Saiba como liderar uma equipe de alta performance

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Assim como um grupo de heróis dos quadrinhos, a equipe de alta performance é formada por pessoas com diferentes habilidades, mas com objetivos em comum

Se você é fã do Quarteto Fantástico, história de quadrinhos, deve saber que cada integrante, ou seja, Reed Richards, Ben Grimm, Sue e Johnny Storm são pessoas extremamente diferentes, mas muito unidas. O que liga cada um do grupo é a missão de salvar o mundo e seu líder, que é inteligente e sabe como orientar cada um. Quando pensamos na liderar uma equipe de alta performance, a lógica é a mesma.

Toda equipe é formada por pessoas com características únicas, dons e atitude. Contudo, mesmo sendo diferentes, todas se completam e trabalham com um propósito e visando atingir um objetivo em comum. O líder é aquele que consegue orientar todos de forma empática.

Imaginamos que se você chegou até aqui, é porque sonha em desenvolver liderar uma boa equipe, certo? Bom, então, vamos conversar mais sobre o assunto?

Você sabe identificar uma equipe de alta performance?

União já foi uma característica abordada acima. Então, é hora de apresentarmos outros pontos que definem uma equipe que gera bons resultados. Abaixo vamos explicar mais sobre cada uma.

# Nada de rivalidade

Reed Richards, Ben Grimm, Sue e Johnny Storm, do Quarteto Fantástico, podem ter suas brigas, mas eles entendem que precisam de cada um para conseguir salvar o mundo.

As equipes de alta performance são exatamente assim. Elas sabem que podem discordar, mas que todos precisam uns dos outros e que a rivalidade não é saudável. Afinal, quando unidos eles podem ir muito mais longe.  

# Conversas honestas

O diálogo é um dos pontos marcantes de uma equipe de alta performance. Os integrantes entendem que não pode haver ruído de comunicação, pois isso é prejudicial para o bom andamento do trabalho. Desta forma, realizam reuniões constantemente. Além disso, a equipe é estimulada a se expressar livremente e isso faz toda a diferença do ambiente de trabalho.  

# Respeito por todos, sempre

Um dos princípios das equipes que conquistam bons desempenhos é o respeito por cada integrante. O grupo não tolera qualquer tipo de discriminação e isso faz com que todos os integrantes possam ser o que são, algo fundamental para a criatividade e para a alta performance. O ambiente ainda se torna mais tranquilo e isso impacta no desempenho de todos.

# Liderança horizontal

Entre as equipes que geram ótimos resultados, a liderança horizontal é algo comum. Nesses casos, a figura do chefe, que manda e oprime é substituída pela do líder, que educado, orienta e é admirado.

Afinal, como liderar uma equipe de alta performance?

Após ler sobre a liderança horizontal, você pode estar se questionando sobre como ser um, certo? Talvez você se interesse em saber quais são as características dos bons líderes.

#Uma pessoa empática

Diferente do chefe, que enxerga seus colaboradores como robôs, o líder é uma pessoa empática. Ele sabe que cada colaborador é um ser humano, ou seja, que tem qualidade e defeitos. O líder escuta seus colaboradores, entende suas necessidades e sempre se coloca no lugar do outro.

# Atua com muita transparência

Um bom líder sabe que é necessário ser transparente para que os colaboradores se sintam, de fato, parte um grupo. A união e o pertencimento são fatores decisivos para que o colaborador continue engajado com o seu trabalho. Desta forma, o líder transmite todas as informações decisivas da empresa para os colaboradores.

# Sabe delegar tarefas

Uma das características de um líder bem-sucedido é delegar tarefa. Ele sabe que não pode fazer tudo sozinho e que precisa confiar no outro. É importante destacar, aqui, que um bom líder não delega tarefa para qualquer pessoa. Ele conhece seus colaboradores e sabe em quem realmente pode confiar.

# Admite seus erros

Assumir os erros é uma característica que faz com que os colaboradores respeitem ainda mais um líder. Elas sentem mais empatia, pois entendem que ele está tentando fazer o seu melhor. Contudo, não basta apenas assumir os erros. É essencial que o líder mostre que aprendeu algo com eles e que não irá mais repeti-los, pois isso demonstra inteligência emocional (algo que desperta admiração nas pessoas).

# Incentiva o melhor de cada colaborador

Um bom líder quer que seus colaboradores sigam procurando suas melhores versões. Por isso, ele incentiva que cada um seja melhor. Desta forma, ele irá realizar críticas construtivas e mostrar o melhor caminho para cada um.

Chegou até aqui e acredita que pode liderar uma equipe de alta performance, mas ainda precisa desenvolver algumas características? Nossa recomendação é que você leia nosso artigo com 5 cursos de gestão de pessoas e liderança.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário