passo a passo para abrir seu próprio negócio. O material é disponibilizado gratuitamente. Baixe agora mesmo!

Refazendo sua biblioteca? Confira esses sete livros para empreendedores de primeira viagem que não devem faltar na sua estante!

Os livros para empreendedores de primeira viagem incluem conceitos fundamentais que vão desde ter a melhor e mais viável ideia até estabelecer os padrões que irão nortear as operações da empresa, conseguindo mais clientes e atingindo melhores resultados. Em sua opinião, qual outro livro não pode ficar de fora? Comente com as suas sugestões!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

Você também pode gostar desses Conteúdos

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!