Você já ouviu falar nos 8Ps do marketing digital?
O brasileiro passa horas e horas navegando, comprando, pesquisando e se conectando na internet. Isso mostra claramente a necessidade que os empreendedores têm de criarem uma presença online para conseguirem atingir essas pessoas. Porém, muitas pessoas não encontraram ainda a melhor forma de vender seus produtos e se relacionar com o público-alvo.
O marketing tradicional, segundo Kotler, é definido por 4 Ps (produto, preço, praça e promoção), que é conhecido como “Mix de Marketing“. Porém, quando falamos em marketing digital, essa estratégia já não faz mais tanto sentido.
Como muita coisa mudou nos últimos tempos, especialmente na maneira como pessoas e marcas se relacionam, o professor e escritor Conrado Adolpho desenvolveu a metodologia dos 8Ps do marketing digital, que busca adequar o marketing à linguagem da internet. Continue lendo para entender:
8Ps do marketing digital
Pesquisa
Ter um bom entendimento do seu público-alvo e do mercado é essencial para entender suas oportunidades de divulgação, e também qual o tipo de conteúdo que você deverá abordar. Algumas ferramentas podem te ajudar muito a fazer essa pesquisa, revelando informações demográficas e até comportamentais das pessoas que estão acessando seu site.
Planejamento
Uma estratégia de Marketing Digital pode englobar em si várias estratégias e ações diferentes. Pode parecer um tanto complicado, mas não é: ao mesmo tempo que você utiliza das redes sociais, você pode utilizar também estratégias de SEO e mídia paga. Para não acabar se perdendo em tantas vertentes, é essencial desenvolver um bom planejamento. Além disso, um plano de ação também é muito importante para poder medir os resultados, e otimizar a promoção.
Produção
A produção de conteúdo é uma das melhores estratégias do Marketing Digital. A produção de conteúdo é uma das melhores estratégias do Marketing Digital. Independente do canal que você decidir utilizar, seja texto ou vídeo, é essencial produzir conteúdo que seja útil e relevante para seu público. Isso irá aumentar a sua visibilidade online e entregar valor para seus consumidores ou possíveis clientes.
Publicação
Com o conteúdo relevante feito, é hora de publicá-los nos canais certos. Se você optar por textos, poste-os no seu site; se a aposta for em vídeos, utilize o Youtube ou o Vimeo como suas plataformas. E não se esqueça, sempre otimize o seu conteúdo para SEO, pois isso garante um melhor posicionamento nos motores de busca como o Google, consequentemente aumentando a visibilidade da sua marca.
Promoção
Assim que o seu conteúdo for publicado, será necessário também promovê-lo para atingir o máximo de pessoas possível. Utilize as informações coletadas na fase de pesquisa para não perder tempo e recursos promovendo seu conteúdo onde seu público não está.
DICA: Vale a pena investir em mídia patrocinada, mas não promova qualquer conteúdo, e nem faça ações muito agressivas. No marketing digital, não basta empurrar o seu produto para que o cliente o compre, você precisará criar um relacionamento saudável e duradouro.
Propagação
Conteúdo criado, publicado e promovido… Agora, ele deve chegar para o maior número de pessoas possível, e é seu trabalho fazer com que ele seja compartilhado cada vez mais. Se seus clientes gostarem do conteúdo, a chance de eles compartilharem é ainda maior, mas você também pode fazer um esforço para chegar até as pessoas certas. Além das redes sociais, você pode compartilhar seu conteúdo em fóruns e blogs.
Personalização
Se você conhece bem o seu público-alvo, então você deve imaginar que ele possui uma linguagem própria, necessidades, desejos, etc. No início, é muito provável que você ainda não tenha clareza de qual a melhor forma de se comunicar com esse público, porém será necessário entendê-lo perfeitamente para personalizar os seus conteúdos ao ponto de essas pessoas se identificarem com a sua marca.
Precisão
Por fim, uma das maiores vantagens do marketing digital: a possibilidade de mensuração. Como já explicamos, como o marketing digital é possível acompanhar e mensurar os resultados de cada ação. Por isso, é possível entender e analisar com precisão o perfil das pessoas que estão interagindo com a sua marca e, a partir disso, criar cada vez mais conteúdo relevante e precioso.
O brasileiro passa horas e horas navegando, comprando, pesquisando e se conectando na internet. Isso mostra claramente a necessidade que os empreendedores têm de criarem uma presença online para conseguirem atingir essas pessoas.
Porém, muitas pessoas não encontraram ainda a melhor forma de vender seus produtos e se relacionar com o público-alvo. A metodologia dos 8Ps do marketing digital pode ajudar qualquer empreendedor nesse momento. Siga esses passos e faça sucesso na internet!
Você já conhecia os 8Ps do marketing digital? Conhece dicas que poderiam ajudar outros empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
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