Confira aqui oito tecnologias revolucionárias que já existem, mas que se tornaram ainda mais comuns na nossa rotina até 2020
É bastante comum imaginar como será o futuro e fazer conjecturas do que podemos esperar daqui algumas décadas (quem sabe finalmente carros voadores ou hoverboards?). Hoje, já temos várias tecnologias emergentes que serão aprimoradas nos próximos anos e que até 2020 devem se popularizar imensamente.
Se já tivemos tantas mudanças significativas nos últimos 35 anos, é no mínimo empolgante idealizar as novidades até a próxima década! Há dez anos era impossível imaginar que teríamos smartphones tão poderosos quanto temos hoje. Se isso hoje parece normal, o que podemos esperar para o restante da década? Todas as tecnologias revolucionárias que citamos a seguir já chegaram aos ouvidos de boa parte da população. Mas até 2020, elas terão impactos ainda maiores em todos os setores em escala mundial! Continue lendo:
8 tecnologias revolucionárias para até 2020:
Carros autônomos
Imagine um carro que dirija sem a necessidade de uma pessoa. Os carros autônomos mudarão a dinâmica do trânsito e a ação das montadoras. Essa tecnologia já existe, mas o seu lançamento oficial para o público esta previsto para 2020. A tendência é que a tecnologia se popularize apenas cinco anos depois com um melhor custo-benefício.
Inteligência artificial
Essa área tem uma grande importância, o que pode ser explicado pelo constante desenvolvimento e avanços da inteligência artificial ao longo dos anos e sua forte presença nas empresas do Vale do Silício. De acordo com o TOTVS, a combinação de aplicativos móveis, dados e inteligência artificial causará transformações em vários segmentos, como saúde, serviços financeiros, manufatura e varejo, o que possibilitará mais vantagens aos consumidores.
Robótica
A robótica reúne diversas formas de automação, desde tarefas físicas e intelectuais até serviços de atendimento ao cliente. Até 2019, 25% das funções nas indústrias sofreram mudanças com a utilização de robôs, de acordo com a consultoria Forrester. No entanto, os humanos desempenharam novos cargos estratégicos.
Bitcoins e Blockchain
O blockchain funciona como uma base de dados de transações distribuídas em vários terminais com o objetivo de oferecer segurança na utilização dos bitcoins. Esse termo é utilizado para se referir as moedas virtuais, que estão se tornando cada vez mais populares. Com a tecnologia, não é possível usar a mesma moeda duas vezes ou mais, gerando mais transparência e segurança nas transações.
Realidade Virtual e Realidade Aumentada
A realidade virtual permite que a pessoa tenha a sensação de estar em um ambiente tridimensional, criado por computadores, através de dispositivos multisensoriais. Já a realidade aumentada leva elementos do mundo virtual para o mundo real. Ambas podem gerar avanços nas áreas do turimo e da educação, melhorando a experiência dos usuários.
Impressora 3D
A atuação da impressora 3D já é comum na rotina de muitas empresas, mas em um futuro próximo ela será ainda mais abrangente. Destaca-se a fabricação de produtos e bioempressão de membros do corpo humano, como próteses e transplantes. Existe, por exemplo, a manufatura aditiva, que é capaz de fabricar peças com geometrias complexas, o que é indicado para as etapas mais difíceis da produção.
Biotecnologia
A biotecnologia desempenhará um papel importante para atender à demanda global. Por exemplo, nos alimentos, combustíveis e materiais biodegradáveis, alinhado a preocupação com o meio ambiente. Um mercado promissor é o brasileiro, logo que empresas do país estão investindo pesado em pesquisas na área de biotecnologia.
Computação, redes e Internet das Coisas
A internet das coisas conecta os objetos à rede mundial de computadores, permitindo uma troca de dados entre ambos. Dessa forma, é facilitado o controle de entregas na área logística e mapeamento das áreas agrícolas das plantações com drones.
E aí, já conhecia todas essas tecnologias revolucionárias? Conhece outras que podem impactar o mundo até 2020? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
Fonte: Tecmundo
No comment yet, add your voice below!