Entenda a Contabilidade Trabalhista, em especial com as novas regras da CLT

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Saiba tudo sobre a Contabilidade Trabalhista e como as mudanças da CLT influenciaram nas rotinas contábeis de administrativas das empresas

A nova Legislação Trabalhista trouxe significativas mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). As novas regras trouxeram algumas preocupações para as empresas, que precisam ter mais cuidado no trato cotidiano de assuntos trabalhistas.

Para manter as obrigações em dia e garantir os direitos trabalhistas, surge o contador trabalhista. Esse profissional garante a ordem nas principais rotinas contábeis e administrativas da empresa, tendo como sua principal diretriz a legislação trabalhista brasileira.

Mas você sabe o que é a contabilidade trabalhista e o que ela pode fazer pela sua empresa? Quais as principais obrigações tributárias e trabalhistas? Nessa matéria vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre o tema e também como

O que é Contabilidade Trabalhista

A contabilidade trabalhista é responsável por cuidar do relacionamento entre empregado e empregador. Ou seja, ela garante que todos os direitos dos colaboradores sejam respeitados, e seus deveres sejam cumpridos.

Isso envolve detalhes como pagamento de salário, férias, folha de pagamento, multas rescisórias, entre outras obrigações trabalhistas. Logo, toda empresa que possui funcionários deve se preocupar com essa questão.

Além disso, o contador trabalhista também cuida do cumprimento das normas de segurança no trabalho, controle de ponto e todos os benefícios específicos da categoria do empregado.

Vantagens da Contabilidade Trabalhista nas empresas

Contar com um profissional ou uma empresa especializada em contabilidade trabalhistas possui diversas vantagens para as empresas. A primeira delas é que você poderá estar em situação regular com a Lei, e também terá mais tempo para cuidar dos processos de gestão do seu negócio. Mas além disso, você também tem outros benefícios, como:

Controle de informações – O profissional especializado em contabilidade trabalhista deve monitorar todas as informações sobre férias, horas de descanso, horários de trabalho, etc. Quanto mais funcionários, mais difícil de acompanhar e controlar essas informações com rigidez. Por isso, um serviço especializado auxilia o empreendedor e até mesmo o setor de RH nos cálculos e observação dessas informações.

Cálculos e tomada de decisões  – Como dissemos, são muitos os cálculos necessários para o funcionamento da empresa. Além das obrigações, o contador trabalhista também auxilia na tomada de decisões, como maneiras de economia da empresa e setores que precisam ter redução de custos, até mesmo funcionários que podem ser enviados para casa.

Redução de riscos – Não fazer os cálculos e pagamentos de forma correta pode acarretar em uma série de multas e prejuízos para sua empresa. Por isso, o cálculo trabalhista facilita os processos empregatícios e evita que você tenha dores de cabeça com processos trabalhistas.

O que mudou com a nova Reforma Trabalhista?

A Reforma Trabalhista que entrou em vigor em novembro de 2017 apresentou regras diferentes que impactam não apenas na vida do trabalhador, mas também a do empresário e do seu contador.

Algumas dessas mudanças foram feitas com o intuito de modernizar e atualizar as condições de trabalho no mercado. Os principais pontos alterados na CLT foram:

  • Intervalo de almoço de, no mínimo, 30 minutos;
  • Rescisão de contrato através de acordo
  • Não obrigatoriedade da contribuição sindical;
  • Parcelamento das férias, podendo ser divididas em 3 períodos;
  • Formalização do home office e profissional liberal;
  • Permissão de registro do banco de horas mediante acordo individual;
  • Possibilidade de contratar qualquer atividade da empresa de forma terceirizada;
  • Entre outros tópicos.

Por conta de todas essas mudanças, muitas empresas começaram a perceber a necessidade de ter uma consultoria especializada em contabilidade trabalhista. Isso porque, além de entender o que é a contabilidade trabalhista e como ela funciona, o profissional também deve ficar atento às mudanças na Lei.

Como a tecnologia pode auxiliar a Contabilidade Trabalhista?

O trabalho do contador trabalhista não precisa ser nenhuma dor de cabeça nas empresas. Já se foi o tempo dos livros e escrituras guardados em arquivos enormes, que só serviam para guardar pó.

Hoje em dia, as novas tecnologias podem auxiliá-lo na realização das atividades e processos no dia a dia do seu negócio. Confira algumas dicas para facilitar a sua contabilidade trabalhista por meio da tecnologia:

1. Invista em programas contábeis

Automatizar processos é a melhor coisa que uma empresa pode fazer por ela mesma. Isso reduz a quantidade de esforços para execução de tarefas simples, diminui as chances de falha, aumenta a produtividade e padroniza as ações.

Existem diversos programas, como o ContaAzul, que podem auxiliar na execução da contabilidade trabalhista, para que as empresas possam executar e planejar suas atividades com muito mais eficiência.

2. Utilize aplicativos

Além dos softwares de computador e notebook, também é possível utilizar aplicativos de smartphone. Existem vários apps que facilitam o trabalho e tarefas diárias do empreendedor, inclusive para contabilidade trabalhista.

É possível usar os programas para emissão de boletos, registro e compartilhamento de informações, cálculos de pagamento, gestão de dados e muito mais!

Alguns dos principais programas que você pode apostar são o Tiny, Cefis e o Guia Bolso. Todos eles serão muito úteis na gestão da contabilidade da sua empresa.

3. Aposte na armazenagem em nuvem

A gestão de informação é muito importante na área contábil. Esses dados eram armazenados em grandes arquivos e livros antigamente. Porém, com a ascensão digital, isso passou a ser feito em discos rígidos.

Isso tornou o acesso a dados contábeis muito mais fácil, porém ainda sujeitou os arquivos a danos e contaminação por vírus. Por isso, foi desenvolvida a armazenagem em nuvem, que facilita a vida de qualquer contador!

Esse tipo de armazenagem salva as informações em servidores online, que possuem sistemas de segurança complexos. Assim, você consegue manter os dados de qualquer lugar com internet.


É extremamente importante que todas as obrigações trabalhistas sejam seguidas, seja qual for a exigência legal. Se as normas não forem cumpridas, o empregador pode correr altos riscos e ter prejuízos inimagináveis.

As leis trabalhistas são rigorosas, e são inúmeras ações judiciais de empregados cobrando direitos dos seus antigos empregadores que correm todos os dias.

Por isso, para garantir que tudo aconteça de forma honesta, a melhor opção é contratar uma empresa de contabilidade especializada nesse setor.

Ficou com alguma dúvida com relação a contabilidade trabalhista? Tem alguma dica para os empreendedores? Comente abaixo e não se esqueça de acompanhar os conteúdos do Abertura Simples para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo dos negócios e da contabilidade.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário