A importância da análise SWOT na sua empresa

 em Marketing e Inovação

Nos tempos complicados em que vivemos, é muito comum que tenhamos a tendência de pensar somente nos pontos negativos que temos, seja na vida pessoal ou nos negócios. Entretanto, procurar e entender essas possíveis vulnerabilidades é essencial para uma evolução. Assim como compreender os pontos positivos.

É para isso que existe a análise SWOT – Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats. Ela se baseia nas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de uma empresa. A técnica tem um nome em português também: análise FOFA, num acrônimo para as palavras agora citadas como pilares.

Montagem com quatro quadros e a definição de cada uma das letras de SWOT

 

A SWOT/FOFA ajudará a entender a situação atual do negócio, os pontos que podem ser melhorados, o público-alvo e os acertos recorrentes.

A análise é feita com quatro quadrantes principais, portanto tenha, por exemplo, uma folha de papel dividida em quatro partes. Cada uma delas vai representar a letra de um dos aspectos.

Análise Swot

Forças

Nessa seção, descreva os pontos do ambiente interno da empresa que funcionam exemplarmente e são um grande diferencial em relação aos concorrentes. Pode ser um exemplo o preço do seu produto ou serviço perante as outras empresas, ou a qualidade que se apresenta como destaque.

Oportunidades

Sendo aspectos do ambiente externo, são os acontecimentos e fenômenos do mundo relacionado ao mercado em que sua empresa está inserida que podem se transformar numa chance de crescimento. Por exemplo: você possui uma loja de alimentos naturais e as pessoas estão buscando hábitos de alimentação mais saudáveis. Para o seu negócio, a oportunidade é o fator externo de pessoas estarem optando por esse estilo de vida.

Fraquezas

São referentes ao ambiente interno, falando sobre as desvantagens, sendo elas organizacionais, estruturais e etc., que a empresa tem diante da concorrência. É importante analisá-la para entender o que a sua empresa pode melhorar para se destacar no mercado. Por exemplo, ter uma logística que não esteja funcionando tão bem quanto desejado. Nesse momento, é importante se perguntar se a mão de obra está qualificada, ou se as tecnologias estão ultrapassadas.

Ameaças

Falam sobre as situações do ambiente externo que podem influenciar de uma forma negativa seu negócio, como uma mudança de lei, a entrada de uma concorrente multinacional no mercado, entre outras.

É de suma importância ressaltar que os fatores do ambiente interno, em maioria, são controláveis pela própria empresa. O ideal é focar esforços na continuação dos pontos positivos e, por outro lado, entender as fraquezas e como amenizá-las.

Quando tratamos do ambiente externo, não há muito a ser feito, mas é interessante verificá-lo periodicamente e compreender as variáveis, criando planos de adaptação às situações.


Sabendo o que seu empreendimento tem de melhor a oferecer, assim como os pontos que merecem ser trabalhados com mais atenção, fica muito mais fácil compreender as oportunidades disponíveis e os melhores caminhos para aproveitá-las, possibilitando um negócio muito mais sustentavelmente rentável.

Você já fez uma análise SWOT para sua empresa? Ainda possui alguma dúvida sobre esse termo? Comente e participe para melhorar, cada dia mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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