Skip to content

6 benefícios trabalhistas que você pode oferecer aos seus colaboradores

O que você verá neste artigo:

Oferecer benefícios trabalhistas é uma excelente escolha para empresas que querem reduzir a rotatividade dos colaboradores e melhorar o desempenho da equipe. Entenda!

Ir além do salário é uma estratégia que muitas empresas utilizam para conseguir reter talentos e também aumentar a produtividade da equipe. A estratégia não parte somente da percepção de que isso pode proporcionar ganhos positivos para a equipe, mas também porque um estudo realizado pela Universidade de Warwick, no Reino Unidos, constatou que colaboradores felizes são 12% mais produtivos.

Diante disso, investir em oferecer, por exemplo, benefícios trabalhistas é um caminho interessante para empreendedores que estão com dificuldades em aumentar a produtividade da equipe, reter talentos e valorizar os colaboradores. Ficou interessado em entender como isso pode ser feito?

Conheça alguns benefícios trabalhistas que podem ser ofertados pelas empresas

Todos os colaboradores contratados a partir da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) contam com proteção legal, como seguro desemprego, auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, vale transporte, férias e 13º salário.

No entanto, há outros benefícios, que não são garantidos pela lei, e que podem ser ofertados aos funcionários visando sua valorização. Você, empreendedor, pode pensar na possibilidade de oferecer, por exemplo:

1. Plano de saúde e odontológico

Ainda que tenhamos um Sistema Único de Saúde (SUS) que é 100% gratuito, as limitações impostas para os usuários fazem com que muitos trabalhadores tenham interesse em ter um plano de saúde. Pensando nisso, as empresas podem oferecer um plano para sua equipe. Outro diferencial seria um plano odontológico.

2. Auxílio educação                    

Este benefício oferece vantagens tanto para o colaborador, que irá de capacitar, quanto a empresa, que terá colaboradores muito mais atualizados e capacitados. Basicamente, o auxílio educação é quando a empresa decide arcar com o custo total ou parcial dos cursos realizados por seus funcionários.

3. Auxílio creche

Há muitas colaboradoras que têm filhos e não tem com quem deixar seus filhos para trabalhar. Diante disso, pensando em ajudá-las, a empresa pode oferecer um auxílio creche. Certamente, isso será essencial para o desenvolvimento delas no trabalho.

4. Horário flexível

Muitas empresas, por exemplo, o Google, criaram uma cultura organizacional que oferece horário flexível por entenderem que há cargos que não precisam de horários de trabalhos rígidos, pois suas demandas podem ser definidas por produtividade. Este benefício é algo muito valorizado pelo trabalho, mas oferece mais flexibilidade.  

5. Vale cultura         

O benefício é um programa oferecido pela Caixa Econômica Federal e consiste em um cartão com um valor de R$50 para que o trabalhador tenha acesso aos programas culturais brasileiros.

6. Vale alimentação ou refeição

Amplamente utilizado pelas empresas, o vale alimentação ou refeição é um ótimo benefício para os colaboradores. Isso porque permite que eles possam economizar, consideravelmente, com as refeições realizadas durante o expediente.

Para finalizar, é importante mencionar que há outros fatores, além dos benefícios trabalhistas, que podem proporcionar bons resultados. Curtiu o conteúdo? Assine nossa newsletter e receba outros conteúdos exclusivos sobre o assunto. 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!