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O que você verá neste artigo:

Veja como a técnica de dropshipping pode ser uma boa saída para empreendedores que não possuem muitos recursos para começar um negócio

Começar a empreender se tornou um dos sonhos mais buscados pelos brasileiros! Mas, e quando você se depara com um baixo capital de investimento, será que esse sonho ainda é possível de acontecer? Te diremos que sim! A técnica de dropshipping te ajuda nessa parte para que seu desejo saia finalmente do papel e gere bons resultados! 

dropshipping

Lojas virtuais atualmente seguem conquistando o coração de muitos públicos pela praticidade e eficiência que as físicas acabam não tendo tanto. E se você já cogitou a possibilidade de entrar nesse mundo digital para empreender, saiba que está no artigo certo! Continue lendo e comprove como a estratégia de dropshipping pode vir a se tornar uma aliada no mercado de trabalho e seus desafios! 

O que é dropshipping?  

Dropshipping, para facilitar a sua vida, pode ser traduzido como “Sem preocupação com o envio”, e já vamos entender o porquê disso! 

Trabalhando como um modelo de operação, o dropshipping concede ao lojista a oportunidade de vender produtos sem se preocupar com estoques ou envios. Isso tudo se torna responsabilidade exclusiva do fornecedor do produto, com o trabalho do lojista sendo apenas receber os pedidos pela plataforma, podendo ser nacional ou não. 

Percebeu aonde queremos chegar? Uma das preocupações que mais assolam o empreendedor não passa pelo dropshipping! O comerciante trabalha totalmente sem estoque, se tornando dependente do fornecedor, um intermediário do processo de vendas e conquista de clientes

Você deve estar se questionando sobre quais os detalhes da entrega que passam pelo fornecedor, né?! Pensando em todas as questões voltadas à isso, você chega na resposta! Sendo desde a parte de embalo do produto até chegar prontinho e finalizado na casa do comprador. 

Dropshipping, Marketplace e E-commerce

São muitos termos nesse meio, nós sabemos! Por essa razão decidimos separar um espaço apenas para te explicar como cada estratégia funciona para que você não se perca nas segmentações, confira!

Antes de irmos a fundo no assunto, saiba que todos esses três processos trabalham como modelos de negócios digitais, com cada um possuindo seus diferenciais para identificação. 

E-commerce: Sendo o mais conhecido dos três, o e-commerce se diferencia dos demais trabalhando com um estoque próprio de produtos, assim como uma loja física, mas sendo virtual. Com essa função, é necessário ter a mesma atenção com catálogos, cadastros de produtos, limitações, entregas e outros dados para manter o controle. O Mercado Livre e a Enjoei são exemplos de grandes espaços deste segmento.  

Dropshipping: Neste, como você pôde ver, é o inverso do e-commerce. Você consegue sim, executar suas vendas, mas ausente de ter que lidar com qualquer forma de entrega ou pagamentos, estando fora da parte de logística, mas ainda sim, respondendo por cada ação. Temos a AliExpress como modelo. 

Marketplace: O marketplace, traduzido, significa “Shopping virtual”, ou seja, é um espaço de vendas criado exclusivamente para isso, com a presença de inúmeros fornecedores. Nele, também não há a necessidade de ter que lidar com a logística, você é apenas o intermediário para os lucros acontecerem.  A famosa Amazon se encaixa, sendo conhecida ao redor do mundo pela venda de variados produtos. 

Conseguiu captar as diferenças nos espaços? O administrador do marketplace acaba sendo apenas um intermediador das vendas. Já no dropshipping o empreendedor acaba respondendo por todas as responsabilidades dos produtos, mesmo com as entregas não sendo dependentes dele. 

Como fazer dropshipping? 

Confira como colocar em prática as ações para que o modelo de negócios faça sucesso dentro do mercado digital! 

Nicho de mercado

Para começar a fazer um dropshipping de sucesso você irá precisar definir em qual nicho de mercado deseja trabalhar. Quando é feita essa segmentação você adquire informações relevantes para conquistar seus clientes, que podem variar conforme o nicho escolhido. 

“Que tal variadas opções?” Não é uma ideia ruim para empreendedores de primeira viagem, mas pense também que muitos já investem nessa área, como a Magazine Luiza

Uma boa estratégia para ganhar mercado é perceber qual nicho não anda tão bem atendido assim, para que você possa se tornar referência e conquistar aqueles que os cercam.

 

ABS News

Fornecedores   

Não adianta você ter um bom desempenho na linha de frente se as entregas não forem bem executadas! Converse com bons fornecedores e tenha opções para determinar qual faria o seu negócio prosperar! 

Uma dica para se sair bem nessa escolha é acompanhar dicas de outros empreendedores, boas experiências geram boas indicações. 

Mas, não fique apenas no boca a boca! Indicações são bem vindas, porém precisam ser analisadas por você para ter certeza de que as entregas terão sucesso. Observe detalhes como qualidade das embalagens, itens, operações, entre outros fatores que levam em consideração a opinião do consumidor.  

Site

Com o nicho separado e o fornecedor escolhido, o site já pode ir ao ar! Para essa tarefa saiba que você mesmo pode criá-lo, alguns sites disponibilizam opções de layouts prontos caso você não tenha muitas ideias de criação, como o Wix

Em situações que você não esteja muito disponível para a função, pense na ideia de contratar profissionais próprios para essa demanda, que sim, exige certo tempo e foco para entregar aquilo que você deseja que seus clientes vejam. 

Produtos 

E vamos de vendas? Os produtos irão precisar ser cadastrados e, dependendo do fornecedor 

escolhido, alguns oferecem programas automáticos para essa etapa.  

Acha que terminamos por aqui? Ainda não! Para que os produtos cheguem aos carrinhos digitais você irá investir em algumas estratégias de marketing que tragam a visibilidade que precisam. 

Essas estratégias podem ser feitas em variados espaços, como em redes sociais, Google Ads, e assim por diante. Colaborando para que um alcance seja gerado e suas vendas tenham impulsionamento para as próximas campanhas. 

Pós-venda

Um ponto no qual o marketing digital também engloba o pós-venda da sua empresa! Idealize que suas vendas irão aumentar ainda mais quando você decidir reunir estratégias que chamem a atenção do seu público-alvo mesmo que a venda já tenha sido finalizada e os produtos avaliados. Tenha em mente que os dados conquistados durante a venda possuem um trabalho especial nesta parte. 

Utilize o e-mail ou telefone para anunciar outras promoções ou fornecer um bom suporte em caso de algum problema após a compra. Isso com certeza fará diferença para que seu cliente retorne com chances de novas vendas. 

Lembre-se que a imagem da sua empresa está atrelada a você, e não ao fornecedor. Portanto, tenha compromisso e resolva rapidamente todos os problemas que aparecerem para evitar possíveis dores de cabeça. 

Como funciona o dropshipping em 3 passos 

Se você chegou até aqui não é hora de parar a leitura! Isso tudo devido a essa parte importantíssima caso você decida iniciar com esse modelo de negócio sem nenhuma sombra de dúvidas! Descubra como funciona o dropshipping para comprovar o bom uso da metodologia em apenas 3 passos. 

1º Passo: Pedidos 

Ao criar sua loja virtual o cliente poderá visitá-la para observar e selecionar os produtos desejados para consumo. Por essa razão, é importante que o catálogo fornecido pelo fornecedor esteja atualizado conforme seu estoque, sem que existam chances de cancelamentos que possam manchar a imagem da empresa.  

Além disso, a atualização também conta com detalhes voltados a cores, tamanhos, e outros recursos 

que devem estar disponíveis no espaço.  

dropshipping

2º Passo: Contato com o fornecedor

Pedido realizado! É o momento de entrar em contato com o fornecedor com os pedidos e ordens de serviço que especificam o que exatamente foi solicitado para faturar as encomendas. 

Lembramos que essa segunda etapa não tem necessidade de ser enviada ao cliente para consciência do dropshipping, é um processo totalmente conversado entre você e seu fornecedor, sem interferências. 

3º Passo: Entrega 

Assim que estiver com as ordens em mãos, as entregas serão finalmente trabalhadas! O único trabalho que deve ser feito pelo empreendedor nesse momento é a solicitação do código de rastreamento da transportadora para enviá-lo ao cliente e o mesmo acompanhe como anda o trajeto do pedido. 

O código poderá ser enviado diretamente por e-mail ou pela própria plataforma que a venda foi feita, os status são fundamentais para que seu cliente saiba por onde andam. 

Vantagens do dropshipping 

Ainda há dúvidas se esse segmento será escolhido por você? Decidimos reunir algumas vantagens para que você consiga ter um viés ainda mais ampliado sobre as estratégias de dropshipping e ver se há identificação! 

Redução de custos 

Como dito, a ausência de preocupação com estoques e envios acaba gerando menores custos para você empreendedor, que não possui um capital tão alto neste início de carreira. 

Mas, é uma boa forma de direcionar os investimentos para partes que realmente importam no dropshipping, como marketing e pós-venda. Sem esquecer do espaço que acaba sobrando para outras funções, já que não precisará atentar-se à estoques. 

Trabalho remoto 

Com o fato da empresa ser digital, facilita (bastante) para todos os lados, tanto seu, quanto do cliente, que irá te encontrar facilmente no digital. Já para você, haverá flexibilidade de trabalho a distância, podendo ser feito da sua casa ou qualquer outro lugar que possua internet. 

Alcance Nacional 

Quando dissermos que você pode trabalhar de qualquer lugar do país, significa que você pode ser achado também! Imagine poder vender para o Brasil inteiro? Uma baita oportunidade de negócio, né?! Esse alcance te gera reconhecimento, e ainda mais chances de ser encontrado com o tempo! 

Responsabilidades do Fornecedor 

Sabe o pós-venda? Nele há processos que são responsabilizados pelo seu fornecedor como trocas, devoluções e suportes. Logo, todos os custos de logísticas são voltados a ele. 

Desvantagens do dropshipping 

Seria injusto da nossa parte não trazer quais as desvantagens do dropshipping, certo? Confira logo abaixo quais são! 

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Barreiras Internacionais

Quando o assunto é vendas internacionais, há algumas questões que precisam ser ditas para que você não descubra apenas na hora! 

As barreiras alfandegárias não estão livres! Quando lemos algumas leis brasileiras, vemos que em compras de até 50 dólares não possuem taxas, passando disso já precisamos estar atentos. 

Quando o valor acaba passando, temos um problema! Há riscos do produto acabar sendo barrado e gerando custos de até 60% do produto. 

Entregas demoradas 

Quem nunca ficou ansioso com uma mercadoria que não chegava nunca? Isso ocorre devido a alta demanda do negócio gerar prazos maiores de entrega entre 30 a 90 dias. Podendo gerar insatisfação dos clientes com a demora. 

Concorrência 

Os processos de dropshipping podem ter uma grande concorrência dependendo do seu nicho escolhido! A recomendação de escolher nichos com menores concorrentes, buscando sempre por diferenciações que te façam sobressair! 

Estoques  

Visto que o estoque não ficará sob a sua responsabilidade, é preciso estar em contato com o fornecedor para comprovar a situação da disponibilidade de todos os produtos ofertados no site. Acaba sendo frustrante para o cliente finalizar uma compra e receber uma mensagem após isso que não há a mercadoria específica. 

Produtos vencedores de dropshipping

Veja algumas dicas de produtos que fazem sucesso no dropshipping para você!

  • Acessórios; 
  • Camisas personalizadas;
  • Fones de ouvido; 
  • Itens de decoração;
  • Mochilas e bolsas;
  • Pijamas.

Plataformas de dropshipping

Mais acima, falamos um pouco sobre algumas plataformas de vendas online para que você tenha uma base. Agora, descubra mais plataformas voltadas para o dropshipping e suas características! 

Nuvemshop: Possuindo mais de 90 mil lojas digitais, a Nuvemshop conta com praticidade para que os iniciantes não acabem se perdendo ao utilizar nas primeiras vezes. Além de possuir mais de um plano, oferece espaço ilimitado para produtos e visitas, com vantagens também nas opções de pagamento. 

Loja Virtual UOL: Fazendo parte da PagSeguro, a Loja Virtual UOL oferece boas taxas para início e planos como: 2 e-mails personalizados, hospedagem, espaço ilimitado, etc. 

Woocommerce: Já partindo para o Woocommerce, há um desafio que é preciso estar ciente: conhecimento em programação. A plataforma dá a você uma opção mais personalizável para que o site fique a sua cara! Para deixar o site com o modelo de dropshipping, é apenas necessário que você instale um plugin do WooCommerce.

Shopify: Sendo uma das maiores plataformas de dropshipping, a Shopify tem sua loja de aplicações para que o funcionamento da plataforma entregue o prometido! 

dropshipping

Tenha um negócio de sucesso! 

Nunca esqueça que para iniciar um dropshipping é importante que você não esqueça das taxas! Leve em consideração que por mais que existam algumas desvantagens para dar início a este modelo de negócio, as vantagens também estão ali para que você possa decidir como começar sua empresa de sucesso! 

Tomada uma decisão, concentre-se para que suas entregas sejam promissoras e todos os processos bem balanceados com o tempo! Quanto mais tempo naquilo, mais experiência você adquire para guiar sentido ao sucesso! 

Foque nos seus objetivos e siga conquistando o mercado com personalidade e diferenciações para que a concorrência seja apenas um pequeno desafio! 

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