Skip to content

Entenda como realizar a gestão de RH nas pequenas empresas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Você quer saber como realizar a gestão de RH nas pequenas empresas? Então continue lendo para saber mais sobre a sua importância, desafios e algumas dicas!

Apesar de vivermos um momento em que o empreendedorismo é cada vez mais incentivado e mais pessoas estão realizando o sonho de abrir a sua própria empresa, ainda são muitos os desafios de se empreender no Brasil.

Depois de concluída as fases da abertura, com toda as burocracias, impostos, tributo e legislações engessadas que fazem com que se invista muito dinheiro e tempo para iniciar a operação, vem aquele que pode ser um dos maiores desafios: manter a empresa competitiva no mercado, garantindo a satisfação de seus clientes. Embora seja importante possuir uma boa estrutura física, conhecimento, recursos financeiros e operacionais para manter uma operação rodando, nada disso substitui o papel estratégico das pessoas para tornar a missão de fazer sua empresa ter sucesso – o RH.

Os funcionários são um componente essencial de qualquer negócio e, um bom gerenciamento de Recursos Humanos é importante, mesmo para as pequenas empresas. Além disso, em uma economia de serviços, os colaboradores são uma parte essencial para a realização da entrega do seu produto ou serviço. O desempenho, comprometimento e lealdade dos funcionários ao trabalho são fundamentais e podem ser melhoradas quando se tem uma gestão bem elaborada pelo RH.

Por isso, nós do Abertura Simples elaboramos um texto onde abordamos a sua importância, os desafios e algumas dicas para realizar uma boa gestão de RH nas pequenas empresas. Continue lendo para saber mais:

COMO REALIZAR UMA BOA GESTÃO DE RH NAS PEQUENAS EMPRESAS COM SUCESSO!

Qual a importância de realizar uma boa gestão de RH nas pequenas empresas?

O departamento de RH é essencial para que qualquer empresa cresça de forma estruturada e sustentável, uma vez que, a partir do business plan definido pelos empreendedores, o setor de gestão de pessoas pode orientar os colaboradores na busca do resultado esperado. Mas, para que isso funcione de modo satisfatório, os decisores precisam enxergar no RH um verdadeiro aliado, pronto para garantir o suporte necessário na condução do crescimento da companhia.

O erro que muitos empreendedores cometem é pensarem que essa boa gestão não é importante nas pequenas empresas. Ao contrário disso, o RH precisa nascer dentro dela, adaptando-se ao seu modelo e fazendo parte do seu DNA, garantindo que as ações estejam alinhadas às necessidades de cada fase.

Quer saber como você pode otimizar os seus processos com ferramentas que auxiliam a vida dos empreendedores? Confira este nosso e-book exclusivo clicando aqui, com programas e aplicativos que são essenciais para conseguir gerir o seu negócio, de forma rápida e fácil.

Em uma pequena empresa, a proximidade da equipe pode ser um grande diferencial, muitas vezes até competitivo. Uma equipe próxima tende a ficar muito mais forte e comprometida, possibilitando mais interação, motivação e flexibilidade nesse ambiente de trabalho.

Portanto, a boa gestão de RH nas pequenas empresas requer sim, uma atenção especial e deve ter como foco o desenvolvimento de ações em prol do bem comum, administrando a busca pelos resultados benéficos para ambos os lados.

Por que eu devo fazer a gestão de RH nas pequenas empresas?

Você ainda está com a dúvida se deve mesmo realizara gestão de RH nas pequenas empresas? Então confira abaixo 3 benefícios que a implementação deste setor pode fazer em seu negócio:

Seleção de profissionais mais qualificados

Mesmo que a sua empresa seja de pequeno porte, uma hora ou outra você precisará contratar colaboradores, certo? E, selecionar profissionais capacitados e promissores não é uma tarefa fácil.

Mas pense se você tiver a ajuda e o conhecimento do setor do RH, que possuem know-how suficiente para fazer essas seleções de forma muito mais qualificada? Você, com certeza, economizaria muito do seu tempo realizando outras atividades que também demandam a sua atenção.

Análise do desempenho dos profissionais

Tão importante quanto selecionar funcionários capacitados, é avaliar o seu desempenho frente as necessidades da sua empresa. Ao implantar e realizar a gestão de RH nas pequenas empresas, este departamento é capaz de resolver todas as questões de desempenho, percepção e motivação dos seus colaboradores, fornecendo ferramentas e ações para que a sua equipe se una e se fortaleça para atingir tais objetivos.

Criação de plano de carreira

Um plano de carreira é algo almejado por todos os profissionais. Este tipo de plano funciona diretamente como uma política de recursos humanos, mostrando ao funcionário que é possível sua evolução dentro da empresa. Isso gera um maior engajamento, participação, envolvimento e motivação, contribuindo não só para o crescimento pessoal, mas também o profissional.

Imagem de um quebra-cabeça para remeter a boa gestão de RH nas pequenas empresas

Quais são os desafios da gestão de RH nas pequenas empresas?

É claro que, como em qualquer outra empresa, a gestão de RH nas pequenas empresas tem os seus desafios. Existem uma série de limitações que intensificam problemas, principalmente quando estamos lidando com pessoas. Abaixo, apresentaremos as 4 principais questões enfrentadas por este departamento, confira:

Atração e retenção de talentos

As empresas menores já possuem dificuldades naturais na retenção de talentos, pois muitos profissionais não enxergam a possibilidade de crescimento, tal qual acontece em instituições de grande porte. Sendo assim, o trabalho da gestão de RH é importante no quesito motivacional, como já dito anteriormente.

Ambiente empresarial desorganizado

Em pequenas empresas, é muito comum um funcionário acumular diversas funções, o que pode gerar uma intensa desorganização. Por mais que não pareça, isso gera um aumente de custos que nenhum empresário gostaria de ter. Um trabalho desenvolvido sem foco não será bem, o que gera consequências negativas em médio e longo prazo.

Definição do perfil e acerto nas contratações

Uma dificuldade do departamento de RH em pequenas empresas é ser preciso nas contratações. Em muitos casos, não é pela falta de habilidades dos responsáveis, mas porque a empresa não define um perfil de profissional desejado.

Para conseguir administrar estes desafios, é preciso então fazer um mapeamento para identificar os pontos em que a empresa necessita de qualificação e aplicar isso no processo seletivo. Dessa forma será possível definir um perfil e ser mais eficiente na contratação.

Com fazer a gestão de RH nas pequenas empresas?

Defina cargos, papéis e funções

Para aumentar o comprometimento da equipe com os resultados da empresa, é importante que cada um conheça o seu papel e os objetivos das funções que executa. Além disso, tendo este levantamento bem feito e de fácil acesso a todos, fica muito mais fácil selecionar novos profissionais e até dimensionar a equipe necessária em cada setor/atividade da empresa.

Promova a integração de seus funcionários

Integrar a equipe de forma estratégica está além de promover conhecimento mútuo e deve assegurar o conhecimento sobre o negócio e o alinhamento do novo colaborador com a cultura da empresa. Esta é uma etapa essencial no processo do RH que deve ser planejada.

Mapeie as competências de sua equipe

As competências são medidas pela capacidade que o profissional tem de unir seus conhecimentos, habilidades e atitudes de modo a produzir um resultado para a empresa. Desta forma, para que o seu negócio tenha sucesso por meio das pessoas, é preciso identificar suas competências e como cada um pode contribuir para os objetivos da organização.

Pratique e estimule a cultura da comunicação aberta

Em uma empresa onde a comunicação aberta é presente, as pessoas se sentem seguras para dar e receber feedback, dar sugestões de melhoria no processo e contribuir de forma ativa para o desenvolvimento do empreendimento.

Realize reuniões previamente planejadas

As reuniões de comunicação de resultados, alinhamento de expectativas e estabelecimento de estratégias são fundamentais para o bom andamento dos negócios e para uma equipe engajada. Sendo assim, é importante realizá-las estabelecendo e seguindo uma agenda e informando a mesma previamente para que as pessoas possam levar suas contribuições.

Realize as pesquisas de clima organizacional

Esta é uma ferramenta muito utilizada por grandes empresas, mas que pode ser muito eficaz em pequenas empresas. Através da pesquisa de clima, é possível enxergar a empresa pelos olhos dos funcionários e identificar as oportunidades de melhoria que farão toda a diferença na atração de retenção de talentos.

Treinamento e desenvolvimento

Treinamento e desenvolvimento são importantes para uma empresa, mas pequenos negócios podem se surpreender ao constatar que isso é ainda mais essencial para eles, particularmente em termos de treinamentos para funcionários que exercem mais de uma função ou tarefa. A gestão de RH nas pequenas empresas traz vantagens não apenas fornecendo treinamento para colaboradores, mas tendo conhecimento das muitas opções de baixo custo que estão disponíveis.

Reconheça os seus funcionários

Pequenas empresas não têm grandes orçamentos para ações de reconhecimento de funcionários e atividades que forneçam valor e mantenham os empregados engajados e comprometidos com o trabalho. Mas, mesmo ideias simples, como um programa de agradecimento, podem gerar resultados. O importante é desenvolver programas e atividades que atendam a essas necessidades.


E aí, está preparado para realizar a gestão de RH nas pequenas empresas? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário