Guia definitivo para formar uma equipe de alta performance

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A equipe de alta performance consegue desenvolver qualquer projeto atingindo todas as metas definidas pela empresa, mas você sabe como formar uma?

Não é algo complicado, mas é essencial um conhecimento maior de gestão. A verdade é que a formação de equipe de alta performance (EAP) exige decisões estratégicas e para isso, não há dúvida, é fundamental uma boa dose de conhecimento.

Pensando nisso, decidimos produzir um guia completo para os nossos leitores. Por aqui, vamos abordar conteúdos essenciais para formar uma boa equipe. Por exemplo:

  • O que é uma equipe de alta performance,
  • as habilidades necessárias,
  • características do grupo,
  • vantagens de formar a equipe,
  • como criar uma.

Achou o conteúdo interessante? Continue lendo as linhas abaixo!

Entenda o que é uma equipe de alta performance

O sonho de qualquer empresa é conquistar uma equipe que tenha habilidades e atitudes que permitam desenvolver projetos batendo todas as metas estipuladas. Basicamente, esta é uma equipe de alta performance.

Ela é reconhecida por ter membros que tomam decisões corretas, comunicam-se bem e administram conflitos de forma independente e com confiança. Além disso, os membros sabem suas forças, fraquezas e conseguem administrá-las para promover um bom desempenho.

Os autores Katzenbach e Smith, no livro “Equipes de Alta Performance, explicam que a equipe de alta performance “é um grupo que satisfaz todas as condições da equipe real e possui participantes que estão também profundamente comprometidos com o crescimento e sucesso uns dos outros”.

Habilidades encontradas em um time de alta performance

Quando pensamos em equipes de alta performance há habilidades que podem ser encontradas e que podem ser essenciais para o dia a dia no trabalho. Essas habilidades são indispensáveis para que o time consiga realmente atuar com qualidade e conquistar bons resultados. Algumas delas são:

Empatia e respeito

A união do grupo permite que cada membro possa atuar com tranquilidade e desenvolva o seu melhor desempenho. Isso é possível por meio da empatia e respeito.

O time deve ter como premissa que as diferenças devem ser respeitadas e que a empatia com o outro é essencial. Todos devem entender que ninguém é melhor que ninguém e que precisam um dos outros para conseguir atingir as metas e objetivos estipulados.

Comunicação

A base de um time de alta performance é a comunicação. Os integrantes precisam ter espaço para se expressar. Claro que sempre levando em consideração o respeito e a empatia. Uma boa comunicação permite que problemas possam ser resolvidos com simplicidade e que o trabalho possa ser feito com muito mais agilidade e eficiência.

Autoconhecimento

Os integrantes de um bom time têm autoconhecimento suficiente para saber quais são os pontos fortes e fracos. Este conhecimento permite que cada um tenha maturidade para resolver seus problemas pessoais sem levar isso para o trabalho.  

Conhecimento compartilhado

A maturidade permite que os integrantes saibam que reter conhecimento não é algo interessante, pois quando o conhecimento é compartilhado todos ganham.

Afinal, quanto melhor cada integrante atuar, melhor o grupo conseguirá desenvolver o trabalho. Sendo assim, os times de alta performance têm como premissa que compartilhar conhecimento é essencial e que não há rivalidade.

Confiança

Todos os integrantes da equipe são essenciais, pois cada um tem o seu papel e impacta no trabalho do outro. Em equipe de alta performance, isso é bem claro. Desta forma, cada um faz o seu melhor e isso desperta confiança no grupo todo. Já que eles sabem que podem contar um com o outro.

Características da equipe com bom desempenho

Além das habilidades individuais, há também características que são coletivas e que são muito importantes para um time com bom desempenho. Elas expressam como é a atuação coletiva do time, ou seja, como eles atuam juntos para atingir as metas. Veja algumas delas:

Visão sistêmica dos processos

Nenhum processo passa despercebido pelo time. Inclusive, os processos são analisados sistematicamente para que haja com compreensão maior e também para que não ocorra erros durante a execução. Além disso, o time revisa tudo para realizar alterações ou adaptações necessárias para o sucesso.

Motivação

Por contar com uma boa liderança, a equipe consegue se manter motivada constantemente. Eles também têm claro quais são as missões, visões e valores do negócio e isso é muito importante já que impacta de produtividade dos membros.

Capacidade de análise e recriar

O time de sucesso não tem medo de analisar o que precisa ser analisado e recriar o que é necessário. Ele entende que adaptar e recriar faz parte da jornada para o sucesso.

Flexibilidade

Outra característica é que o time tem flexibilidade para ouvir outras opiniões, mudar, respeitar o outro. Enfim, há um entendimento de que ser flexível é essencial para melhorar o desempenho e também a convivência.  

Simplificação

No cotidiano há o entendimento de que tudo pode ser feito com muito mais simplicidade. Por isso, todos os processos são revisados para compreender se é possível ou não desenvolver com mais facilidade e agilidade.

As vantagens de ter uma equipe com alto desempenho

Após ler as habilidades e características, pode ser que você tenha pensando quais são as vantagens de um time de bom desempenho. Afinal, a tarefa de desenvolver uma pode parecer algo complicada.

Sendo assim, é comum querer entender se, de fato, vale a pena investir tempo nisso. Fique tranquilo, pois abaixo já selecionamos todas as vantagens.

Maior produtividade

Uma equipe unida e com as habilidades mencionadas acima consegue bater as metas e alcançar os objetivos. Isso é possível, pois os integrantes estarão mais motivados, unidos e, como consequência, muito mais produtivos.

Alcance das metas

Como é de se esperar, a produtividade tem um impacto muito positivo no alcance das metas. Um estudo da Universidade de Warwick, do Reino Unidos, constatou, por exemplo, que funcionários felizes são 12% mais produtivos e conseguem aumentar as vendas em 37%.

Aumento da competitividade

Quando os colaboradores atuam com motivação e produtividade, há uma melhora considerável no desempenho da empresa. O resultado disso é que a marca consegue crescer no mercado e se tornar muito mais competitiva.

Redução da taxa de rotatividade

Por fim, outra vantagem de formar time de alta performance é que há uma redução da taxa de rotatividade.

Colaboradores satisfeitos, motivados e produtivos tendem a se sentirem valorizados e, geralmente, não querem sair da empresa. Com isso, há uma redução da taxa de rotatividade e, como consequência, redução nos custos de novas contratações.

Criando um time de alta performance

Agora que já falamos sobre as vantagens do time de alta performance, chegou o momento de explicar como, afinal, é possível desenvolver uma, certo?

Saiba que o processo não é tão simples e, muitas vezes, pode exigir uma mudança na cultura organizacional para que os colaboradores entendam o propósito da empresa, se sintam valorizados e consigam atuar com excelência. Dito isso, vamos ao que interessa.

Escolha bons profissionais

Um dos passos fundamentais é conseguir recrutar profissionais que realmente tenham perfil para a vaga e também para atuar conforme as diretrizes da empresa.

Não adianta contratar um profissional simplesmente porque ele foi simpático na entrevista se o perfil dele não está de acordo com a vaga.

Por isso, faça uma entrevista que realmente consiga selecionar profissionais qualificados e que vão se habituar ao ambiente de trabalho.

Capacite sua equipe

Supondo que você não precisa contratar novos profissionais, pois a equipe já está completa. No entanto, você sente que eles não estão atuando com alto desempenho, ok?

Neste caso, é essencial promover capacitação para os colaboradores. Invista em cursos, workshop, feedback e orientação para que eles possam se desenvolver e atingir o melhor de suas capacidades.

Invista em uma boa liderança

Seja mais do que um chefe, invista em uma liderança que inspire. A figura do chefe, ou seja, que manda, é opressivo, não escuta seus funcionários, é algo que já não faz mais sentido e não gera resultado. O ideal é que o líder seja uma pessoa que gera confiança, que orienta a equipe, é empático e consegue motivar todos.

Defina metas

Os colaboradores precisam saber quais são as metas e objetivos da empresa. Somente assim eles conseguiram atuar em sintonia com as demandas da empresa e alcançar os resultados esperados.

Valorize os colaboradores

Seja por meio de uma cultura organizacional inovadora, seja por benefícios trabalhistas extras ou por campanhas de incentivo, é essencial que a empresa consiga valorizar os colaboradores. Com isso, eles entenderão que, realmente, há vantagens em atuar com alta performance.

Tenha uma comunicação objetiva

A comunicação clara e objetiva é fundamental para que não haja ruídos que gerem conflitos. Por isso, a recomendação é investir em feedbacks e reuniões que sejam produtivos e apresente informações importantes sobre a trabalho e sobre a empresa.

Para finalizar, é essencial que a equipe de alta performance conte com uma liderança realmente eficiente. O líder será quem orientará e ajudará a equipe a alcançar os resultados necessários. Não sabe como liderar um time eficiente? Leia nosso “Guia definitivo para desenvolver uma boa liderança”.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário