9 estratégias de endomarketing para aplicar na sua empresa

 em Marketing e Inovação

Para que uma empresa possa conquistar seus clientes, parceiros e patrocinadores, é essencial que ela trabalhe também sua comunicação com os colaboradores. É por isso que existem as estratégias de endomarketing. Essas são responsáveis por criar um ambiente de trabalho mais agradável, impactando diretamente na produtividade no trabalho e rendimento do negócio.
O endomarketing tem como principal objetivo motivar seus colaboradores, para que eles sintam que fazem parte do crescimento da empresa e se tornem os principais representantes da mesma.
Porém vale ressaltar que o planejamento de endomarketing de uma organização não se resume a ações isoladas ou apenas motivacionais, e não deve ser utilizado apenas em momentos de dificuldades. É necessário criá-lo a partir dos valores da empresa e estruturar muito bem para alcançar seu real objetivo.

9 estratégias de endomarketing para sua empresa:

Benefícios extra aos colaboradores

Além do plano de saúde, vale-alimentação e auxílio transporte, existem outras vantagens que podem ser oferecidas aos colaboradores. Algumas opções são: cupons de desconto, convênios com academias, home office, espaço para animais ou crianças pequenas, etc.
É interessante oferecer benefícios diferenciados que podem auxiliar no bem estar dos funcionários. Isso estimula a qualidade de vida e faz com que o colaborador sinta que a empresa confia em seu comprometimento e competência.
Algumas empresas trabalham também com bonificação para os melhores desempenhos, com algum bônus ou premiação. Pode ser um valor equivalente a certa porcentagem do salário, ou viagens e eletrodomésticos.

Realização de palestras e eventos motivacionais

Essa é uma peça importante para acrescentar positivamente no desenvolvimento pessoal e profissional de cada um dos colaboradores. As palestras motivacionais funcionam como um incentivo aos funcionários para crescerem ou focarem em um projeto.
Além disso, ajudam também a expor a missão e visão da empresa, quais suas metas e como elas podem ser alcançadas com trabalho conjunto e muita dedicação. Os colaboradores devem sentir que fazem a diferença, caso contrário, será difícil conseguir o engajamento que se espera.

Comunicação interna

Uma das estratégias de endomarketing mais importante para a melhoria do ambiente de trabalho é a comunicação interna. Sua empresa pode – e deve – manter um canal direto com seus colaboradores. Assim, todos tem acesso fácil às atividades da empresa.
Isso é de extrema importância para que exista uma boa comunicação, onde os funcionários também têm voz ativa e podem sugerir melhorias nos processos internos da empresa. É possível criar canais de comunicação simples, como informativos, murais, folhetins, jornal interno e intranet.

Espalhe os bons exemplos

Para manter um bom ambiente empresarial, você pode investir em ações que demonstrem os resultados atingidos por aqueles colaboradores que conseguiram se sair acima da média e atingiram resultados excepcionais. Ideias e práticas inovadoras, soluções criativas e iniciativas próprias também são outros exemplos que devem ser mencionados em reuniões, pregados em murais e utilizados como modelo de boas práticas.
Isso servirá como um incentivo para uma competição saudável pelo reconhecimento no trabalho, de forma que toda a empresa realize esse tipo de comportamento e busque uma melhora contínua. Mas não se esqueça de pedir autorização antes de expor algum colaborador.

Espaços e eventos colaborativos

Happyhours e festas corporativas são as iniciativas mais comuns para aumentar a proximidade e amizade entre colaboradores. Um encontro mais descontraído, como um almoço ou café da manhã mensal, é uma oportunidade ideal para que todos possam se conhecer melhor e trocar ideias.
No entanto, a empresa pode ir além e criar grupos que visam aumentar o conhecimento e bem estar dos funcionários por meio da troca de experiências e crescimento intelectual. Esses grupos fazem com que a integração entre pessoas vá muito além do ambiente empresarial.
Além de descontrair e aliviar do stress causado pelo trabalho diário, essas ocasiões são perfeitas para desenvolver o senso de coletividade da equipe. Além disso, faz com que as pessoas percebam que são fundamentais não apenas nos processos internos da empresa, mas também na formação de uma sociedade melhor.

Vídeos institucionais

Já foi comprovado através de pesquisas que os vídeos são a forma de mídia que mais chama a atenção no mundo. Ao invés de utilizar apenas banners, placas e cartazes, grave também vídeos que expressem a missão, visão e valores da empresa. Utilize imagens internas, dos funcionários trabalhando, para demonstrar a valorização dos profissionais que ali estão.
Este vídeo pode ir tanto para o site da empresa, quanto para plataformas de vídeo como o Youtube. Isso irá gerar mais visibilidade para o seu negócio, além de despertar maior interesse dos profissionais em trabalhar nele, e satisfazer os colaboradores existentes.

Capacitação dos colaboradores

Ainda mais do que benefícios e vantagens, é importante também cuidar de questões intangíveis aos funcionários, como o conhecimento. Quando a empresa investe em treinamento, ela está apostando em profissionais mais preparados para o mercado, que trabalham se sentindo valorizados e motivados. Essa estratégia é essencial para que os funcionários possam melhorar cada vez mais seu perfil profissional em suas respectivas atividades, mantendo-os sempre atualizados.
É essencial também que os funcionários conheçam profundamente os produtos ou serviços com qual a empresa está trabalhando. Por isso, é importante apresentar primeiramente ao público interno quando alguma novidade for lançada, para depois divulga-la ao mercado consumidor.

Desenvolver pesquisas de clima ou satisfação

Assim como é importante realizar pesquisas de satisfação com os clientes, é necessário também realizá-las com os colaboradores. Este tipo de pesquisa costuma ser realizado anualmente ou semestralmente, e permite que os sócios tenham uma visão do clima organizacional da empresa.
Dessa forma eles podem analisar as falhas na comunicação, potenciais problemas entre os funcionários, necessidades e demandas. Em seguida, podem implementar atividades que melhorem o ambiente de trabalho e transformem positivamente a vida dessas pessoas dentro da empresa.

Estabelecer plano de carreira

Empresas que desenvolvem plano de carreira para seus funcionários passam uma imagem de valorização profissional. Além disso, despertam o interesse de pessoas externas para trabalhar nelas. Os colaboradores que já estão dentro se sentem mais motivados, pois enxergam oportunidades de crescimento que podem levá-los à realização profissional e pessoal. Os que estão de fora, sentem uma grande necessidade em trabalhar dentro da empresa.
Começar um plano de carreira não é de grande dificuldade, basta divulgar as oportunidades de cargos maiores para os colaboradores mais capacitados dentro da empresa. Com o passar do tempo, é possível melhorar essa estratégia e profissionalizar ainda mais o negócio.

BÔNUS: 6 empresas que implementaram endomarketing

Grandes empresas como Google, Apple e Fiat são exemplos de sucesso em ações de endomarketing. Elas perceberam a importância de estimular seus funcionários, e construir um bom ambiente de trabalho para se trabalhar.
Veja seis exemplos de empresas que implementaram estratégias de endomarketing e que demonstram como é possível realizar grandes mudanças e alcançar resultados incríveis com um pouco de criatividade:

Google

Os funcionários do Google têm direito a cerca de 20% do tempo de trabalho para se dedicarem a projetos pessoais. Destes projetos, muitas vezes surgem ideias e produtos inovadores para a melhoria da empresa, como foi o caso do Gmail.
A empresa oferece ainda a possibilidade de que os funcionários levem seus cães para a empresa, massagens e yoga grátis, lanches e bebidas grátis por todo o escritório e muito mais. Uma das estratégias de endomarketing da empresa é pagar um total de metade do salário para a família de funcionários falecidos, durante 10 anos.

Foto de uma mesa dentro da empresa Google, representando as estratégias de endomarketing utilizadas por ela

Imagem Divulgação

Fiat

Da mesma forma que cuida de seus clientes externos, a Fiat acredita que deve tratar da mesma forma de sua equipe interna. A empresa promove diversas ações que buscam valorizar seus colaboradores, como por exemplo prioriza-los em testes-drive de lançamentos.
Além de beneficiar os funcionários, também tem uma preocupação em trazer as famílias dos colaboradores para mais perto, oferecendo festas de aniversário, bailes de debutantes, entre outros eventos.

Golden Cross

Assim que percebeu a importância de trabalhar estratégias de endomarketing, a Golden Cross – empresa brasileira de planos de saúde – decidiu investir cerca de R$ 750 mil em marketing interno de suas filiais em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. A intenção era aumentar as vendas e otimizar os resultados.
Este valor foi dividido em diversas prêmios, incluindo valores de compras até mesmo reformas para casa própria para colaboradores. Já para os melhores vendedores, as premiações iam de eletrodomésticos à artigos de casa.

Toyota

Em quesito de estratégias de endomarketing, a Toyota é referência. A empresa aposta em palestras motivacionais, treinamentos e capacitação de seus colaboradores desde o momento da contratação. Assim que um novo colaborador é convocado, ele recebe cinco meses de treinamentos, sendo um mês dedicado a aprender a cultura da empresa. Outros dois meses são reservados para entender e acompanhar o processo de como os carros são produzidos nas fábricas. E por fim, mais dois meses nas concessionárias para se dedicar a entender as necessidades e desejos dos clientes.
Além disso, a Toyota também aposta em trabalhar o relacionamento da empresa e seus colaboradores, desenvolvendo a criatividade e no trabalho em equipe. Na empresa, milhares de propostas e ideias novas são apresentadas e colocadas em pratica ao longo do ano.

Foto de uma das empresas da Toyota, representando as estratégias de endomarketing utilizadas por ela

Imagem Divulgação

Portobello

Uma das maiores fabricantes de cerâmica do país criou um Programa de Desenvolvimento e Crescimento, estabelecendo os passos para crescimento na carreira. Para seu lançamento, a empresa criou gibis onde os personagens principais são os funcionários. As histórias narram os processos do programa e suas interações com os líderes da empresa.
Foram desenvolvidas também cartilhas explicativas e jogos que disseminam a cultura da empresa. De acordo com Carolina Neotti (coordenadora da comunicação do programa) com essas estratégias de endomarketing, a produtividade cresceu 31% entre 2010 e 2014.

Apple

A cultura organizacional da Apple é única: inovação, criatividade e competência. Para promover essa cultura, a empresa utiliza métodos altamente seletivos de recrutamento de funcionários, e extremamente completos quando os treina.
A Apple percebeu que a melhor maneira de promover a imagem da sua marca era através dos funcionários. Em especial, aqueles que trabalham junto aos clientes. Qualquer pessoa que já compareceu a uma loja da Apple já deve ter percebido como os vendedores são especialistas nos produtos que vendem, e estão dispostos a responder qualquer dúvida.
Cada funcionário é defensor da marca e têm como objetivo transformar uma simples visita a loja em uma experiência inesquecível. Para a Apple, os funcionários devem realmente vestir a camisa da marca. Uma verdadeira aula de endomarketing no resultado de produtividade.

Foto de vários funcionários da Apple reunidos abaixo do logo da empresa, representando as estratégias de endomarketing utilizadas por ela

Imagem Divulgação


Pronto para desenvolver essas estratégias de endomarketing na sua empresa? Sabe mais alguma que poderia entrar nessa lista? Comente e nos ajude a tornar nossos artigos ainda melhores.
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Mulher sentada em uma mesa de casa e falando ao telefone, representando a franquia home basedMontagem com representações dos cinco sentidos e o marketing sensorial