Skip to content

Tudo que você precisa saber para abrir um cinema!

O que você verá neste artigo:

Você já pensou em abrir um cinema? Confira abaixo como realizar este sonho!

Ir ao cinema é um dos hábitos mais frequentes dos brasileiros, e é a oportunidade ideal para quem quer conferir as novidades que estão em cartaz. Esse tipo de negócio está associado ao momento de lazer das pessoas. A concorrência é formada principalmente por grandes empresas que representam mais da metade do faturamento total no Brasil, mas que está concentrada nas grandes capitais brasileiras.

Hoje no Brasil ainda existem vários municípios que não possuem salas de cinema. Isso demonstra que há um mercado grande a ser explorado. Pensando nisso, o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para abrir um cinema e se dar bem nos negócios. Confira:

Tudo o que você precisa saber para abrir um cinema

Como montar um cinema?

O investimento neste negócio é bastante elevado, considerando os equipamentos e a estrutura das salas, mas há linhas específicas de crédito e financiamento disponíveis. A lucratividade está baseada mais nos serviços complementares oferecidos, como por exemplo, alimentos e bebidas, venda de espaço de mídia ou aluguel das salas para eventos. Além disso, é possível explorar nichos de mercado, conforme a potencialidade local. A distribuição de filmes está concentrada em poucas grandes empresas, muitas delas internacionais.

Como é o mercado cinematoográfico?

Diversos são os fatores que afetam esse tipo de mercado, desde situações macroeconômicas, que influenciam no poder aquisitivo das pessoas, o surgimento de outros formatos de entretenimento, como Blue Ray, internet, mídias on-line (como Netflix), canais de televisão a cabo e o próprio valor do ingresso, que varia conforme a tecnologia de projeção e as promoções que os empreendimentos realizam. Aplica-se a política de desconto para estudantes e idosos, conforme a legislação. A sazonalidade do mercado consumidor é grande, concentrando-se nos meses de férias escolares e fins de semana. As promoções realizadas para atrair o público durante a semana concentram-se de segunda a quarta-feira e nos primeiros horários do período vespertin.

Após a pandemia de Covid-19, os cinemas ao redor do mundo precisaram fechar as suas portas por conta do isolamento social. Mas agora, neste período de retomada da economia, é possível ver que o mercado cinematográfico continua sendo uma das primeiras opções de lazer que as pessoas escolhem. Segundo os números do Sistema de Controle de Bilheteria (SCB) apontam que o público das salas de cinema brasileiras em 2020 foi de cerca de 39 milhões de espectadores, com uma receita de bilheteria em torno de R$ 630 milhões, o que representa uma redução de 77% em relação a 2019, tanto em público quanto em receita de bilheteria. Agora, em 2021, a bilheteria dos dez filmes mais vistos no Brasil continua a subir, segundo dados da ComScore, a soma do público dos 10 títulos mais vistos no período entre 6 e 9 de maio de 2021 chegou a 176 mil pessoas (contra 142,9 mil na semana passada, e 32 mil na anterior). O crescimento acontece junto com a reabertura dos cinemas em algumas cidades do país.

Como montar um plano de negócios?

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os filmes que irá oferecer em seu cinema, tipo de comida que terá ali dentro, etc. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também quem serão seus futuros clientes, seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Resumo dos principais pontos do plano de negócio:

  • O que é o negócio
  • Quais os principais produtos e/ou serviços
  • Quem serão os seus principais clientes
  • Onde será localizada a empresa
  • O montante de capital a ser investido
  • Qual será o faturamento mensal
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

Quais os tipos de cinema?

Você deve ter em mente também qual será o tipo de cinema que você pretende ter. É possível sim montar uma estrutura maior e tentar atender a todas as demandas existentes, mas é mais seguro focar em apenas uma área. Entre os segmentos existentes, estão:

Cinemas “mainstream”

Costumam exibir grandes filmes no momento da estreia. Geralmente são corporativos ou franqueados, mas nem sempre. Exibe diversos filmes de uma vez só, em várias salas dentro de um mesmo prédio (multiplex);

Cinemas de segunda mão

Especializados em filmes que já foram exibidos nos cinemas “mainstream”;

Cinemas independentes

Exibem filmes independentes, produções especializadas, clássicos, filmes “blockbuster” ou uma combinação de todos eles. Costumam ter apenas uma ou algumas telas. Também podem estar localizados em um bar ou restaurante;

Cinemas “drive-in”

São áreas ao ar livre que exibem filmes em telas grandes para as pessoas que estacionam e assistem de dentro de seus veículos. Precisam de equipamentos de som e de projeção especiais, além de acessos para os carros estacionarem. Os “drive-ins” muitas vezes só podem ser usados nos meses mais quentes do ano. Durante os outros períodos, podem ter outros propósitos, como um espaço para feiras e outros eventos.

Como escolher uma boa localização?

A localização é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento para abrir um cinema, você irá definir a faixa etária e os interesses das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o seu cinema poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Os principais pontos a considerar na hora de abrir um cinema, são:

  • Instalação em municípios de porte médio e bairros populares de grandes cidades;
  • Proximidade a centros comerciais, galerias e shoppings de grande fluxo de pessoas e, preferencialmente, com áreas de lazer;
  • Compatibilidade entre o horário de funcionamento do cinema e dos empreendimentos no seu entorno;
  • Distância de concorrentes diretos;
  • Facilidade de acesso a transportes públicos e estacionamento amplo disponível;
  • Acessibilidade do local, para deficientes e pessoas com dificuldade de locomoção;
  • Energia elétrica disponível ininterruptamente, e espaço para geradores de emergência;
  • Espaço para saídas de emergência.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

Foto de duas mulheres rindo e comendo pipoca, representando como abrir um cinema

Qual a estrutura e equipamentos necessários?

A estrutura de um cinema varia de acordo com o porte, número de funcionários e pessoas atendidas. Basicamente, um cinema é formado pelas seguintes áreas:

  • Bilheteria;
  • Sala de exibição;
  • Sala de espera;
  • Lanchonete e bombonière;
  • Banheiros;
  • Administração.

Os equipamentos necessários para abrir um cinema são:

  • Projetor;
  • Sistema de som;
  • Tela de projeção;
  • Poltronas;
  • Ar-condicionado;
  • Sistema de iluminação das salas, de sinalização no piso, e de emergência;
  • Isolamento acústico;
  • Equipamentos de incêndio e segurança, como sprinklers, extintores, mangueiras de incêndio, portas corta-fogo e portas de emergência com barras antipânico;
  • Balcão de atendimento;
  • Gerador de energia (para emergências em caso de queda de fornecimento).

Não se esqueça de que são necessários também materiais de escritório, como computadores, telefones, impressoras, mobiliário de escritório e um software para administração financeira e contábil.

Você se interessou e quer abrir um cinema? Confira o processo completo e a documentação necessária abaixo!

1 – Identifique o tipo de atividade

Primeiro, é preciso identificar o segmento de atividade que o seu cinema atuará. No entanto, já adiantamos que dentre as três existentes, a que mais se enquadra é o de serviço.

  • Indústria: É caracterizado pela transformação de matéria-prima em produtos a serem comercializados posteriormente;
  • Comércio: Já o comércio é o responsável pela venda dos produtos;
  • Serviços: O terceiro ramo de atividade é a prestação de serviços.

2 – Escolha a natureza jurídica

É indispensável que você verifique a natureza jurídica do seu cinema, pois isso te ajudará a definir o regime jurídico que o seu serviço se enquadra.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização do seu negócio é importantíssimo, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Confira alguns tipos de naturezas jurídicas:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.

3 – Defina o porte da empresa

É importante definir o porte da sua empresa. Uma das principais características para definir esta questão é o faturamento bruto do seu cinema.

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o empresário participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido a empresários individuais e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.

As empresas que faturam acima de R$ 4,8 milhões são classificadas como médias e grandes.

4 – Reúna a documentação necessária

É preciso apresentar alguns documentos na hora de abrir um cinema. Estes documentos possuem prazos a serem cumpridos, pois possuem data de validade. Por isso ressaltamos que nesta etapa você busque a ajuda de um contador especializado no ramo e que atente-se aos prazos. 

Confira os documentos necessários para abrir um cinema:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;

Entre outros documentos específicos da cidade.

5 – Abra um CNPJ 

Após o registro na Junta Comercial, você receberá o NIRE, um Número de Identificação do Registro de Empresa. Este número será solicitado na hora de entrar no site da Receita Federal ao abrir o CNPJ.

Depois você fará o download do Programa Básico de Entrada. O próximo passo é preencher e enviar o documento pessoalmente ou pelos Correios para a Receita Federal;

Como abrir um cinema com sócios?

Além dos documentos citados anteriormente, será necessário apresentar alguns outros caso você abra um cinema com sócios:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Como solicitar um Alvará de Funcionamento?

O Alvará de Funcionamento é um documento que indica que o seu cinema pode exercer as funções no local em que você a instala.

O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou por algum outro Órgão Governamental Municipal, e pode ser solicitado gratuitamente pela internet, na maioria dos Estados.

Por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades econômica, pois cada atividade necessita de um tipo de Alvará diferente

Alguns dos documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:

  • Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

É necessário destacar que a documentação exigida pode variar de acordo com as exigências de cada Município ou com as atividades exercidas.

Exigências legais e específicas

Além dos documentos citados acima, para abrir um cinema você deverá estar de acordo com outras exigências. Estas são:

Obtenção do Alvará de Licença Sanitária – adequado às instalações de acordo com o Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas).

Registro na Ancine – Agência Nacional do Cinema.

Divulgação e dicas

A divulgação do seu cinema é de extrema importância para o seu negócio. O meio de divulgação varia de acordo com a localização e o público alvo escolhido. Não deixe de investir na divulgação online, esse é o principal meio de busca de serviços e produtos.

Esse ramo conta com vários concorrentes, então para se destacar é preciso ter algo de especial. A propaganda no caso do entretenimento está muito associada a descontos e facilidades. Descontos para levar uma pessoa para assistir um filme, desconto na pipoca, descontos em dias da semana, horários especiais e muitos outros.

Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que o seu cinema terá sucesso.

Baixe o e-book completo “Como abrir uma empresa?”

Como vimos, abrir uma empresa não é nada fácil. Mas o Abertura Simples tem a missão de desburocratizar esse processo! Baixe o e-book “Como abrir uma empresa? Manual completo” e tenha acesso ao conteúdo exclusivo com o passo a passo para abrir seu próprio negócio. O material é disponibilizado gratuitamente. Baixe agora mesmo!

Abertura Simples

Nós do Abertura Simples realizamos todo o processo para que o seu cinema seja aberto de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens do Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com o Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

22 Comments

  1. Olá Ana,
    Gostaria de saber mais informações sobre abrir um “Cinema de segunda mão”. Se é legal e o que fazer para obter os filmes.
    Obrigado!

    • Olá Aragonez! Que legal que você se interessou. Poderia passar o seu telefone e também a cidade em que você deseja abrir o seu cinema?

      • Boa Noite, gostaria de mais informações, sobre como abrir um cinema.

        • Oii, Jorge! Como você está?

          Encaminhei um e-mail para você com um material e informações que irão te ajudar na abertura do seu negócio. Espero que goste!

          Obrigada por entrar em contato conosco!

  2. como funciona o Cinemas de segunda mão, e como é as parte legais desse serviço ?

  3. como faço para abri um Cinemas de segunda mão e o que fazer para obter os filmes

  4. Olá bom dia!!! Gostaria de saber a respeito do cinema independente
    Minha cidade Xique-xique-Ba

  5. Olá, tenhi interesse de abrir um cinema no município de Brasileia no Acre. Mas me preocupo com os Direito autorais. Me ajuda

  6. Olá, Ana, boa tarde, Ana queria ter maiores informações sobre abrir um cinema

    Grato Davi Lima

  7. Como faço pra obter os filmes? Quero montar um cinema no interior do Maranhão.

  8. Oi Ana, eu gostaria de saber como entrar em contato com uma grande rede de cinema tipo cinepolis, cinemark etc. para me candidatar como franqueado. Já procurei o contato dessas e de outras redes de cinema em todo lugar e não encontro. Quero muito abrir um cinema mainstream na minha cidade porém não consigo qualquer contato com alguém que possa me ajudar nisso. Você poderia me ajudar por favor?

    • Olá, Ana, tudo bem?

      Nossa recomendação é que você entre em contato com um contador, pois ele te ajudará em todos os processo da abertura de um cinema. Para encontrar um contador qualificado, basta acessar: https://aberturasimples.com.br/abrir-empresa/

  9. Boa tarde, gostaria de abrir um cinema em minha cidade, gostaria de ter um pouco mais de conhecimentos legais sobre o assunto.

    • Olá, Fabrício, tudo bem?

      Você precisa ir até a prefeitura para verificar se existe a disponibilidade de abrir um na sua cidade. Em seguida, você precisará tirar um alvará. Também precisará entrar em contato com alguma rede de destruição de filmes. A recomendação é que você entre em contato com contador, pois ele poderá lhe orientar em todos os processos. Para encontrar um contador de confiança, basta acessar: https://aberturasimples.com.br/abrir-empresa/

  10. Olá! Para um cinema do circuito alternativo também é necessária uma rede de distribuição? Fico limitado aos filmes dela?

    • Olá, Joanes, como vai?
      Para sanar essa dúvida, sugiro que você entre em contato diretamente com a rede de distribuidora, pois a legislação varia de acordo com cada instituição.

  11. Olá pessoal boa tarde, gostaria muito de saber mais sobre os cinemas drive-in, quero abrir um aqui na minha cidade.

  12. Gostaria de saber, se tem como entrar no cinema apenas com o documento/certidão de nascimento, ou não da para entrar.

  13. Bom dia, gostaria de abrir um cinema em minha cidade, gostaria de ter um pouco mais de conhecimentos legais sobre o assunto.


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!