Skip to content

Dicas essenciais para encontrar bons fornecedores

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Conquistar elevados resultados de venda está diretamente ligado a diversas questões e uma delas é sobre as compras que o empreendedor realiza para oferecer seus produtos/serviços. Por isso, é essencial entender como encontrar bons fornecedores

Um bom produto e serviço é capaz de encantar o cliente e promover a fidelização. Além disso, a qualidade também é fundamental para aumentar ainda mais a cartela de cliente. Só que para conquistar bons resultados, o empreendedor, necessariamente, precisará encontrar bons fornecedores.

A decisão de compra deve ser muito bem pensada e efetuada. Afinal, é por meio dela que o empresário conseguirá, de fato, proporcionar qualidade para os seus clientes. Pensando nisso, o empreendedor deve, antes de tudo, entender o objetivo da sua compra.

Ele precisa comprar os materiais corretos, com alta qualidade, na quantidade necessária, no tempo exigido pelo seu negócio, com boas condições de preço e com os fornecedores corretos.

Além disso, é fundamental que as compras sejam efetuadas para que o negócio possa proporcionar produtos/serviços que realmente seja diferenciados e conquiste os clientes.

Como realizar uma boa compra?

Uma compra eficiente para o seu negócio deve ser estratégica. Não adianta, por exemplo, comprar muitos materiais se não há demanda para isso. Também não é interessante comprar de um fornecedor de baixa qualidade simplesmente porque o preço é mais econômico.

Tenha um bom planejamento

Como pode ser compreendido, com as questões acima, uma boa compra depende de muitos pontos. Diante disso, é interessante que o empreendedor faça suas compras com um bom planejamento.

Uma forma eficiente é responder algumas questões, como: o que minha empresa precisa? Por que ela realmente precisa disso? Isso fará alguma diferença na vida dos clientes? Quais são os melhores fornecedores mercado? Qual é a quantidade exata necessária? Tenho recursos suficientes para pagar?

Conheça a decisão de compra

Antes de efetuar uma compra, o consumidor passa por uma jornada. É fundamental que o empreendedor entenda ela, pois isso permitirá que ele também possa definir se vale a pena ou não comprar determinado material, se ele pode desenvolver um produto mais atrativo para o seu cliente, qual o melhor preço para o produto etc.

O primeiro passo da jornada é quando o consumidor entende que tem um desejo ou uma necessidade. Em seguida, ele começa a buscar informações sobre produtos e empresas e realiza uma boa avaliação de custo-benefício. Ele toma uma decisão e realiza a compra. Por fim, ainda avalia sua experiência, ou seja, se foi bom ou não comprar com determinada empresa.

O empreendedor deve mapear toda a jornada do seu cliente, pois, como mencionamos, será possível entender os pontos que podem ser melhorados pela empresa para conquistar mais clientes e ainda promover a satisfação dos mesmos.

Escolha bons produtos

Um dos processos fundamentais é a escolha dos produtos. Uma decisão errada pode prejudicar seu negócio e ainda gerar prejuízos financeiros. Sendo assim, é essencial verificar alguns pontos, como a procedência da matéria, que não deve envolver mão de obra escrava. Também é importante verificar a validade dos produtos, que devem ter um alto prazo. Outra questão é a qualidade. É importante priorizar bons produtos.

Verifique os preços

O preço também é um item que deve ser analisado com muito cuidado. O empreendedor deve pesquisar todas as opções do mercado, procurar referências, pesquisar sobre promoções e promover uma boa negociação.

Análise o prazo

É interessante que o empreendedor consiga negociar um prazo de pagamento maior, pois assim será possível pagar o fornecedor com o valor adquirido pelas vendas.

Afinal, como encontrar um bom fornecedor?

Para encontrar um bom fornecedor, é interessante que o empreendedor verifique algumas características. Elas permitem compreender se ele realmente oferece um bom produto. Confira abaixo alguns critérios!

Responsabilidade social

O empreendedor precisa verificar se o fornecedor não atua com trabalho escravo ou infantil. Esse tipo de atuação, além de ser moralmente incorreta e contra a lei, pode prejudicar a credibilidade do negócio.

Responsabilidade ambiental

Cada vez mais os consumidores estão críticos e compreendendo que as práticas em prol do meio ambiente são muito importantes. Por isso, é interessante que o empreendedor verifique se os produtos do fornecedor são desenvolvidos com práticas sustentáveis.

Credibilidade

Verifique as referências do fornecedor. Verifique as informações sobre ele nas redes sociais, seu site e também qual a opinião de outras pessoas. Isso permitirá ter um panorama melhor sobre a atuação dele.

Idoneidade

O empreendedor precisará verificar se o fornecedor tem capacidade técnica para produzir seus produtos. Diante disso, ao pesquisar as referências, questione e pesquise sobre a capacidade técnica.

Por fim, vale destacar que ao encontrar bons fornecedores é essencial desenvolver uma boa parceria. Ambas as partes precisam ganhar em valores e também em prazo de pagamento. Agora que você já sabe como encontrar fornecedores, o que acha de entender como promover a satisfação do seu cliente? Leia nosso artigo e confira algumas dicas!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário