Skip to content

5 dicas para reduzir os custos da empresa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Reduzir os custos da empresa é uma maneira eficiente para aumentar o capital de giro. Entenda mais sobre o assunto neste artigo!

O capital de giro é um dos recursos indispensáveis para que uma empresa consiga investir e crescer. Contudo, ele só pode ser aumentado a partir de uma boa gestão financeira. Infelizmente, poucos empreendedores entendem como realmente gerir de forma sustentável suas economias. Uma das principais dificuldades, por exemplo, é como reduzir os custos de empresa. Pensando em ajudar, decidimos compartilhar algumas dicas. Confira!

Entenda a importância da gestão financeira

A gestão financeira é um processo que registra e gerenciar as informações financeiras com o objetivo de obter melhores resultados e corrigir determinados problemas. Além disso, uma boa gestão permite que o empreendedor tenha um panorama mais amplo sobre seu negócio, o que permite tomar decisões estratégicas com menos riscos.

Uma boa gestão é aquela que consegue registrar e controlar diversas informações, como ocorrências de custos, despesas e investimento. A partir disso, o empreendedor conseguirá obter demonstrações financeiras e indicadores que permitirão uma leitura mais realista sobre como está a situação da empresa.

Todos os indicadores e demonstração serão fundamentais garantir mais segurança em investimentos. Com eles, o empreendedor saberá qual caminho pode seguir, poderá realizar decisões antecipadas e isso é essencial para quem realmente deseja prosperar no mercado.

Confira algumas dicas para reduzir os custos da empresa


É comum que os empreendedores pensem que o primeiro passo para reduzir os custos da empresa é demitir os colaboradores. No entanto, é interessante lembrar que, ao demitir um colaborador, o posto de trabalho ficará vazio e poderá impactar diretamente na produção da empresa. Sendo assim, o mais recomendado é buscar por outras alternativas que possam reduzir os custos. Abaixo listamos algumas.

1. Promova sustentabilidade

A sustentabilidade na empresa é algo muito benéfico para o planeta, mas não para por aí. Promover a sustentabilidade tem o poder de reduzir significativamente alguns gastos. Já parou para pensar o quanto você economizaria reduzindo os gastos com papel? É para se pensar.

Além disso, ao promover a sustentabilidade a empresa estará ganhando pontos com os consumidores. Isso porque muitos deles estão atentos às mudanças climáticas e entendem que cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos, inclusive das marcas.

2. Faça uma análise de cada gasto

Antes de abordar a segunda dica, temos uma pergunta. Você tem um controle do fluxo de caixa da sua empresa? Caso não, saiba que ele é indispensável. Por meio do controle do fluxo de caixa, você terá acessa a informações, como todas as entradas de dinheiro e todas as saídas.

As informações são essenciais para que você saiba como anda a vida financeira da sua empresa. Além disso, por meio dos dados do fluxo de caixa, você poderá realizar uma análise detalhada de todos os gastos. É interessante, por exemplo, questionar a importância de cada um e verificar se eles podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados.

3. Converse com os fornecedores

Pense o seguinte: sua empresa é um cliente para o fornecedor. Ele não quer te perder, certo? Digamos que você tem um gasto alto com ele, ok? Bom, neste caso, você tem o poder de negociação.

Perder um cliente que oferece um bom retorno é algo muito negativo para qualquer empresa. Diante disso, vale conversar com o fornecedor para tentar conquistar preços mais atrativos.

 É sempre bom lembrar o argumento de que, ao reduzir os preços, a empresa comprará ainda mais dele. Tenha uma conversa honesta, explique sua situação e tente também aumentar o prazo de pagamento, pois isso poderá ajudar a elevar seu capital de giro.

4. Otimize os processos

Para reduzir custos, é necessário apostar na simplicidade. Digamos que uma empresa realiza três processos para a produção de um sapato. Ela poderá questionar se todos os processos são, de fato, necessários. Se existe outras maneiras mais econômicas de realizá-los e por aí vai.

O essencial é que haja otimização, ou seja, simplicidade. Contudo, se faz necessário destacar que a qualidade do produto/serviço não pode ser comprometida pela redução dos processos. Afinal, isso impactará na satisfação do cliente e pode gerar prejuízos.

5. Invista em capacitação

O investimento em capacitação dos colaboradores é um excelente caminho para reduzir custos. Por meio de treinamentos, eles poderão aprender, por exemplo, como melhorar suas performances consideravelmente. Colaboradores treinados e satisfeitos podem desenvolver seus trabalhos com muito mais produtividade. Diante disso, vale a pena apostar em capacitação.

Agora que você já sabe algumas dicas para reduzir custos, vale lembrar que esse é apenas o primeiro passo para tornar sua empresa cada vez mais competitiva financeiramente. Há outros pontos que devem ser levados em consideração.

Por isso, nossa dica é que você continue estudando sobre o assunto. Leia nosso guia sobre gestão financeira para empresa!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário