fbpx

Quero abrir uma empresa, mas estou com o nome negativado. É possível?

 em Empreendedorismo

Abrir uma empresa requer uma série de providências por parte dos pequenos ou médio empresários. São procedimentos burocráticos, elaboração do plano de negócios, registro perante os órgãos públicos e inúmeras informações que acabam gerando mais dúvidas do que soluções.
Uma delas é a possibilidade de abertura de uma empresa, mesmo quando a pessoa está com o nome negativado. Quer entender como funciona este processo? Acompanhe o nosso post.

É possível abrir uma empresa, mesmo com o nome negativado?

A resposta simples e direta à esta pergunta é: sim. É completamente possível abrir uma empresa, mesmo que você esteja com o “nome sujo”, ou seja, tenha restrições aplicadas ao seu CPF.
Isso porque, quando alguém abre uma empresa, são criadas duas entidades diferentes uma da outra: a pessoa física do administrador e a pessoa jurídica da empresa. Ambos recebem tratamentos jurídicos diferentes e as restrições relacionadas à concessão de crédito para a pessoa física não afetam a possibilidade de registro de uma empresa.

O que faz com que uma pessoa tenha seu nome negativado?

A expressão “nome negativado” ou “nome sujo” quer dizer que, por algum motivo, os dados de uma determinada pessoa foram inscritos perante os órgãos de proteção ao crédito em razão de algum caso de inadimplência.
Isso pode ocorrer em razão de atraso no pagamento de contas, falta de quitação de parcelas de financiamento, ou seja, qualquer ação por parte de uma pessoa que deixe de cumprir com suas obrigações financeiras.
No entanto, é importante atentar para o fato de que a ausência de pagamento de impostos ou entrega de obrigações acessórias – como a Declaração de Imposto de Renda – à administração pública pode representar um impedimento à abertura de uma empresa. Isso porque, para efetuar o registro de um novo CNPJ, é feita uma conferência das suas informações junto à Receita Federal e, caso haja algum débito em aberto, será apontada uma pendência em seu registro.

O que devo fazer para abrir uma empresa nestas condições?

Primeiramente, em se tratando de impedimento em razão de débito com a Receita Federal, o primeiro passo é tratar de regularizar sua situação, o que pode ser feito de forma bem simples e rápida. Basta entrar em contato com o posto da Receita Federal mais próximo da sua localidade e se informar sobre o procedimento de regularização de sua situação tributária.
Caso seu nome esteja negativado perante o Serasa ou o SPC – e não com a Receita Federal -, o procedimento para abertura de empresas continua sendo o mesmo para os demais casos. Não haverá nenhum tipo de impedimento para abertura de seu negócios nestes casos.
Em todos os casos, consultar um profissional de contabilidade que possui experiência no assunto é indispensável para que o processo de abertura de sua pequena ou média empresa seja realizado de forma correta e dentro dos padrões exigidos pelos órgãos públicos, mesmo com o nome negativado.
Ainda resta alguma dúvida sobre a possibilidade de abertura de empresas quando você tiver com o nome negativado? Compartilhe conosco nos comentários, ajude a melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem de um homem de costas com algumas figuras a sua volta - empreendedoresEmpresário pensando e anotando, representando as principais dúvidas sobre abertura de empresas