É possível abrir empresa com nome sujo? Saiba aqui!

 em Empreendedorismo

Ter um negócio próprio é o sonho de muita gente! Porém, uma dúvida muito comum entre as pessoas que desejam se tornar empreendedoras é: posso abrir empresa com nome sujo? É possível empreender mesmo tendo essa restrição? Bem, pode ficar tranquilo que a resposta para essas perguntas é sim!

Porém, existe uma condição: o CPF deve estar em situação regular na Receita Federal. Por isso, primeiramente gostaríamos de explicar a diferença entre ter o nome sujo e ter o CPF em situação irregular:

Nome sujo

Diz-se “estar com o nome sujo” como um termo popular para restrições de crédito. Ou seja, quando a pessoa deixa de pagar alguma conta, seu nome é encaminhado para o Serasa Experian ou ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). A dívida gera uma negativação, pois o devedor não pode adquirir novos créditos até que consiga retirar seu CPF do cadastro de inadimplentes.

Se você deixa de pagar a dívida para mais de 15 dias do vencimento da mesma, o credor pode acionar o Cartório de Protesto para informá-lo e contatá-lo pela justiça. Além disso, ele também pode encaminhar seu nome no cadastro de devedores dor órgãos de proteção ao crédito como o SPC, que faz análise de crédito para lojistas, e a Serasa, que faz análise de crédito para bancos e instituições financeiras.

CPF irregular

Já o CPF irregular identifica os consumidores que estão com documento cancelado, nulo ou suspenso pela Receita Federal do Brasil. Isso pode se dar por diversos motivos, mas uma das razões mais comuns é ter pendências com o Imposto de Renda. Ou seja, quando a pessoa estava obrigada a declarar mas não declarou, ou declarou alguma pendência e acabou caindo na Malha Fina.

foto de uma mulher digitando em uma calculadora, representando como abrir empresa com nome sujo

É possível abrir empresa com nome sujo?

Como dissemos, é possível sim abrir empresa com nome sujo no SPC ou Serasa. Porém, isso não é o recomendado, pois pode te prejudicar de outras maneiras quando for dar início ao seu negócio.

Por exemplo, abrir uma conta jurídica se tornará algo mais difícil, e suas pendências financeiras podem te bloquear na hora de conseguir financiamentos, empréstimos e créditos em geral.

Por isso, o ideal é ter um bom planejamento financeiro, entendendo o que entra e o que sai de dinheiro no fluxo de caixa para não ter problemas com as contas. Além disso, evite ao máximo as dívidas como: contas, gastos do cartão de crédito e boletos essenciais.

gif de uma pessoa contando dinheiro, representando abrir empresa com nome sujo

Caso você esteja com o nome sujo, consulte os serviços de regularização que tanto o SPC quanto o Serasa oferecem. Com isso, você poderá conferir seus débitos e também negociar de uma forma que caiba melhor no seu bolso. Assim que as dívidas estiverem quitadas, em média de 5 dias úteis você poderá ficar com seu nome limpo.

Agora se sua dívida possui mais de cinco anos ou está em processo de renegociação, isso pode impactar o processo de limpeza de nome. Nesses casos, procure ajuda nos próprios órgãos competentes para que eles te ajudem nesse processo.


E aí, ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Gostaria de deixar alguma dica para outros empreendedores? Está precisando abrir empresa com nome sujo? Conte com o Abertura Simples para isso! Nós damos inicio ao seu negócio para que você não precise se preocupar com nenhuma documentação! Clique no botão abaixo e saiba mais: 

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

foto de um homem apresentando dados para duas pessoas, representando como conseguir investidoresfoto de várias pessoas, representando o que os funcionários querem