fbpx

Os 5 maiores erros contábeis realizados pelas PMEs

 em Contabilidade

Entenda os principais erros contábeis e como você pode evitá-los em sua PME
Assim como qualquer empresa, as pequenas e médias empresas, também conhecidas como PMEs, possuem rotinas e procedimentos próprios que merecem a atenção de seus gestores. Uma das principais áreas que merecem cuidado é a contabilidade, que nada mais é do que o controle e organização da vida financeira da empresa.
Entenda quais os principais erros contábeis cometidos pelas PMEs e aprenda a contornar estes problemas sem ter maiores dores de cabeça.

Principais erros contábeis cometidos pelas PMEs e como evitá-los:

Falta de controle patrimonial

A desorganização patrimonial talvez seja um dos principais erros cometidos pelas empresas de pequeno e médio porte. Do ponto de vista contábil, o ativo da empresa deve estar claramente organizado e categorizado conforme a sua natureza, a fim de evitar erros na conciliação contábil-fiscal e impactar no recolhimento dos respectivos impostos.
Outro ponto importante é manter uma distinção clara do patrimônio da empresa para que este não se misture com o patrimônio do sócio – confusão muito comum nas pequenas e médias empresas. Manter um controle efetivo nesse aspecto pode evitar muitos problemas no futuro!

Desatenção aos princípios contábeis

Toda rotina contábil conta com regras e procedimentos específicos, todos norteados pelos princípios contábeis como o princípio da prudência, da competência, oportunidade, entidade, continuidade e registro pelo valor original.
O profissional responsável pelo departamento contábil deve sempre ser diligente quanto a estes princípios, tomando cuidado para que as suas atividades – e também as atividades de sua equipe – estejam de acordo com os procedimentos adequados da prática contábil.

Ausência de sistema contábil confiável

Já faz algum tempo em que as empresas começaram a automatizar seus processos a fim de otimizar o serviço de seus funcionários e gerenciar informações importantes de forma mais confiável e efetiva. Atualmente é difícil encontrar uma empresa que faça sua contabilidade manualmente, mas ainda há aquelas que utilizam sistemas antigos e desatualizados.
Adotar um sistema bem parametrizado e em constante atualização com as mudanças na legislação e nas normas contábeis é um aspecto primordial para evitar erros corriqueiros que podem comprometer a estrutura do negócio. Portanto, opte por um sistema de gestão atualizado, que ofereça boas alternativas quanto a emissão de relatórios gerenciais, controle de prazos para entrega de obrigações acessórias, dentre outras tarefas que otimizem a rotina da contabilidade.

Ausência de controle contábil e fiscal

A manutenção dos livros e controles da empresa é o ponto de partida para uma boa gestão contábil. Este aspecto pode parecer algo simples, mas qualquer descuido pode ser motivo para erros contábeis mais graves como atrasos no pagamento de impostos, falta de escrituração de notas fiscais, atraso na entrega das obrigações acessórias. Tudo isso é motivo para questionamentos por parte das autoridades fiscais, portanto, fique atento!

Falta de equipe especializada

Um dos principais erros contábeis cometidos pelas pequenas e médias empresas é subestimar a necessidade de contratar uma equipe especializada para lidar com as questões que envolvem a gestão da empresa, principalmente na área contábil e fiscal.
A falta de escrituração de documentos obrigatórios, ausência de controle das notas fiscais recebidas e emitidas, desencontro dos registros eletrônicos com os bens existentes em estoque, bem como erros no recolhimento de impostos, são apenas alguns exemplos rotineiros do que pode ocorrer na falta de um profissional qualificado para lidar com esta parte.
A melhor maneira de manter a contabilidade organizada em uma pequena ou média empresa é contar com uma boa assistência contábil formada por profissionais especializados e capacitados para lidar com os desafios apresentados no dia a dia, a fim de evitar que erros como os aqui descritos atrapalhem o andamento de seu negócio. 
Já passou por alguma situação desagradável em sua empresa decorrente de erros contábeis? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários e ajude a melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Foto de um rapaz sentado em uma mesa com uma calculadora em mãos, representando como escolher um contador