Saiba como montar um food bike bem sucedido

Você já estudou a possibilidade de abrir um Food Bike? A tendência do Food Truck começa a gerar novas vertentes e nichos de mercado para o segmento. Segundo relatório divulgado pelo IFB, o consumo de alimentos comercializados por ambulantes representa 11% do setor. O IBGE identificou um crescimento no comércio sobre rodas de 12% em um período de pouco mais de dez anos.

Infográfico que apresenta as informações sobre o mercado para quem abrir um food bike
Fonte: Sebrae

O aumento de ciclovias em grandes centros urbanos foi um grande influenciador para o crescimento do negócio. Com o crescimento desse mercado, o Food Bike permite ao empreendedor a oportunidade de entregar um produto atrativo e inovador ao seu consumidor.

Pensando nisso, o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para abrir um food bike de sucesso. Confira:

SAIBA TODOS OS PROCESSOS PARA ABRIR UM FOOD BIKE:

SOBRE FOOD BIKE

Este movimento ganhou força no início do ano de 2014, e esta em processo de adequação no mercado. Inicialmente, a cidade de São Paulo se destacou pelo pioneirismo nesse setor, com muitos empreendedores pegando referências de modelos de sucesso vistos fora do país. A iniciativa se repetiu em outros estados e hoje os “Food Bikes” podem ser encontrados em todo o Brasil.

A modalidade de Food Bike traz uma série de inovações para este mercado. O estigma de comida mais em conta, de baixa qualidade comumente oferecida nas ruas, começou a mudar nos últimos anos. Para acabar com esse paradigma, as Food Bike surgiram para agregar valor ao negócio, tanto em ambientes públicos como privados.

Embora a Food Bike apresente um espaço compacto, o modelo pode ser adequado para diversos segmentos. Entre os produtos comercializados, é possível incluir no cardápio doces, sorvetes, açaí, salgados, lanches, bebidas, saladas, cafés, tortas, entre outros. Como vantagem, podemos destacar o espaço que é oferecido para fazer ações promocionais, como demonstrações de produtos ou marcas gerando impacto visual, além do modelo permitir que o empreendedor consiga explorar diversos locais, aliando-se à conveniência de datas ou eventos específicos, conseguindo assim, um foco maior na veda do seu produto ou serviço.

Dessa forma, é possível levar o negócio até o público. A facilidade de mudança de endereço ajuda a aproveitar localidades com maior fluxo de pessoas e a testar novas regiões.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços e produtos que irá oferecer em seu restaurante, o cardápio e etc. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar seu restaurante, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio
  • Quais os principais produtos e/ou serviços
  • Quem serão os seus principais clientes
  • Onde será localizada a empresa
  • O montante de capital a ser investido
  • Qual será o faturamento mensal
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

Por ser um negócio sobre rodas, é possível haver deslocamento entre pontos comerciais diferentes. No entanto, na prática, dependendo do nicho de atuação, a liberdade de movimento é restrita e o Food Bike poderá atuar em um local fixo.

Se a estratégia for atuar nas ruas das cidades, o proprietário deverá observar a legislação de rua do município, optando por seguir o que é definido aos ambulantes ou aos Food Truck, uma vez que a Food Bike, para fins de operação, tem características que podem atender as 2 regras, e há cidades que tem legislação diferenciada.

Existe também a possibilidade de instalar o equipamento em local privado, como estacionamentos de lojas ou food parks, ou operar em eventos de curta duração em locais diversos.

Ao optar por abrir um Food Bike em espaço público ou privado fixo, o empreendedor deve considerar alguns aspectos:

A localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento para abrir um Food Bike , você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.

ponto ideal para montar um Food Bike é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização e fácil acesso para os clientes. Em grandes centros, dê preferencia a locais próximos aos terminais de ônibus ou metrô. Verifique também se o cliente terá facilidade para estacionar. Se optar por bairros residenciais, é preciso pesquisar para saber se aquela região apresenta interesse e tendência de compra no seu segmento.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o seu Food Bike poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

Imagem de pessoas trabalhando para quem quer abrir um Food Bike

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura física para operar um Food Bike irá variar de acordo com o tipo do negócio e dos produtos ofertados. Ele pode ser dimensionado para apenas armazenar e comercializar comidas prontas ou para processar e comercializar comidas cruas ou semi-prontas. A disposição básica de um Food Bike pode ser simples para abrigar os equipamentos e uma área de preparo dos alimentos. É importante separar o manuseio dos alimentos do dinheiro.

A área externa, quando existente e administrada pelo própria Food Bike, deve conter equipamentos de fácil montagem e desmontagem, como banquinhos, cadeiras e mesas dobráveis, e de fácil limpeza, manutenção e transporte. A disposição das mesas e cadeiras deve respeitar espaço suficiente para o trânsito das pessoas.

Apesar dos Food Bike não oferecerem banheiros, a instalação em locais com banheiros próximos pode favorecer o negócio. Os banheiros também são importantes para o uso dos funcionários durante o expediente.

Com relação ao acesso a lixeiras, caso seja possível, colocar uma próxima a bicicleta, ou se posicionar próxima de uma lixeira pública pode facilitar a sua operação.

Além disso, um Food Bike deve conter em seu projeto um bom layout e um conjunto de equipamentos para o pleno desenvolvimento de suas atividades. Fora a bicicleta e todos os equipamentos que são acoplado a ela, o empreendedor precisará:

  • Deposito (que pode ser térmico ou não);
  • Cesta ou chapas para fazer sanduíches;
  • Mesinhas, bancos ou cadeiras;
  • Utensílios de atendimento e embalagens (talheres, tabuleiros, pratos, copos, toalhas, porta guardanapos, facas de corte especial, etc);
  • Equipamentos de armazenagem de alimentos;
  • Multiprocessador de alimentos;
  • Espremedor de frutas para sucos;
  • Fogão industrial;
  • Forno de microondas;
  • Liquidificador industrial;
  • Balança eletrônica;

Não se esqueça que também são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação do seu Food Bike é de extrema importância para o seu negócio. O meio de divulgação varia de acordo com a localização e o público alvo escolhido. O próprio design do Food Bike e a sua exposição em vias de passagem do público já servem como peça de divulgação que gera grandes resultados. Lembre-se que o design deve ser explorado para valorizar os diferenciais no negócio, sua posição temática e o produto principal.

Grande parte da divulgação começa pela própria qualidade dos produtos e serviços oferecidos. A apresentação do produto, higiene nas instalações, embalagens e atendimento reforçam a boa impressão na cabeça do consumidor.

Lançar promoções (compre 3 e ganhe 1), criar programas de fidelidade com descontos, são outras opções de divulgação. Neste último caso, estabelecer convênios e parcerias de descontos com empresas existente na redondeza, pode auxiliar na formação de uma clientela dedicada.

Além disso, pode ser feita também pelo método tradicional de panfletagem, ou parcerias com negócios de segmentos que tenham ligação com o seu. Não deixe investir na divulgação online, esse é principal meio de busca de serviços e produtos, e também, uma boa maneira de interagir com o público para saber quais são as opiniões dele.

Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que o seu Food Bike terá muito sucesso.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir um Food Bike são simples:

  • Registro de compra dos alimentos
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que você consiga abrir um Food Bike de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta