Skip to content

Gestão de pessoas: importância e estratégias para fazer seu negócio ir além

O que você verá neste artigo:

A gestão de pessoas é algo que pode ser implantado em qualquer empresa e que é capaz de proporcionar ótimos resultados. Por isso, entender sobre o assunto é fundamental. Confira!

Há alguns anos a gestão de pessoas era feita de forma vertical, ou seja, alguém dava ordem e alguém acatava essa ordem sem questionar. Contudo, as mudanças geracionais e também as proporcionadas pelos avanços tecnológicos tiveram um impacto muito relevante nas relações de trabalho. Agora estamos vivendo a era da liderança horizontal.

Desta forma, a figura do chefe autoritário foi substituída pelo líder. Uma pessoa empática e que entende que todos os colaboradores são humanos, merecem respeito e que precisam ser tratados como parceiros e não como funcionários. A equipe, agora, deve trabalhar em conjunto em um ambiente de trabalho saudável e que promove a motivação de todos.

Mas, afinal, como promover uma gestão de pessoa realmente eficiente? É o que vamos abordar neste artigo. Continue lendo as próximas linhas e aprenda a desenvolver uma equipe pronta para enfrentar os desafios do século XXI.

A nova gestão de pessoas é humana

Cada colaborador da sua empresa tem um papel indispensável para que o trabalho seja realizado com sucesso. A partir dessa visão muitos conceitos foram mudando. Por exemplo, antigamente era comum o empreendedor ver todos da sua equipe como empregados. Atualmente, o conceito foi substituído por colaboradores e parceiros.

A mudança no conceito pode parecer algo banal, mas não é. As palavras representam alterações significativas na gestão de pessoas, que passa a ser mais humana. Os empreendedores devem conciliar seus objetivos com os objetivos do colaborador, pois isso resulta em um trabalho realizado com muito mais produtividade.

Imagine uma empresa que atua com app de relacionamento para pessoas jovens, ok? Essa mesma empresa contrata um colaborador que tem como objetivo profissional se tornar um programador de aplicativo de finanças. Você acha que ele, de fato, vai trabalhar satisfeito se seu sonho é atuar em outra área? É bem provável que não.

Diante disso, a gestão de pessoas agora tem como um dos seus objetivos encontrar profissionais que realmente estejam alinhados com os sonhos e metas da empresa. Afinal, isso fará com que o colaborador trabalhe feliz e seja produtivo.

Saiba como desenvolver uma gestão de pessoas realmente eficiente

Como conciliar os objetivos da empresa com os sonhos dos colaboradores? Como desenvolver um ambiente de trabalho saudável? Como proporcionar uma liderança eficiente e, principalmente, como contratar as pessoas certas?

As dúvidas são comuns para quem está começando a desenvolver uma gestão de pessoas. Saiba que abaixo listamos algumas dicas que poderão facilitar sua vida e fazer o seu negócio prosperar. Vamos lá?

Entenda os conflitos existentes na sua empresa

Antes de iniciar um processo de gestão de pessoas, é fundamental que o empreendedor entenda o cenário atual da sua empresa. Quais são os conflitos que te levaram, por exemplo, a pesquisar sobre gestão? Quais são as maiores dificuldades da sua equipe? Seus colaboradores estão satisfeitos com a remuneração, benefícios e ambiente de trabalho?

Você precisará se tornar um “pesquisador” para responder todas as perguntas acima. Converse com os colaboradores em reuniões em grupo e individuais. Anote todos os pontos que são mencionados mais de uma vez pela equipe. Eles poderão ser fundamentais para planejar uma mudança na relação de trabalho.

Promova um bom recrutamento e seleção de pessoas

Um dos pontos mais importantes da gestão de pessoas é o recrutamento e seleção. Encontrar os melhores profissionais nem sempre é fácil. Por isso, é essencial que a empresa tenha em mente exatamente o que deseja.

O empreendedor deve saber, por exemplo, qual o objetivo do seu negócio; quais profissionais são necessários para alcançar seu objetivo; quais serão as atribuições de cada colaborador; quais incentivos a empresa pode oferecer para sua equipe e como capacitá-los para que eles, de fato, entendam o propósito do negócio.

Além disso, é interessante entender qual o perfil do profissional. Será que sua empresa precisa de profissionais rápidos, que tenham determinados tipos de conhecimentos? Definir todas essas questões possibilitará uma seleção muito mais eficiente.

Após detalhar os cargos, atribuições, perfil profissionais, valor da remuneração e benefícios, o empreendedor poderá divulgar a vaga em diversos meios, como redes sociais, jornais, sites de emprego etc.

Por fim, é interessante avaliar muito bem cada currículo, promover uma conversa aberta com cada profissional selecionado. Lembrando que, muitas vezes, é interessante desenvolver teste para verificar o conhecimento técnico do profissional.

Desenvolva equipes de alta performance

O sonho de qualquer empreendedor é contar com uma equipe que realmente promova um trabalho de qualidade. Só que conquistar essa equipe exige dedicação. Há diversos fatores que devem ser levados em consideração.

O primeiro deles é entender se cada profissional está realmente feliz em seu cargo e se tem as habilidades necessárias para exercer suas atividades.

Em seguida, é interessante verificar se a equipe está sendo remunerada com um valor adequado para o mercado. Também é fundamental que o ambiente de trabalho seja saudável e proporcione tranquilidade para todos.

Outras estratégias que permitem desenvolver uma equipe de alta performance são: desenvolvimento de uma liderança horizontal e que oriente os colaboradores para que eles possam gerar bons resultados; promoção de feedback de qualidade e que ajude o colaborador; desenvolvimento de capacitação e treinamento.

Como pode ser observado ao longo do artigo, desenvolver uma gestão de pessoas eficiente pode ser muito simples. Basta que o empreendedor veja cada colaborador como um parceiro. Curtiu compreender sobre o assunto? Acreditamos que você também vá se interessar pelo nosso artigo sobre desenvolvimento de equipe de alta performance. Leia nosso conteúdo! 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!