Entenda como é importante fazer a análise da concorrência no mercado contábil

 em Contabilidade

POR QUE FAZER ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA NO MERCADO CONTÁBIL?

Fazer análise de concorrência no mercado contábil é essencial, não somente para esse segmento, mas para qualquer outro tipo de empreendimento. Sem essa análise, os empreendedores e gestores não conseguem se prevenir a tempo de uma possível ameaça, ou então, aproveitar alguma oportunidade. Esse é um passo fundamental para obter esse feedback sobre sua própria empresa.

Para isso, ele precisa estar atualizado em relação aos métodos de análise da concorrência no mercado contábil, incluindo as metodologias de marketing digital. Isso por que vivemos hoje a era do omni channel, em que o cliente pode chegar a você por qualquer canal: seja pela sede física do escritório, seja pelo seu site, suas redes sociais etc.

O contador precisa se preocupar em estar acessível a seu cliente e construir uma imagem digital assertiva, que torne seu escritório uma referência e autoridade para seu consumidor. Esse profissional necessita avaliar como está sua concorrência, que preços está praticando, que produtos está oferecendo e qual o seu valor para o cliente, para que assim, possa tomar as devidas providências.

ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA CONCORRÊNCIAS

Para realizar uma análise da concorrência no mercado contábil de forma eficaz, o contador precisa primeiro conhecer e entender a sua concorrência. Esta parte faz toda a diferença, já que você conhece e domina tanto o seu negócio, quanto o negócio do seu concorrente.

Depois, é preciso que ele faça uma análise dos seguintes pontos:

  • Diferenciação: Pesquise e identifique seus pontos de diferenciação e exclusividade. O que faz do seu escritório se destacar perante a sua concorrência? Qual é o valor do seu serviço? Você está bem localizado? Você se comunica muito bem com os seus consumidores?
  • Identificação: Qual é a imagem que o seu escritório passa para o seu cliente? A sua missão, sua visão e seus valores estão chegando exatamente como você deseja que chegue a eles? Se a resposta para a última pergunta for não, é muito importante saber identificar o que está faltando para que essa mensagem chegue da forma correta. Atualmente, uma grande aliada para que esses valores sejam entregues de forma positiva e real são as estratégias de marketing, principalmente as redes sociais, já que são ferramentas que influenciam diretamente no comportamento do consumidor.
  • Eficiência: Você tem avaliado os seus processos (entende-se por processo tudo o que você promete entregar ao seu consumidor) regularmente? Em média, qual é o tempo gasto pelos seus colaboradores para entregar um produto ou serviço ao seu cliente? Esse tempo é maior ou menor em relação ao seu concorrente?
  • Portfólio: Você sabe quais são os produtos e serviços que o seu concorrente oferece? Se não, é importante que você esteja atento a essas questões e caso ele trabalhe com algum serviço que você ainda não possui, é aconselhável que você busque fornecer o mesmo grau de comodidade para o seu público-alvo. Assim, você entregará exatamente tudo o que ele precisa.

foto de um empreendedor pronto para fazer a análise de concorrência no mercado contábil

COMO EU POSSO FAZER PARA FAZER A ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA NO MERCADO CONTÁBIL?

Depois que você fez uma análise de concorrência no mercado contábil, já sabe quem é o seu concorrente e tudo o que ele está oferecendo, agora você precisa colocar esses dados em prática. Veja a seguir:

PASSO 1: SABIA QUEM É O SEU CONCORRENTE

Nem toda empresa que atua no seu ramo é sua concorrente. O seu concorrente direto é aquele que atua sobre a mesma fatia de mercado que o seu escritório e oferece serviços equivalentes. Ou seja, é aquele escritório cujo qual você “disputa” a atenção e preferência do seu público-alvo.

PASSO 2: UTILIZE A A MATRIZ SWOT

A análise SWOT é muito utilizada no planejamento estratégico das empresas ou de novos projetos, pois essa metodologia consiste na realização de um diagnóstico completo sobre o negócio e o ambiente que o cerca. Com isso, o empreendedor tem um embasamento para formular suas estratégias de gestão e marketing com mais assertividade. Essa matriz ajuda a identificar os principais fatores internos a serem trabalhados e os pontos externos que demandam atenção.

A análise SWOT serve para embasar a tomada de decisões. Com ela, é possível ter um diagnóstico completo sobre a empresa, o que reduz os riscos na hora de dar um passo importante, como por exemplo, explorar novos mercados, lançar um novo produto ou criar novas estratégias de marketing.

Portanto, a análise SWOT pode ajudar o negócio das seguintes formas:

  • Dar mais segurança para a tomada de decisão;
  • Conhecer profundamente o cenário;
  • Compreender a posição em relação aos concorrentes;
  • Antecipar-se a movimentos externos;
  • Indicar alternativas de ação;

Esse deve ser um processo contínuo. Só assim, você não será surpreendido de forma negativa. Faça das ameaças sofridas pelos concorrentes as suas oportunidades. Comece sua análise pelos concorrentes mais fortes, que lideram o mercado na sua área. Essa deve ser sua fonte de benchmark sempre, pois, com eles, certamente sua empresa terá bastante a aprender.

Depois, observe os concorrentes secundários; eles podem não estar em seu nível, mas provavelmente querem crescer.

Por fim, não se esqueça dos concorrentes potenciais. É o caso de clientes sediados no Brasil, mas que seguem determinações da matriz e, portanto, podem mudar repentinamente de fornecedor.

Se você quer saber mais sobre essa matriz e de como ela pode ajuda-lo em sua vida profissional, confira este post.

PASSO 3: UTILIZE AS FERRAMENTAS DIGITAIS

Os clientes trabalham continuamente nesse ambiente virtual e você, como prestador de serviço, deve estar atento ao que acontece na área. O site de seu escritório contábil precisa ser renovado diariamente. Além disso, seu escritório de contabilidade precisa estar em todas as redes sociais para comunicar-se mais de perto com esse público e saber qual a opinião dele. Precisa também, estar presentem em um blog, onde o seu consumidor e potenciais clientes podem encontrar assuntos interessantes e relacionados a área, tornando-se assim, uma referência de busca, agregando valor a sua empresa. 

Quer saber mais sobre como divulgar o seu escritório contábil? Confira a matéria “Marketing para contadores – Conheça as regras do CRC e divulgue sua marca da maneira correta“.

DICA: FERRAMENTAS DE ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA

Atualmente, existem algumas ferramentas disponíveis para que o empreendedor consiga fazer a análise de concorrência no mercado contábil por meio de softwares, plataformas ou aplicativos.

Um exemplo de ferramenta é o QuickSprout. Ela analisa o carregamento de um site e compara as velocidades de até três websites diferentes. O QuickSprout também analisa o SEO (Search Engine Optimization, que é a adaptação do site para favorecer a sua visualização em buscadores como por exemplo, o Google).

Outra ferramenta específica para análise da concorrência, é o Similar Web. Com ele, você vai saber quantos visitantes os sites da concorrência recebem por mês, analisando a audiência de ambos. Essa é uma ferramenta de marketing digital versátil e consegue dar uma percepção completa do site que está sendo analisado.

Fonte: Blog da Arquivei


Todos esses aspectos compõem padrões sólidos para a análise de concorrência no mercado contábil. Com isso, você pode descobrir incríveis oportunidades de inovação e melhoria e tornar seu escritório ainda mais atrativo para clientes cativos e em potencial.

E aí, quando você vai começar a fazer uma análise de concorrência? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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Foto de um dos programas contábeis que está disponível para que o profissional de contabilidade use em seu escritório