Skip to content

Como aumentar a divulgação da empresa com as redes sociais?

O que você verá neste artigo:

Descubra como aumentar a divulgação da sua empresa por meio das redes sociais captando ainda mais clientes! 

Que a transformação digital bateria à nossa porta isso já imaginávamos, né?! A pergunta que não quer calar seria como usar as redes sociais a favor do seu negócio, aumentando vendas, geração de leads, engajamentos, e outros fatores que darão aquele “up” na sua imagem corporativa! 

divulgação redes sociais

Ter seu espaço nas redes sociais garante um alcance maior para que sua empresa chegue no topo das pesquisas de usuários. E com a divulgação feita corretamente, não há como não ser procurado para mais vendas, concorda? Continue lendo para que você e seu time não fiquem de fora de um meio tão favorável para todos! 

O que são redes sociais?

Vamos começar o artigo sem nenhuma dúvida? As redes sociais são espaços virtuais onde milhões de pessoas estão reunidas a fim de lazer, trabalho, estudos, entre outras coisas. 

E, por mais que pareçam positivas para a sua empresa, sem o devido cuidado com atendimento ou acessibilidade, sua empresa pode lidar com manchas na imagem que facilmente poderiam ser evitadas se existir um controle de postagens e ações. 

Desenvolvidas principalmente para a área de relacionamento, são nesses espaços que é possível iniciar os primeiros contatos com seu público-alvo, além de analisar suas características para criação de personas, captar oportunidades de negócio, acompanhamento de concorrência e outras características que reforçam a importância em estar presente no digital, por mais que existam seus desafios. 

Já parou para pensar quantas vezes ao dia você checa suas redes sociais? É difícil fazer a soma, né?! Isso porque, segundo uma pesquisa desenvolvida pela organização NordVPN, especialista em cibersegurança, levantaram que brasileiros passam mais da metade da vida na internet. Logo, estar onde seu cliente estiver nunca fez tanto sentido! 

Até porque, as mídias acabam influenciando no comportamento das pessoas, incluindo na jornada de compra, entenda melhor abaixo. 

Para que servem as redes sociais? 

Possuindo inúmeros objetivos, a possibilidade de criar e compartilhar conteúdos é uma das qualidades que as redes oferecem ao meio corporativo. 

E o funil de vendas começa a funcionar! Você empreendedor, que busca pelo aumento da sua carteira de clientes constantemente, poderá utilizar a tática de prospecção fornecendo informações relevantes ao cliente, sem nem ao menos falar da sua marca nas primeiras etapas. 

Entender a raiz do problema que mais cerca o seu consumidor é primordial para isso. É com esse início que dará um viés amplo sobre as possíveis soluções e como usá-las em forma de diferenciais.  

E como objetivo do artigo, é claro que não poderíamos deixar de fora como as mídias alavancam nas divulgações da empresa! Seja da marca, promoções, eventos, etc. cada ação poderá ter o dobro de acessos com as estratégias certas. 

Qual a influência das redes sociais no comportamento das pessoas? 

Conectando tudo e todos, a comunicação torna-se a curta distância, já que uma ligação de vídeo ou qualquer forma de contato pode ser feita quando desejarem.

Mas, o que será que esses pequenos detalhes tem haver com o comportamento das pessoas? A gente te explica! As emoções acabam sendo transmitidas junto a diversas informações, dentre elas a tristeza, alegria, e principalmente insatisfação. 

E não paremos por aqui! Além desse fator, encontramos a necessidade do público em se relacionar e estar cada vez mais atento. Aparentemente, não há problema algum nisso, certo? Mas, a rapidez com que é feita é o que acaba interferindo no comportamento. 

Na mesma intensidade em que um espirro do outro lado do mundo pode gerar um grande impacto aqui, uma notícia acaba se espalhando, e com ela, falsas afirmações, devido a urgência que há nas redes, como no Twitter

Mas, voltando à parte corporativa, onde será que isso interfere? Fácil! Com todos esses fatores reunidos até aqui, é fundamental que você e sua equipe monitorem constantemente as plataformas da empresa, para que não existam chances de falsos apontamentos, visto que opiniões e análises profundas estão cada dia mais comuns. 

Com isso, investir em uma administração estratégica de comunicação junto a promoção da sua imagem se torna primordial para que erros ou enganos não ocorram durante processos que possam diminuir a credibilidade da empresa. 

Como divulgar meu trabalho nas redes sociais?

Depois de toda essa explicação ficou nítido a razão pela qual investir nas redes sociais, né?! Mas, acredite: O impulso que sua marca acaba obtendo com isso, não é possível sem esforço! 

Apesar da maior amplitude que as redes possuem, ainda sim são um canal de comunicação similar aos demais quando o assunto é analisar as estratégias para chegar o mais próximo possível de pessoas interessadas no seu produto ou serviço. 

E mais! Divulgar o seu trabalho nas redes sociais é primordial para a equipe de marketing também, já que os indicadores de desempenho te mostram como andam diariamente o acesso a sua plataforma, taxa de cliques, engajamentos, entre outros. 

E para que você não tenha dificuldade na hora de compartilhar seu negócio nas mídias, confira algumas dicas! 

divulgação redes sociais

Faça personas

Ultimamente você deve ter ouvido bastante falar sobre personas, mas garantimos: há uma ótima razão para isso! 

Basicamente, a persona possui um papel importante para que suas redes sociais sejam nutridas com conteúdos que realmente promovam a identidade da sua empresa. 

A estratégia consiste em ser a criação de um personagem semi-ficcional construído a partir de dados reais dos clientes da sua marca, servindo como um “mapa” para analisar as melhores oportunidades para o seu negócio. 

Sem pressa, hein! A criação necessita de tempo para acertar em cheio na personalidade. 

Veja os passos: 

  1. Selecione os clientes mais engajados e que tragam lucro a você, será baseado neles que nossa persona será feita, coletando todos os dados possíveis de cada pessoa de acordo com o perfil. 
  2. Para a coleta, fazer algumas perguntas a eles é primordial! Dentre elas, inclua questões demográficas, hábitos, consumos, etc.
  3. Analise todas as informações que foram levantadas nas entrevistas e veja quais se padronizam. Por exemplo, se a maioria respondeu que a faixa etária está entre 25-30, sua persona deverá ter a idade baseada nisso. Para te ajudar nessa parte, crie planilhas ou tabelas reunindo todas, facilitando na hora de observar. 
  4. Após tudo isso, chega o momento tão esperado! Criar a tática com rosto, nome, idade, profissão, entre outros detalhes. 
  5. Mostre ao time para que iniciem as ações a partir de agora baseados no perfil da estratégia e em como ela se comportaria. 

Um truque para ajudar no desenvolvimento da persona é criar uma história de vida para ela, com detalhes que incentivem a ideia de ser uma pessoa real. Faça um texto descritivo contando detalhes que sejam relevantes no dia a dia da sua empresa. 

Defina os conteúdos 

Agora que você já possui uma persona para o seu negócio, é hora utilizá-la para definir quais serão os conteúdos a serem publicados e qual a periodicidade. 

Saiba que os consumidores serão exigentes com a qualidade das publicações, por isso não deixe de verificar se o que será postado é relevante para o seu público-alvo encontrar em suas plataformas. 

Saber o que posta trará reconhecimento para a sua imagem corporativa se sobressair no mercado de atuação, impactando assim, sua performance nas mídias. 

Agregar valor também é importante, ao postar conteúdos, por exemplo no Facebook, seja em fotos ou vídeos, não deixe de produzir textos e incrementar links para o seu site, desse modo o seu seguidor não terá dúvidas sobre seu post e seu intuito com aquilo. 

Tenha estratégias 

Nessa parte é preciso atenção ao planejamento em cada ação. As estratégias, que irão de acordo com a sua empresa, devem ressaltar quais seriam seus diferenciais competitivos diante da concorrência que oferta ideias similares. 

Usar datas comemorativas é uma boa forma de buscar criativos para que seus clientes lembrem da sua marca de alguma forma. As boas propagandas são aquelas que seu seguidor irá se sentir atraído e pare o que estiver fazendo para dar aquela olhada na campanha feita. 

Utilizar inovações para ajudar na divulgação com as redes sociais é totalmente recomendado! Isso ocorre porque as pessoas acabam se sentindo cansadas com anúncios repetitivos que não buscam algo novo. 

E não é preciso sempre aparecer com um produto inovador, promover coisas que saiam do padrão também é algo interessante, como publicar notícias sobre o nicho ou depoimentos de clientes que tiveram boas experiências ao seu lado. 

Qual a melhor rede social para divulgar serviços?

Não poderíamos deixar de lado essas dicas incríveis para que você descubra qual a melhor rede social para divulgar seus serviços! 

Mas antes, respondendo a pergunta inicial, não há padronização para isso! Tudo dependerá do comportamento do seu público alvo dentro da internet, e para comprovar quais seriam as prediletas, é necessário um estudo prévio antes de qualquer publicação. 

Mas mesmo que não exista uma exclusiva, resolvemos dar dicas sobre as mídias mais utilizadas pelo brasileiro e algumas estratégias para que você e sua equipe utilizem. 

Instagram

Obtendo cada dia mais espaço na vida dos usuários, o Instagram veio com tudo para incentivar pessoas e empresas a mostrarem seus passos diários. Centralizado em conteúdos visuais, a rede reúne ótimas estratégias de engajamento, como a publicação de stories, reels, IGTV, e outros. 

Uma dica para esse espaço é trazer um pouco dos bastidores do seu negócio para que os seguidores vejam o empenho da equipe. 

Facebook

Já considerada uma das redes sociais mais utilizadas do mundo, o Facebook ainda tem seu espaço no coração de muitos! Uma de suas maiores artimanhas com certeza se torna a divulgação de variados tipos de posts, como vídeos, fotos, gifs, textos, além também, de stories que podem ser conectados ao Instagram. 

É interessante utilizar links dentro de suas postagens para instigar a curiosidade do leitor e assim, aumentar o tráfego do site. 

LinkedIn

Voltado exclusivamente para o meio empresarial, o LinkedIn não deixa de ser uma ótima plataforma de divulgação da sua marca ao compartilhar conquistas da empresa e notas rápidas sobre melhorias feitas. 

Na rede você tem total liberdade para expressar sua missão, visão, valores e vagas para pessoas que se identifiquem com sua marca. 

Com ele, é possível entrar em contato diretamente com os candidatos, adiantando processos que poderiam demandar mais tempo, afetando processos da sua empresa. 

Youtube 

A maior rede social de vídeos do mundo, o Youtube, concede ao empreendedor levar aos assinantes vídeos sobre produtos, dicas, vlogs, etc. Podendo contar com anunciantes para seus serviços. 

Como estratégia, é possível fazer parcerias com youtubers que possam representar sua empresa e elevar a confiabilidade. 

divulgação redes sociais

Mantenha-se conectado

Quando se cria um perfil, independente da rede social utilizada, você percebe que está visível para milhões de pessoas que se conectam a todo momento, de modo que estejam sempre acompanhando de perto como anda a sua empresa. 

Manter-se atento ao que seus clientes estão comentando sobre vídeos ou stories é um meio de captar boas chances de vendas. Tudo isso devido à experiências compartilhadas sobre seu produto.

O famoso feedback também pode vir dessa parte! Escute e observe comentários que realmente fazem diferença para que você possa alcançar resultados ainda melhores conforme o tempo! A vida, como muitos dizem, é feita de tentativas até que algo dê certo e gere lucros. 

A divulgação da sua empresa com as redes sociais oferece um alcance que antes era mais difícil ser conquistado. Por isso, use os indicadores de desempenho para seguir obtendo informações que gerem ainda mais engajamentos! 

Abertura Simples

Ficou com alguma dúvida? Não deixe de contatar nossa equipe para esclarecimentos sobre esse e outros assuntos! 

O Abertura Simples garante qualidade em todos os seus serviços para que você e sua equipe permaneçam atentos a cada processo do seu negócio! 

Não deixe de entrar em contato com nossos profissionais para iniciar seus serviços com a ajuda do Abertura Simples!

Baixe o e-book “Como abrir uma empresa”

Vai abrir uma empresa, mas não sabe por onde começar? Saiba que esse é um processo bem burocrático. São exigidos o cumprimento de diversas exigências. Mas, não desanime, o Abertura Simples desburocratiza o processo para você! Faça o download grátis do e-book “Como abrir uma empresa? Manual Completo” e tenha acesso exclusivo ao passo a passo de como abrir uma empresa. Baixe agora mesmo, é grátis!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!