5 informações da sua empresa para manter a contabilidade saudável

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manter uma área de contabilidade saudável na empresa é muito importante para os resultados organizacionais. Os erros contábeis, por sua vez, podem fazer com que a empresa sofra desnecessariamente e até mesmo chegue a fechar as portas. Um dos erros mais comuns é o de não manter esta área informada das coisas certas, impedindo que o trabalho contábil possa ser realizado de maneira efetiva.

Confira cinco informações da sua empresa que não podem ser deixadas de lado se você busca uma contabilidade saudável!

Extrato bancário, despesas e recebimentos

O extrato bancário é uma das coisas maios importantes sobre as quais sua contabilidade precisa ser mantida informada, já que esse documento é responsável por fornecer balancetes e também por garantir um cumprimento adequado às obrigações fiscais.

No extrato bancário normalmente está inclusa boa parte dos pagamentos realizados, como despesas fixas e variáveis e também os recebimentos da empresa. Ainda assim, é importante manter a contabilidade informada de todos os recebimentos e pagamentos “avulsos”, por mais ou menos importante que pareçam.

Notas fiscais emitidas e recebidas

Outra coisa que deve ser informada com constância à contabilidade diz respeito às notas fiscais emitidas e recebidas. Uma boa gestão dessas notas fiscais evita problemas contábeis muito comuns e que podem fazer com que surjam muitas dores de cabeça com a fiscalização em geral.

O informe sobre as notas fiscais emitidas, inclusive, é muito importante para que seja feita a apuração dos tributos devidos relativos à venda de produtos ou contratação de serviços. Sem esses informes, a contabilidade da empresa não estará completamente correta, levando a problemas.

Folha de pagamento

A folha de pagamento precisa ser informada para a contabilidade para que seja possível manter controle sobre quais são os impostos devidos, especialmente relativos à contribuição patronal.
Manter a contabilidade informada sobre a folha de pagamento é importante para evitar possíveis problemas com a justiça trabalhista, como o não-pagamento de benefícios devidos, por exemplo. Com a contabilidade ciente da folha de pagamento isso tende a não a acontecer, trazendo mais segurança para a empresa.

A situação dos funcionários também é de interesse da contabilidade

Falando sobre os funcionários também é importante manter a contabilidade informada sobre a situação dos funcionários. Embora isso esteja diretamente relacionado à folha de pagamento, é sempre benéfico informar quando um funcionário entra de férias, de licença ou é contratado.

Quanto à demissão de funcionários é ainda mais importante deixar que a contabilidade fique informada de maneira quase que imediata, já que existem algumas obrigações sindicais que devem ser cumpridas logo após a demissão, o que nem sempre coincide com o envio da folha de pagamento.

Objetivos organizacionais

Olhando para um lado mais estratégico, um diferencial é manter a sua contabilidade informada sobre quais são os objetivos para o seu negócio. Por que isso é necessário? É bem simples: se um dos objetivos da sua empresa é crescer, então será necessário realizar mais investimentos e, portanto, otimizar os custos e realizar pagamentos para obter as melhorias.

Dessa forma, a contabilidade pode ser informada sobre os objetivos organizacionais para que seja criada uma sinergia em que todos os setores da empresa trabalham para o mesmo objetivo.

O resultado é uma vantagem competitiva, já que muitas empresas não aproveitam o potencial da contabilidade para uma atuação estratégica.

A área contábil da sua empresa precisa ser informada constantemente sobre coisas como o extrato bancário, contas pagas e recebidas, notas fiscais, folha de pagamento e situações dos funcionários. Indo além, você também pode informar sobre os objetivos organizacionais para resultados ainda melhores.


Sobre quais coisas você mantém sua contabilidade saudável? Não deixe de comentar e participar.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário