Entenda quais são os motivos da alta rotatividade de funcionários nas empresas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Os funcionários não conseguem muito tempo na sua empresa? Caso não, você precisa conhecer quais são os motivos da alta rotatividade de funcionários

Os funcionários simplesmente não passam muito tempo na empresa. Você está lidando com alto custo com contratação e, além disso, também está sentindo que a equipe está pouco produtiva.

De fato, a alta rotatividade é um problema sério que muitas empresas enfrentam. Muitas acabam deixando isso de lado. Só que chega um momento que elevado custo para contratação de novos funcionários e a queda no rendimento da equipe acabam sendo impactos muito negativos para o negócio.

Justamente neste momento é que muitos empreendedores ou gestores começam a pensar que suas empresas estão falhando em algum ponto por não conseguirem reter talentos.  A autoanálise é realmente muito importante, pois certamente a empresa pode estar fazendo algo, mesmo sem saber, que está dessagrando a equipe.

Pensando em ajudar os empreendedores que estão passando por este momento, decidimos listar quais são os motivos da alta rotatividade de funcionários. Ficou interessado em saber quais são eles? Leia abaixo e reflita a posição da sua empresa para com os funcionários.  

Ambiente hostil

Intrigas, falta de respeito com o outro, pressão e regras muito rígidas. Tudo isso faz com que o ambiente se torne hostil e prejudique o desempenho da equipe. Os colaboradores não se sentiram bem e com o tempo isso pode ser um dos motivos para o pedido de demissão.

O recomendado é que os gestores tomem uma atitude para mudar o cenário. Definir algumas regras, por exemplo, respeito, transparência, comunicação assertiva, pode ser um caminho interessante para mudar a cultura organizacional.

Falta de plano de carreira

Quando os colaboradores sentem que não têm chances de crescimento, eles podem acabar desmotivados a desenvolverem o melhor de si mesmos. Isso também pode ser um dos motivos que podem levá-los e pedir demissão e buscar outras oportunidades.

Por isso, é essencial que a empresa desenvolva, junto com o Recursos Humanos (RH), um plano de carreira que seja interessante para os colaboradores e também para a própria empresa.

Má liderança

A liderança é um dos pilares para que a equipe funcione bem. Só que quando ela é opressiva, vertical e desrespeitosa, isso faz com que os colaboradores não confiem em seus orientadores. Com o tempo, o desgaste emocional de ter que lidar com uma figura assim pode também ser um motivo para a demissão.

Para mudar o cenário, é essencial investir em capacitação do pessoal que atua em cargos de chefia. Certamente, com alguns cursos e conversa eles poderão mudar a postura e se tornar líderes que inspiram.

Salário abaixo do mercado

Bons funcionários podem acabar recebendo ofertas de trabalho melhores e indo embora. Sendo assim, é interessante que a empresa consiga oferecer um salário que realmente esteja de acordo com o mercado ou até mesmo, quando possível, acima do esperado. Certamente, a mudança trará bons resultados.

Para finalizar, é interessante mencionar os motivos de alta rotatividade de funcionários destacados neste artigo são apenas alguns exemplos. Caso você não tenha identificado o que esteja acontecendo na sua empresa, é interessante desenvolver uma pesquisa de opinião com a equipe. Afinal, nada melhor do que ouvir os funcionários para entender o que eles pensam e sentem.

Chegou até aqui e ficou interessado em saber mais sobre gestão? Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário