Você já pensou em abrir um estacionamento? Confira aqui o passo a passo!
Deixar o carro estacionado em via pública gera o risco de depredação e assalto, com isso os gastos com estacionamentos têm se tornado necessidade para aqueles que querem manter o seu veículo em segurança.
O crescimento da circulação de veículos nas ruas é constante, consequentemente a demanda por espaço de estacionamento para automóveis também cresce. Pensando em tudo isso, o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para abrir um estacionamento e se dar bem nos negócios. Confira:
Tudo o que você precisa saber para abrir um estacionamento
O que é um estacionamento?
Estacionamento é um ramo de atividade que fornece o serviço de guarda de veículos por um determinado período, seja horas, dias ou meses. As grandes cidades se transformaram em sinônimo do caos urbano: engarrafamentos, congestionamentos e desconforto para a população em geral.
São milhares de veículos circulando e quase não há espaço nas ruas para estacionamento. Assim, a presente ideia de negócio se apresenta como uma grande oportunidade para empreendedores brasileiros.
Estacionamentos estão relacionados diretamente à comodidade e segurança das pessoas. As facilidades de acesso a crédito para compra de veículos, a má qualidade e sucateamento dos transportes urbanos de massa e o crescimento desordenado das cidades e da violência ampliam os problemas relacionais aos estacionamentos, causando uma má qualidade de vida para a população de qualquer cidade. Os governos não vislumbram soluções de curto prazo para esses problemas, fazendo desse negócio uma realidade visível.
Estacionamento é um negócio que vive de outras atividades, portanto a proximidade de universidades, centros comerciais, bares, restaurantes, hotéis, cinemas, teatros é fundamental para a sobrevivência do negócio, isto é, os grandes centros urbanos. Este documento não substitui o plano de negócio.
Como é o mercado?
A ampliação da produção de veículos está relacionada ao crescimento da economia, o que proporcionou a oferta de planos de financiamentos com maiores prazos de pagamento.
Em São Paulo, são colocados em circulação 800 novos veículos por dia, enquanto diariamente, nascem 500 crianças.
Os problemas do trânsito caótico, e da degradação da qualidade de vida da população proporcionadas pelo tempo gasto em deslocamento, não são mais privilégios das grandes metrópoles, hoje todas as capitais e até algumas cidades do interior já se preocupam em implantar políticas e ações para melhoria do trânsito urbano
Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (ANFAVEA), em 2005 o Brasil possuía uma frota com 23 milhões de veículos. Atualmente, a estimativa do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) é de que a frota de veículos no final de 2018 era de cerca de 44,8 milhões, sendo 37 milhões de automóveis. Estes números demonstram a grandeza do setor, que mantém 1 veículo para cada 5 habitantes.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Garagens e Estacionamentos do Estado de São Paulo (SINDEPARK), somente na cidade de São Paulo, por exemplo, existem aproximadamente 9.000 garagens, oferecendo um total de 900.000 vagas, com uma média de 70 milhões de veículos atendidos em um mês.
O que é e como montar um plano de negócios?
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Além disso, o plano de negócios detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Deve-se pesquisar também o público que irá frequentar seu estacionamento, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
Resumo dos principais pontos do plano de negócio:
- O que é o negócio?
- Quais os principais produtos e/ou serviços
- Quem serão os seus principais clientes
- Onde será localizada a empresa
- O montante de capital a ser investido
- Qual será o faturamento mensal
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
Escolha um bom local
A localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento para abrir um estacionamento, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.
O ponto ideal para abrir um estacionamento é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização do seu estacionamento e fácil acesso para os clientes. Estacionamento é um negócio que vive de outras atividades, a proximidade com universidades, bares, restaurantes, centro comerciais, teatros, entre outros, é uma boa opção.
É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o seu estacionamento poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.
Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa
Estrutura e equipamentos
Um estacionamento deve contar com uma área mínima de 1000 m². É ideal que se tenha uma área coberta para proteger os carros e clientes de chuva e sol. O piso poderá ser recoberto de cimento, pedregulho ou asfalto.
Não esqueça que são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.
Como abrir um estacionamento?
Atendendo clientes dos setores de engenharia, arquitetura, desenvolvimento de produtos, ao setor de entretenimento, as impressoras 3D se tornam cada vez mais acessíveis. Se você quer entrar neste ramo, mas não sabe como, continue lendo para descobrir!
1 – Identifique o tipo de atividade
Primeiro, é preciso identificar o segmento de atividade que o seu serviço atuará. Existem três designações. No entanto, a que mais se enquadra ao de um estacionamento é o de serviço.
- Indústria: É caracterizado pela transformação de matéria-prima em produtos a serem comercializados posteriormente;
- Comércio: Já o comércio é o responsável pela venda dos produtos;
- Serviços: O terceiro ramo de atividade é a prestação de serviços.
2 – Escolha a natureza jurídica
É indispensável que você verifique a natureza jurídica do seu estacionamento, pois te ajudará a definir o regime jurídico que o seu serviço se enquadra.
Informar a natureza jurídica no ato de formalização do seu negócio é importantíssimo, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Confira alguns tipos de naturezas jurídicas:
- Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
- Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
- Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
- Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.
3 – Defina o porte da empresa
É importante definir o porte da sua empresa. Uma das principais características para definir esta questão é o faturamento bruto da empresa.
- Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o empresário participe como sócio ou titular de outra empresa;
- Microempresa (ME): É permitido a empresários individuais e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil;
- Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.
As empresas que faturam acima de R$ 4,8 milhões são classificadas como médias e grandes.
4 – Reúna a documentação necessária
É preciso apresentar alguns documentos na hora de abrir um estacionamento. Estes documentos possuem prazos a serem cumpridos, pois possuem data de validade. Por isso indicamos que nesta etapa você busque a ajuda de um contador especializado no ramo e que atente-se aos prazos.
Confira os documentos necessários para abrir esta empresa:
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Folha espelho do IRPF;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
5 – Abra um CNPJ
Após o registro na Junta Comercial, você receberá o NIRE, um Número de Identificação do Registro de Empresa. Este número será solicitado na hora de entrar no site da Receita Federal ao abrir o CNPJ.
Depois você fará o download do Programa Básico de Entrada. O próximo passo é preencher e enviar o documento pessoalmente ou pelos Correios para a Receita Federal;
Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa.
Como abrir um estacionamento com sócios?
Além dos documentos citados anteriormente, será necessário apresentar alguns outros caso você abra uma empresa com sócios:
- 1 cópia simples do comprovante de residência;
- Certidão de casamento (se casado);
- 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
- 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.
Alvará de Funcionamento
O Alvará de Funcionamento é um documento que indica que a sua marmitex pode exercer as funções no local em que você a instala.
O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou por algum outro Órgão Governamental Municipal, e pode ser solicitado gratuitamente pela internet, na maioria dos Estados.
Por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades econômica, pois cada atividade necessita de um tipo de Alvará diferente
Alguns dos documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:
- Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
- Cópia do recibo do IPTU pago;
- CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
- Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
- O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
- Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
- Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.
É necessário destacar que a documentação exigida pode variar de acordo com as exigências de cada Município ou com as atividades exercidas.
Como divulgar meu estacionamento?
A divulgação do seu estacionamento é de extrema importância para o seu negócio. O meio de divulgação varia de acordo com a localização e o público alvo escolhido. Pode até ser feita pelo método tradicional de panfletagem, que apresenta baixo custo e gera resultados. Não deixe de investir na divulgação online, esse é o principal meio de busca de serviços e produtos.
Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que o seu estacionamento terá sucesso.
O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar o seu carrinho conhecido. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais.
Abaixo, sugerimos algumas ações:
- Oferecer brindes para clientes que indiquem outros clientes;
- Publicar anúncios em jornais e revistas;
- Montar um site com novidades e oferta de serviços e valores empresariais do seu ramo;
- Anunciar em sites de busca, que geram maior volume de tráfego e vendas.
Baixe o e-book completo “Como abrir uma empresa?”
Como vimos, abrir uma empresa não é nada fácil. Mas o Abertura Simples tem a missão de desburocratizar esse processo! Baixe o e-book “Como abrir uma empresa? Manual completo” e tenha acesso ao conteúdo exclusivo com o passo a passo para abrir seu próprio negócio. O material é disponibilizado gratuitamente. Baixe agora mesmo!
Abertura Simples
Nós do Abertura Simples realizamos todo o processo para que o seu estacionamento seja aberto de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.
Entre as diversas vantagens do Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.
Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com o Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:
No comment yet, add your voice below!