Skip to content

Entenda a importância da consultoria ambiental para sua empresa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Meio ambiente é, definitivamente, a grande pauta do século 21. Entender a importância da consultoria ambiental faz parte do jogo de uma boa gestão.

Você sabe sobre a importância da consultoria ambiental? Já ouviu falar no assunto? Hoje, é certo que a sustentabilidade é uma das pautas prioritárias do século. O tema meio ambiente anda muito em rodas de debates, infelizmente por motivos tristes e desesperançosos.

No entanto, atividades industriais ou até agropastoris podem afetar o meio ambiente quando geridas de forma incorreta. Além do mais, muitos órgãos públicos, tanto no âmbito federal, quanto estaduais e municipais, possuem leis rígidas para punir infrações para empresas que desrespeitam o código ambiental.

As punições aplicadas a quem infringir as leis podiam variar de multas até a obrigatoriedade da suspensão de atividades da empresa. Existem muitas particularidades em cada segmento. Um dos problemas registrados é que muitos empreendedores não possuem conhecimento em legislação ambiental, que está sempre sendo alterada devido ao trabalho de parlamentares municipais, estaduais e federais.

Este é um dos muitos motivos que devem levar você a entender a importância da consultoria ambiental para a sua empresa. Você pode e deve procurar o serviço de empresas que façam essa consultoria, ou ainda buscar profissionais capacitados com experiência no ramo.

A real importância da consultoria ambiental

A consultoria ambiental consiste em um processo que avalia os danos e consequências ao meio ambiente, bem como as biológicas, que podem ser provocadas por determinado projeto de uma empresa. Ou ainda, em outras palavras, por todo o processo produtivo do negócio.

Com essa análise feita, a consultoria ambiental pode ajudar a empresa a se adequar à legislação vigente, reduzindo, evitando ou simplesmente não provocando os estragos que podem ser causados pelo meio ambiente.

Cabe ao profissional da consultoria ambiental fazer um diagnóstico com possíveis resoluções para o problema, além de fiscalizar todos os processos e planejamento da empresa.

Contratar uma consultoria ambiental é mais do que um gasto: é um investimento. Além de se evitar as multas que podem ser aplicadas quando a legislação ambiental não é respeitada, sua presença garante boa imagem à marca, já que responsabilidade social e sustentabilidade agregam valor a qualquer empreendimento.

Depois de se elaborar, na primeira fase, um Plano de Controle Ambiental, a consultoria ambiental deve fazer estudos, relatórios e adequações físicas junto a outros profissionais. Dentre os escolhidos, podem estar engenheiros civil e ambiental, bem como geólogo e biólogo, e outros com atuação na área ambiental.

Alguns projetos e documentos básicos necessários podem ser destacados, tais como a drenagem pluvial, o sistema de tratamento de efluentes, o depósito temporário de resíduos, o plano de gerenciamento de resíduos sólidos, o projeto técnico de restituição da flora, o relatório de controle ambiental e o estudo e relatório de impacto ambiental.

Outras ações podem ser descritas, como o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, os levantamentos topográfico e arquitetônico, a retificação de águas e os estudos para redução de consumo de água e energia e para fornecimento e disponibilidade hídrica.

Uma vez pronto o licenciamento, o consultor ambiental poderá realizar alguns procedimentos, como o acompanhamento de condicionais ambientais, o monitoramento ambiental relativo a questões hídricas, resíduos, efluentes e ruído, palestras e cursos de conscientização sobre reciclagem, uso racional de água, coleta seletiva, etc.

Também pode ser feita uma auditoria ambiental preventiva. Com o laudo em mãos, caberá ao profissional responsável entender se os parâmetros pesquisados estão de acordo com o permitido por lei, e apresentá-los em caso de fiscalização. Em caso de discrepância, o consultor ambiental deverá orientar o dono da empresa a fazer as modificações necessárias.

Com alto ou baixo potencial industrial ou consumidor de recursos naturais, todo empreendedor deve considerar a contratação de uma consultoria ambiental. Além do mais, desenvolver palestras ambientais e trabalhar em prol de melhorias nos equipamentos e estrutura fazem da sua marca “verde”, valorizando-a no mercado de sustentabilidade.

Gostou do conteúdo? Está decidido que o seu ambiente de trabalho pode ser mais eco e sustentável? Isso pode ser mais simples do que você imagina. Basta clicar aqui e ler outro artigo nosso falando sobre medidas simples que qualquer empreendedor pode adotar.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário