5 ferramentas para monitorar os seus concorrentes e saber aonde você pode melhorar

 em Gestão e Produtividade

Você pode aprender muitas coisas ao monitorar os concorrentes da sua empresa!

Todos os dias, novas empresas vão aparecendo no seu segmento, muitas vezes ofertando o mesmo produto ou serviço que você. E se você quer se destacar e vencer, é necessário ficar sempre atendo à elas. Uma boa análise da sua concorrência é primordial, desde o momento em que você decide abrir empresa.
Por isso, separamos a seguir uma lista de ferramentas essenciais para que você possa monitorar os concorrentes de sua empresa. Entenda como eles agem na internet e aprenda a tomar as melhores decisões para seu negócio. Continue lendo:

Ferramentas para monitorar os concorrentes:

1. Alexa

Essa ferramenta, criada pela Amazon, é perfeita para analisar e monitorar os concorrentes de sua empresa. A Alexa mostra o posicionamento do site desejado em relação à popularidade, expõe estatísticas de tráfego e audiência. Além disso, permite analisar a variação do posicionamento nos sites de busca nos últimos meses e comparar o quanto mudou nesse tempo.
Tanto para empreendedores, quanto para profissionais de marketing digital, a Alexa é importantíssima. Você pode usá-la para colocar metas a fim de ficar acima de seus concorrentes, e também para criar conteúdo que transforme os seus visitantes em clientes. O planos variam de 99 a 149 dólares por mês.
Logo alexa, uma das ferramentas para monitorar os concorrentes

2. Google Alerts

Com fácil usabilidade, o Google Alerts envia relatórios diretamente no email do usuário toda vez que a expressão cadastrada for encontrada em algum conteúdo na internet. Sempre que você quiser saber se seu concorrente (ou mesmo sua empresa) foi citado na internet, você receberá uma notificação.
Com ele, é possível monitorar também palavras-chave, o que ajuda muito na hora de produzir conteúdo. O melhor de tudo é que a ferramenta é totalmente gratuita, basta fazer o login com a conta do Gmail e escolher as expressões e palavras que você quer analisar.

3. SEMRush

O SEMRush é uma das ferramentas mais versáteis para obter dados de seus concorrentes. Ao acessá-lo, basta inserir o site do seu concorrente e começar a analisar. Imediatamente ele disponibiliza dados e gráficos sobre as palavras-chave utilizadas no site, gráficos das pesquisas orgânicas, anúncios que ele faz, tráfego e até mesmo quais são os outros sites concorrentes dele.
A ferramenta ajuda também a analisar o quanto vale utilizar uma palavra chave em seu site, pois mostra o volume de sites que a utilizam, o quanto ela custa, a dificuldade de se classificar nos sites de busca e muito mais. Isso é essencial na hora de produzir conteúdo para seu site ou de fazer anúncios.
Logo SemRush, uma das ferramentas para monitorar os concorrentes

4. Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner, ou Planejador de Palavras Chave do Google, é uma ferramenta muito conhecida, mas não necessariamente para monitorar os concorrentes. Ela fica instalada dentro do Adwords do Google, e tem como finalidade a busca de expressões e palavras de busca para anunciar, mas pode ser muito eficiente também para fazer simulações e analises.
Os resultados que aparecem no topo ou na lateral da busca, os conhecidos links patrocinados, pertencem à marcas que compraram a determinada palavra que você pesquisou, e por isso, elas aparecem em destaque. Tanto para a estratégia de marketing digital da sua empresa, esse planejador pode ajudar muito para ficar de olho nas palavras que seus concorrentes estão investindo.

5. SocialMetion

Você sabia que as menções, curtidas, comentários e compartilhamentos em redes sociais influenciam diretamente no sucesso da sua empresa? O Social Mention permite que você busque, em tempo real, as menções à sua marca e aos seus concorrentes. Você insere o termo, palavra-chave ou empresa, e recebe tudo o que está sendo dito sobre ele nas plataformas sociais ou em blogs.
Com ele, é possível analisar a frequência e quantidade de vezes que o termo foi mencionado, podendo inclusive se inscrever para receber todas as próximas menções desse termo. Uma informação importante da ferramenta é o sentimento que as pessoas estão tendo com relação a sua marca (positivo, negativo ou neutro) e comparar com seus competidores.

Logo socialmention, uma das ferramentas para monitorar os concorrentes


Combinando essas ferramentas com outras informações da sua área de atuação, é possível obter dados importantes. Isso permite não apenas monitorar os concorrentes e o mercado, mas também seus consumidores e sua própria empresa. Isso será essencial para a tomada de decisões e gestão do negócio.
Você usa alguma dessas ferramentas para monitorar os concorrentes de sua empresa? Conhece outras que poderiam entrar nessa lista? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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