Liderança sustentável dialoga com uma agenda que cada vez mais ganha espaço no cenário mercadológico e globalizado. A preservação da humanidade está diretamente ligada ao sucesso empresarial
Liderança sustentável é uma expressão popularizada, a fim de trazer às chefias de organizações a associação à agenda ambiental. No entanto, a sustentabilidade está muito ligada a ações conscientes em qualquer que seja a organização.
Os resultados alcançados por uma liderança sustentável em qualquer negócio ultrapassam os limites da satisfação financeira, abrangendo também as mudanças que acompanham o mundo: o conceito abraça a responsabilidade ambiental, social e econômica.
De olho nisso, listamos algumas razões para você entender mais sobre a importância da liderança sustentável na contemporaneidade.
Razões para acreditar na sustentabilidade como foco de mudança do próprio espaço
Pacto Global da ONU
O Pacto Global da ONU foi criado como forma de atrair empresas para políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Em 2005, eram pouco mais de 2.500 nomes dentro do projeto. Hoje, o crescimento foi tamanho que o pacto agrega cerca de 10 mil corporações.
Investimentos institucionais
Cerca de 1.200 investidores institucionais na atualidade estão tomando decisões com base em engajamento empresarial acerca de responsabilidade ambiental ou transparência no olhar sobre essas problemáticas.
Economia
Pensar sustentavelmente é pensar de maneira mais econômica, uma vez que as pequenas atitudes já no dia a dia já fazem a diferença, como diminuir o consumo de energia e de água, ou reciclar materiais. Colaborar para o reaproveitamento, em grande escala, pode ser uma solução bastante fácil para direcionar gastos em coisas mais importantes.
Tendência de mercado
Está na moda: e isso é muito bom! Cada vez mais as pessoas repensam seus hábitos de consumo, como forma de atenuar os impactos socioambientais negativos que suas ações podem trazer. De fato, empresas que mostram preocupação e dão visibilidade à pauta da sustentabilidade são enxergadas com bons olhos pela sociedade.
Impactos sociais e imagem positiva da sustentabilidade
Verde
Dar as mãos à sustentabilidade é colaborar com a expansão e a manutenção de áreas verdes, ao passo que é fundamental para o melhor aproveitamento do espaço urbano: lugares arborizados são melhores para a saúde, para o clima, para a sensação térmica, para o bem-estar.
Empatia
Uma liderança sustentável se diferencia das demais porque pensa de um jeito incomum: enxergar as vulnerabilidades sociais ao nosso redor nos torna mais capazes de lidar com desafios humanitários, e estes são mais frequentes do que um empresário pode imaginar.
Desenvolvimento social
Produzir materiais ambientalmente sustentáveis é uma ação que, por si só, não faz de seu líder um nato responsável social. No entanto, outras visões empáticas de mundo, como o combate ao trabalho escravo e à desigualdade, são atitudes que devem estar na ponta do lápis de um empresário que deseja sucesso nesse setor.
Amplitude de visão de mundo
A sustentabilidade apresenta um estímulo interessante: compreendemos que nosso espaço no mundo está diretamente ligado a todo o resto da humanidade, e portanto, devemos preservar os patrimônios que estiverem ao nosso alcance. É disso que depende nossa própria sobrevivência.
Gostou do artigo? Se inspirou para promover ideias que liguem sua marca à ideia da sustentabilidade? Então leia mais sobre marketing sustentável em um dos nossos textos sobre o tema!
1 Comment
[…] ambientais e trabalhar em prol de melhorias nos equipamentos e estrutura fazem da sua marca “verde”, valorizando-a no mercado de […]